terça-feira, 10 de janeiro de 2023

“... aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos...” (1Co 1.2)

 15 de janeiro de 2023

Salmo 40.1-11; Isaías 49.1-7; 1Corintios 1.1-9; João 1.29-42

Texto: 1Corintios 1.1-9

Tema:... aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos...” (1Co 1.2)

 

A primeira carta aos Coríntios é o livro da Bíblia com mais conselhos práticos para a igreja.

A igreja em Corinto foi fruto do trabalho missionário do apostolo Paulo que perdurou 1 ano e seis meses (At 18.11). Logo após sair de Corinto e ir até Éfeso, enviou essa carta aos cristãos daquela cidade. Apesar de ser a primeira carta aos coríntios na Bíblia, não foi a primeira. Temos uma carta perdida de Paulo (1Co 5.9). Essa carta que temos em mão parece ser uma resposta de consultas que os coríntios fizeram ao apostolo Paulo após a sua primeira carta (1Co 7.1).

Problemas da igreja em Corinto chegou para Paulo através de Cloe. Essa irmã foi visitar Paulo em Éfeso e disse o que estava acontecendo em Corinto e o pior é que a igreja estava dividida.

Ler 1Coríntios 1.1-9

Os nove primeiros versículos mostra como Deus vê a igreja. Os versículos 10 - 31 é como o ser humano vê a igreja.

1Co 1.1-3: igreja é povo separado por Deus para Deus.

Igrejaeclesia - chamado para fora. Tirado das trevas e colocado na luz. Tirado do mundo para viver no mundo com os propósitos de Deus. O cristão vive em dois mundos (aqui e agora e espiritual - Ef 2.6).

A igreja não é minha, não é sua, não é nossa. Ela é de Deus (At 20.28). Podemos dizer: a igreja de Deus em Querência do Norte. Por ser de Deus, a igreja, o cristão, é chamada a santidade.

Quem crê em Jesus já é santo. Confessamos no Credo “comunhão dos santos”.

Ser santo é estar em Cristo. Ser santificado é viver em Cristo.

Ao escrever: “... aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos...” (1Co 1.2), parece uma contradição. Afinal, se é santo, porque se é chamado para ser santo?

Quem está em Cristo é santo, é chamado para andar em Cristo. Chegar e estar em Cristo é diferente de permanecer em Cristo. O desejo de Paulo é que as pessoas permaneçam em Cristo, “... aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos...” (1Co 1.2).

A igreja de Cristo é maior que nossa denominação, ela é muito mais que nossa igreja local. Ela é composta por aqueles que invocam o nome do Senhor (1Co 1.2). A igreja é como uma família grande, ou seja, tem pessoas espalhadas por muitos cantos.

O desejo de Paulo é que as pessoas permaneçam em Cristo, por isso destaca que a igreja é um povo enriquecido pela graça de Deus (1Co 1.4-6). Os separados por Deus para Deus são enriquecidos pela graça de Deus.

A palavra enriquecido (plutocracia) é referência a uma pessoa muito rica. Com isso, Paulo escreve que o cristão é uma pessoa rica. Aos Efésios Paulo escreveu: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais, em Cristo” (Ef 1.3). A riqueza dos cristãos está na Palavra, no conhecimento e nos dons espirituais (1Co 1.7; 2Co 8.7). A igreja em Corinto tinha todos os recursos para realizar a obra de Deus. E o que dizer da igreja em ...?

A igreja espera a segunda vinda Cristo (1Co 1.7). A volta de Jesus é que motiva a santidade da igreja – permanecer em Cristo. A igreja não pode perder de vista a segunda volta de Jesus Cristo que virá para julgar os vivos e os mortos. Enquanto aguarda, a igreja vive numa dependência da fidelidade de Deus (1Co 1.8,9).

Os problemas de vida não podem nos tirar das mãos de Deus e nos afastar do seu amor (Rm 8.35-39).

A Igreja têm problemas! Partidarismo, desvios morais, casamentos conturbados, avareza, uso errado dos dons, contendas, ...

Possivelmente alguns desses problemas são nossos. Basta pregar a Palavra de Deus e os problemas logo surgem. A igreja de Corinto a julgar pelos seus problemas nem parecia ser uma igreja cristã, por isso, ter uma igreja em Corinto era um milagre. Assim como é um milagre ter uma igreja aqui. Você é parte desse milagre, você vivencia esse milagre.

Paulo escreve à Igreja de Deus que está em Corinto (1Co 1.2a). Apesar da localização geográfica, a frase escrita por Paulo visa destacar que a igreja é de Deus. A igreja não é de Paulo, nem de Apolo e nem de Cefas, pessoas pelas quais as pessoas estavam divididas. A igreja é de Deusvocê é de Deus – não deixe de permanecer em Jesus por causa dessa ou de outra pessoa e nem permaneça por causa dessa ou outra pessoa.

A Igreja tem problemas por ser formada por pessoas pecadoras. Todavia, é de Deus e só persiste por ser de Deus. Assim como confessamos no Credo: a igreja só é cristã e santa por causa da obra de Jesus Cristo - verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

É preciso observar que conforme a Bíblia não há igreja com uma única pessoa. Essa ideia de ser crente sem a comunhão dos santos é diabólica. O próprio Jesus, cabeça da igreja, afirmou: “onde tiver dois ou três em meu nome, estarei ali junto com eles” (Mt 18.20).

Apesar dos problemas existentes - onde há Palavra e Sacramentos - há uma igreja e por meio da Palavra e dos Sacramentos - Deus age em prol daquela que é sua obra: a igreja. Em Corinto, em meio as muitas dificuldades dentro e fora da igreja, Deus trouxe a graça e pela graça transformou a vida de muitas pessoas. Por esse motivo, Paulo louva a Deus pela graça derramada em Corinto através do evangelho.

Há problemas na igreja? Não se afaste, permaneça em Cristo - você é parte da solução, afinal, você é igreja de Deus. E Deus que te chamou e te fez igreja – te enriquece com sua Palavra e conhecimento da sua graça e amor. Amém.

Edson Ronaldo Tressmann

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

“Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça” (Mt 3.14-15)

 08 de janeiro de 2023

Batismo de Jesus

Salmo 29; Isaías 42.1-9; Romanos 6.1-11; Mateus 3.13-17

Texto: Mt 3.13-17

Tema: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça” (Mt 3.14-15)

 

João Batista está no auge do seu ministério e Jesus sai da Galiléia e vai rumo ao Jordão, para assim como muitos que vão até João Batista para ser batizado. É fato interessante que os 4 evangelistas registram o batismo de Jesus.

João Batista foi enviado da parte de Deus para preparar o caminho do Senhor. E no momento oportuno Jesus inicia seu ministério pelo seu batismo. No batismo, Jesus se identifica com o povo que veio salvar. O batismo de João levava o povo de volta para Deus. Os que vinham para serem batizados precisavam ter plena consciência de seu pecado e precisavam se arrepender e depois do batismo produzir frutos dignos de arrependimento.

Mas, era necessário Jesus ser batizado? Afinal, ele não tinha pecado? João fez essa pergunta pra Jesus e sua resposta foi: “Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça” (Mt 3.14-15).

Entre os quatro evangelistas, somente Mateus registra esse conflito com João Batista.

João Batista sabia que precisava do que Jesus podia dar e não do que ele poderia oferecer a Jesus. Mas, Jesus se diz identificado com o seu povo, a quem veio salvar. Jesus veio para cumprir a demanda da justiça de Deus. Jesus foi batizado porque o pecado do povo estava sobre ele, e para cumprir a justiça, ele recebeu o batismo. Com o batismo Jesus estava aceitando seu destino, pagar pelo pecado do povo.

A voz do céu mostra que o Pai o identifica como sendo seu filho amado, enviado para salvar o povo com o qual ele agora havia se identificado.

Chama atenção é que assim como a Trindade estava presenta na criação, ela estava presente no momento inicial da redenção.

Jesus não precisava do batismo. O ponto é que Jesus é a garantia de que tudo o que Deus promete conceder no batismo, perdão, vida e salvação, ele de fato concede.

Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça” (Mt 3.14-15).

João Batista sabe que Cristo não precisa ser batizado e julga-se indigno de batizar Jesus a ponto de exclamar: “eu é que preciso ser batizado por ti” (Mt 3.14).

Ao que Jesus responde que toda a justiça de Deus precisa ser cumprida, ou seja, Jesus veio salvar o pecador com o qual estava se identificando por ocasião do batismo.

Toda justiça – há nesse batismo uma instituição entre o precursor e o que segue. Por meio dele Jesus iniciou seu grande trabalho. Por meio desse ato, Deus declararia o inicio da obra salvadora de Cristo por meio do seu ministério. Amém.

Edson Ronaldo Tressmann

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

O apóstolo da igreja apostólica!

 Salmo 24; Isaias 7.10-17; Romanos 1.1-7; Mateus 1.18-25

Tema: O apóstolo da igreja apostólica!

 

Você conhece algum apostolo?

Porventura, você conhece a igreja google?

Lucas em Atos dos Apóstolos, concluiu com o relato de que o evangelho chegou a Roma. O médico e pesquisador Lucas termina sua apresentação no livro de Atos mostrando Paulo pregando o evangelho em Roma. Qual evangelho foi pregado em Roma?

Na carta aos Romanos, Paulo expressa que o evangelho de Deus é Jesus Cristo.

Há muitas igrejas, no entanto, não há igreja sem os meios da graça (Batismo, Pregação e Santa Ceia) e não há apóstolo sem evangelho. O título de apóstolo só pode ser ostentado para quem tem como credencial “pregador do evangelho” assim como o apostolo Paulo.

É preciso saber o que é o evangelho de Deus e que esse evangelho é disponibilizado pelos meios da graça. Cuidado para que os falsos profetas não te afastem da igreja pela qual vocês recebem o evangelho de Deus, mediante os meios da graça. Jesus alertou de que nos últimos tempos haveria falsos profetas e que esses causariam a destruição, sendo a destruição o afastamento das pessoas da graça de Jesus.

A carta aos Romanos é um livro sobre Deus - sobre o evangelho de Deus.

Nas primeiras palavras dessa carta, Paulo se apresenta como apostolo. Você conhece algum apostolo?

Apostolo significa “enviado”. O termo, apostolo, pode ser aplicado aos doze discípulos chamados por Jesus para serem suas testemunhas. Num sentido mais lato, refere-se aos missionários do evangelho. Paulo se considera apostolo por anunciar a notícia do evangelho de Deus. Desculpe-me a ousadia, mas, o seu pastor poderia receber o título de apostolo? A congregação a qual você frequenta, pode ser classificada como apostólica? A resposta para as duas questões é: prega ou não prega o evangelho de Deus. O apostolo de Jesus e a igreja apostólica é todo o que se ocupa com a proclamação do evangelho de Deus.

O apostolo não reparte especulações humanas e filosóficas. O apostolo reparte a mensagem do evangelho de Deus.

O apostolo está sempre ocupado em repartir a boa nova do próprio Deus para um mundo perdido que necessita do evangelho salvador e que é disponibilizado por Deus pela pregação, no batismo e na santa ceia.

O evangelho de Deus é Jesus! O evangelho de Deus é uma boa notícia da parte de Deus. Uma notícia tão extraordinária que Deus enviou anjos para proclamá-la naquela primeira noite de natal. Enviou um verme para que Jonas ouvisse a boa nova (Jn 4). Fez uma jumenta falar para abençoar seu povo (Nm 22).

Ao definir que “o evangelho de Deus é Jesus” as portas das Escrituras são escancaradas para o pecador. Jesus é o evangelho de Deus!

A igreja moderna busca ser uma igreja semelhante ao Google – a igreja google - uma igreja que busca dar uma resposta imediata para todo o qualquer assunto. Essa igreja Google surgiu devido um anseio humano por resposta a toda e qualquer situação. Dessa forma, o ministério, exercício mediante o qual Deus oferece e estende sua graça, tornou-se pejorativo. Eu não quero um pastor que não sabe me responder o que eu desejo. Caro irmão em Cristo – o apostolo enviado para sua vida é aquele que anuncia o evangelho de Deus, independente das respostas políticas, sociais, antropológicas e filosóficas que possa te dar, afinal, para viver a vida que é eterna, a única coisa necessária é o evangelho de Deus. Em Jesus está “a razão da nossa esperança” (1Pe 3.15).

Com tristeza constatamos que alguns púlpitos são palanques filosóficos, políticos e ideológicos. O verdadeiro púlpito, da verdadeira igreja apostólica e a voz do apostolo é de onde se ouve o evangelho de Deus.

Eu... servo de Cristo Jesus, ... Deus me chamou e me separou para ser seu apóstolo, a fim de que eu anuncie a boa notícia do evangelho de Deus” (Rm 1.1).

A oração da igreja precisa ser um clamor por servos e apostolos que simplesmente se ocupem em proclamar o evangelho de Deus.

Ao escrever a carta aos Romanos, os cristãos (convertidos do judaísmo e do paganismo) corriam o perigo de se desentenderem em relação ao evangelho de Deus. Para evitar isso, Paulo anuncia o mesmo tema que havia anunciado aos Gálatas - o puro e doce evangelho de Deusa salvação pela fé na obra realizada por Jesus.

O evangelho da igreja e do apostolo não é um evangelho pessoal - é a mensagem do coração de Deus. E pela mensagem do evangelho de Deus, corações pulsam e continuam na obra de Deus – salvar pessoas. Amém!

 

Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Felizes são aqueles que não abandonam a fé em Jesus (Mt 11.6)


Salmo 146; Isaías 35.1-10; Tiago 5.7-11; Mateus 11.2-15

Texto: Mateus 11.2-15

Tema: Felizes são aqueles que não abandonam a fé em Jesus (Mt 11.6)

 

Que decepção!

Você já se decepcionou com algo?

Os discípulos que haviam permanecido com João Batista parecem estar decepcionados, desanimados e cheios de dúvida.

João Batista, já havia apontado para Cristo dizendo que o mesmo era o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Pedro (Simão), João e André, discípulos de João Batista, ao serem convidados por Jesus o seguiram. Outros, permaneceram com João Batista.

A esperança messiânica era que o Messias, o libertador, os alforriasse do domínio do Império Romano. No entanto, não acontecendo isso, voltaram-se a João Batista, preso numa Fortaleza em Maquero, na Pereia, para falar sobre tudo que estava acontecendo e saber quem era Jesus. Mateus narra no v.2: “João Batista estava na cadeia e, quando ouviu falar do que Cristo fazia, mandou que alguns dos seus discípulos fossem perguntar a ele: — O senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?” (Mt 11.2).

Os discípulos de João estavam desapontados, pois, aguardavam o libertador da opressão romana, e parece que nada do que aguardavam se realizaria em Jesus. Tanto que João Batista estava preso. O homem, que estava preso por causa do anúncio da chegada do Reino, e assim, denunciou a corrupção reinante na época, foi preso. E de lá, envia seus discípulos à ouvirem da boca de Jesus sobre quem era.

As adversidades trouxeram dúvidas aos discípulos de João Batista. Talvez alguém pergunte: será que João Batista também não ficou com dúvidas? Não seria falar que sim. Mas, não parece ser o caso aqui. Jeremias (Jr 20.7), Elias e muitos outros tiveram momentos de dúvida.

A dúvida ocorre, quando nos decepcionamos com algo ou alguma coisa. Será que sou amado? Será que estou fazendo a coisa certa?

Os discípulos de João Batista, contaram os grandes feitos de Jesus, mas, relataram que não parecia ser o libertador tão aguardado. E assim, João Batista os encaminha para Jesus. E Jesus ao responder, os reencaminha de volta a João Batista, para que lhes explicasse as palavras do profeta Isaías (Is 35.5-6).

O Messias era real, o problema era a falsa interpretação dos judeus do Messias libertador político. Jesus era o Messias e estava cumprindo o que os profetas haviam anunciado sobre ele.

Em outras palavras, Jesus ressalta para os discípulos de João Batista que nada de estranho estava acontecendo. E por mais amarga que fosse a situação, tudo estava nos planos de Deus.

Quando os discípulos de João Batista saem, e voltam para Maquera, Jesus diz a todos que João Batista era o profeta da transição entre antigo aliança e nova aliança (Mt 11.13; Lc 16.16). Moisés, os profetas e João Batista falaram da chegada do reino e nEle, Jesus, o reino havia chegado.

A dúvida dos discípulos de João Batista e de muitos outros era natural. Houve um período de silêncio de Deus, desde o último profeta (Malaquias). E agora, quando as expectativas messiânicas parecem estar se cumprindo, as pessoas não compreendem que tipo de Messias, Deus havia lhes enviado. E Jesus responde que é preciso dar atenção ao que disse, Moisés, os profetas e o próprio João Batista.

Querido amigo e amiga.

É tempo de advento. É tempo de preparação.

Enquanto esperamos a vinda de Jesus Cristo, muitas são as decepções. Nos decepcionamos com irmãos da igreja, com pregadores, com a demora de Deus em nos socorrer. Parece que Deus não ouve e não atende as nossas orações. Tudo isso, gera um estado de stress espiritual que nos leva a também querer saber: e daí, Jesus é Jesus, ou temos que buscar outro?

Jesus responde dizendo: “Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam” (Mt 11.15), e diz também: “...felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim” (Mt 11.6).

Em outras palavras, Jesus nos exorta a permanecermos firmes nas palavras das Escrituras Sagradas que apontam para ele (Mt 11.14).

Querido irmão e irmã em Jesus. É preciso destacar que os discípulos de João Batista, estavam com dúvida por causa de um mal entendido. Achavam que o Messias enviado por Deus era libertador político, mas, ao serem enviados à Cristo, ouvem da sua boca que o Messias enviado da parte de Deus é aquele que veio libertar o pecador dos seus piores inimigos: pecado, morte eterna e satanás.

Dessa forma, lembro lhes que ao dizer: “...felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim” (Mt 11.6), Jesus quer nos alertar a não cair no pecado de afastar-se dele devido algum mal-entendido. Por isso, “Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam” (Mt 11.15).

O apostolo Paulo juntamente com Barnabé, anunciando o evangelho em Listra, Icônio e Antioquia da Pisidia ensinava que “era preciso passar por muitos sofrimentos para poder entrar no Reino de Deus” (At 14.22). Mas, nos dias em que vivemos parece que não é permitido sofrer. As pessoas buscam respostas para seus sofrimentos, tribulações, inquietações e muitas vezes encontram as supostas respostas onde Deus as proibiu de buscar e assim se afastam da fé verdadeira em Jesus.

Querido irmão e irmã em Jesus. Esse episódio narrado pelo evangelista Mateus quer nos ensinar a cuidar, vigiar, estar atento no ouvir. O Reino de Deus já veio em Jesus e em breve Jesus virá para buscar os seus para adentrar no Reino Celestial. Que nenhum mal-entendido nos conduza ao caminho da infelicidade eterna. Há muita pregação que supostamente me mostram caminhos de felicidade e sucesso, mas, só estão levando ao mal-entendido de uma vida sem Cristo. E sem Cristo, pode até haver felicidade e sucesso nesse mundo, mas, como Jesus disse: “...felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim” (Mt 11.6), por mais amarga que seja a situação. Em Cristo, mesmo que haja decepção nesse mundo, não haverá eternamente. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

terça-feira, 29 de novembro de 2022

“tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar”

 Salmo 72.1-7; Isaías 11.1-10; Romanos 15.4-13; Mateus 3.1-12

Texto: Romanos 15.4

Tema: tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar

 

Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão” (Rm 15.4)

 

Uma simples frase, mas com uma implicação profunda: “tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar

A Bíblia não é ultrapassada, nem moderna. Ela é o jornal de hoje, é o whatsapp recém enviado. Fatos ocorridos a seis mil anos atrás (criação) tem muito a nos ensinar. Cada linha da Palavra de Deus nos instrui.

A palavrinha tudo é uma referencia a inspiração das Escrituras. Tudo o que o Espírito Santo escreveu por meio de homens é para nossa instrução. O problema é não mais querer ser instruído pelas Escrituras. Para muitos a Bíblia não é um livro de Deus e não possui autoridade suprema. Aliás, a Reforma Luterana foi concebida no princípio de que a Escritura é a única regra de fé e norma. Infelizmente muitos, inclusive cristãos, têm a tradição acima das Escrituras.

A tentação do diabo no jardim do Éden continua sendo a tentação nossa de cada dia: “Foi assim que Deus disse:...” (Gn 3.1). A semente da dúvida continua causando estragos. Aí da Palavra de Deus falar algo pra mim. Muitas pessoas já ficaram chateadas por sermões que fiz aqui. O resultado foi o afastamento da congregação e das atividades e encontros promovidos pela comunidade. A Palavra de Deus que “...é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;” (2Tm 3.16) parece ser apenas útil para ensinar os outros, aí da Bíblia se ela me repreender ou corrigir.

Já comentei com vocês que se um médico errar na cirurgia, a pessoa perde a vida. Se um engenheiro errar na medida dos materiais, o investidor perderá dinheiro e caso a construção caia, pessoas podem perder a vida. Se porventura o pastor errar no ensino da Palavra de Deus, pessoas podem perder a eternidade com Deus e do pastor será cobrado o sangue dessa pessoa (responsabilidade no ensino). E se caso, você deixar-se levar pela semente da dúvida do diabo e deixar de considerar as palavras da Escritura Sagrada, corre o risco de perder a eternidade com Deus (responsabilidade pessoal). Recorde que Deus só tem um jeito para agir – Deus age pela Palavra - no Batismo e na Pregação. Pela Palavra Deus dá e mantém a fé! Santificar o dia do descanso é prestar atenção na Palavra de Deus, dar ouvido ao que Deus nos diz por ela. Não atoa, Deus deseja ouvidos atentos uma vez por semana. Não atoa Jesus ensinou a orar: “seja feita sua vontade, assim na terra como no céu”, ou seja, ora-se para que seja impedido todo mau conselho daquilo que não me deixa de ouvir e dar atenção a Palavra de Deus. O que está impedindo com que eu dê ouvido a

Palavra de Deus? E se Deus tirar isso da sua vida?

O apóstolo Paulo escreveu: “...tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar...” (Rm 15.4). Dê ouvido a instrução da Palavra de Deus, “...a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão” (Rm 15.4).

Paulo teve que lidar com uma situação muito controversa até os dias de hoje. O que posso comer e beber? Os fracos na fé tinham uma opinião e os fortes na fé, outra. Discussões apenas dividiam a congregação. Por esse motivo, o apóstolo cita o Salmo 69. Um Salmo aplicado a Jesus Cristo, pelo qual, Paulo deseja enfatizar que Cristo suportou todas as coisas pelo bem de todos. E sendo a Escritura a mensagem pela qual Deus nos ensina, essa Palavra nos dá “esperança por meio da paciência e da coragem”. E é aqui que está o elo da unidade entre os cristãos. Muito maior que sua opinião está o Reino de Deus, a unidade dos que creem.

O dar atenção a Palavra de Deus dá esperança, paciência e coragem. Dar atenção a Palavra de Deus conduz a perseverança mesmo em meio a situações desencorajadoras e desanimadoras. Os versos 5 – 6 (Rm 15.5-6) é uma oração em favor da unidade que é preservada a medida em que fracos e fortes na fé consideram a Palavra de Deus e absorvem tudo para seu ensino.

Briga por poder, disputa por aplausos e honra, são coisas diabólicas que desunem e destroem a unidade.

A unidade tão buscada só é dada por Deus em sua Palavra. A unidade não visa destacar um e desprezar outro, na verdade, a unidade, obra de Deus visa o louvor a Deus (Rm 15.6). Para esse louvor Deus nos colocou e nos mantém na unidade. Amém

Edson Ronaldo Tressmann

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Já é hora de vos despertardes - Rm 13. 11 – 14

 Salmo 122; Isaias 2.1-5; Romanos 13. 11 – 14; Mateus 21.1-11

Texto: Romanos 13. 11 – 14

Tema: Já é hora de vos despertardes


Que horas? Pessoas estão interessadas nas horas. A vida é corrida, não há tempo para perder, como diz o ditado: “time is money” ou “tempo é dinheiro”.

Fazemos parte de uma sociedade tecnológica e somos escravos do tempo. Temos hora pra tudo – vivemos sob o controle do tempo. Durante o dia é uma correria louca, é isso, aquilo, ... Mesmo com toda a correria do dia-a-dia, não podemos esquecer que 1/3 da nossa vida é dormindo. Mesmo sendo o dia corrido, mesmo controlando todo o nosso tempo, ainda se dorme, se descansa, relaxa.

Existe uma brincadeira onde as pessoas pedem para o outro falar sem errar: “O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo, que nem o tempo sabe quanto tempo o tempo tem.

Tempo - um assunto importante e vez ou outra precisamos refletir sobre. Nessa reflexão quero usar as palavras do apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos 13.11-14. Texto para esse final de semana em que iniciamos o advento.

Vivemos o nosso tempo pensando que o conseguimos controlar. No entanto, o apóstolo Paulo chama a nossa atenção para o tempo de Deus. Tanto eu como cada um de vocês podemos refazer um plano de hoje para amanhã, claro que sem nos esquecer de que o futuro a Deus pertence, mas de certa forma podemos alterar nosso horário, um compromisso, uma consulta, uma entrevista de emprego, culto, estudo bíblico, ... Mas, uma coisa não será deixada para depois, uma coisa não vai ser antecipada nem atrasada - o retorno de Cristo. O retorno de Cristo será quando Deus assim já estipulou. Por esse motivo, Paulo nos adverte: já é hora de vos despertardes e nos chama a viver na luz do dia.

Lembrei para vocês que nós passamos 1/3 da nossa vida dormindo. Alguns para não dormir demais possuem um despertador, precisam despertar para um dia de trabalho, de correria, de agitação.

Quando dormimos, não sabemos o que acontece fora da casa. Nenhum de nós consegue perceber o quanto dorme. Dias atrás passou uma reportagem de um homem que disse que não dormia a muitos anos. Ele explicou que o motivo foi porque alguns anos antes, sua casa fora atingido por um raio, e desde esse dia não dormira mais. A reportagem então resolveu levá-lo até uma faculdade em São Paulo onde estão realizando estudos sobre o sono. Feito os testes descobriu-se que o homem dormia entre 3 e 4 horas por noite. Segundo o homem, ele não percebia que dormia tudo isso, pra ele é como se não dormisse nada. O médico então explicou que não se é capaz de perceber o quanto dorme. E se não conseguimos perceber o quanto dormimos, já é hora de vos despertardes.

Esse relato explica o que Paulo está querendo nos dizer nesse texto. Diz Paulo: “já é hora de vos despertardes do sono...” Ou seja, é hora de vigiar, cuidar. Ninguém sabe a hora, diz Jesus ao apóstolo João em Ap 22.7 “...Eu venho logo! Felizes os que obedecem às palavras proféticas deste livro!

Talvez estejamos vivendo nossas vidas pensando estar acordados, mas sem perceber estamos dormindo. Pensamos estar bem com Deus, mas não estamos. Talvez participemos dos cultos, mas a nossa vida com o próximo é uma vida de mentira, de corrupção, com a família é uma vida de ... Pensamos estar tudo bem por ajudarmos nosso próximo, mas estamos distantes de Deus - não nos arrependemos, não oramos, não participamos dos cultos, estudos, ... Observe que muitas coisas se tornaram normais. Precisamos acordar, como diz o apóstolo Paulo: já é hora de vos despertardes.

Dormimos e despertamos. Ao despertar não saímos pra fora de casa assim como nos levantamos, ou seja, não saímos de casa de pijama. Ao despertar vestimos uma roupa adequada.

Pois bem, a lei de Deus veio me despertar, veio chamar a minha atenção para meus erros, vem me despertar do sono profundo, vem me despertar do sono que eu nem sei que estou dormindo. Deus sempre enviou profetas para despertar as pessoas. Enviou o profeta Amós, que chamou a atenção do povo para que se relacionasse bem com Deus e com o povo e parasse de cometer injustiça, de tirar aquilo que é do outro. O profeta chamou as pessoas ao amor ao próximo. O profeta Oséias foi enviado para despertar o povo. E de um modo dramático clamou ao povo para que deixasse seu pecado e voltasse ao Primeiro amor, o amor de Deus. Deus amou o povo e agora o profeta diz para que o povo ame a Deus.

Sei que muitas vezes cochilo e pela lei de Deus sou despertado. Sei que em Cristo sou perdoado, mas mesmo perdoado continuo sendo pecador. Fui vestido pelo batismo, pelo evangelho, pela santa ceia. Agora sei como me vestir adequadamente para sair do quarto, para viver em meio às pessoas que andam nas trevas, para viver minha vida na luz do dia, mesmo na noite.

A palavra de Deus transmitida por Paulo aos romanos e também a mim me chama para despertar para viver na luz. Porque essa alerta? Por não saber o tempo de Deus. Sei que Cristo voltará, mas não sei o dia e a hora. Então vivamos na luz do evangelho, vivamos revestidos de Cristo e em Cristo, vivamos na luz para a qual o Senhor nos chamou e nos fez e faz viver.

A sociedade tecnológica te tornou um escravo do tempo. Mas Deus é dono do tempo, tanto do nosso tempo, como do tempo dele. É Deus quem nos presenteia com tempo, e ele quer que vivamos nosso tempo da melhor forma possível. Para que eu e você possamos viver bem o nosso tempo precisamos despertar e ser e estar revestido de Cristo, pois somente em Cristo viveremos bem o nosso tempo e viveremos eternamente com Deus. Amém.

 

Edson Ronaldo Tressmann.

terça-feira, 15 de novembro de 2022

“reconciliou consigo todas as coisas” (Cl 1.20)

 20 de novembro de 2022

Salmo 46; Malaquias 3.13-18; Colossenses 1.13-20; Lucas 23.27-43

Texto para prédica: Colossenses 1.13-20

Tema:reconciliou consigo todas as coisas” (Cl 1.20)

 

Cada pessoa vive em alguma cultura. Essa cultura exerce influência no seu viver, pensar, agir e também na sua crença. Essa era a realidade na cidade de Colossos.

Paulo não conheceu pessoalmente os cristãos colossenses, onde Epafras iniciou o trabalho. E, esse, preocupado com os problemas relacionados à vida espiritual dos colossenses, viajou até Roma, lugar onde Paulo estava preso, para considerar os assuntos com o apostolo. Epafras se submeteu à prisão voluntária para ficar perto de Paulo (Fm 23). Onesímo, o escravo fugitivo, estava sendo discipulado nesse tempo, por isso Epafras é citado na carta a Filemon e também pelo fato da igreja de Colossos se reunir na casa de Filemon (Fm 2). Junto a eles estava ainda Aristarco. Uma reunião com muitos assuntos a serem abordados.

Ao refletir sobre os problemas provenientes da influencia cultural dos colossenses, Paulo enviou duas cartas aos irmãos do Rio do Lycus (Rio Lico - Colossos, Laodicéia, Hierapolis), a carta aos Colossenses e aos Laodicenses (Cl 4.16, essa é uma carta perdida).

Os cristãos em Colossos estavam expostos ao perigo das filosofias pagãs (dualismo, ascetismo, espiritismo, superstições idólatras) e, além disso, ensinamento sobre abstinência de certos alimentos e observância de dias e regras do judaísmo (Cl 2.4, 8, 16,20-23).

Essas filosofias pagãs e requisitos judaicos estavam pressionando os cristãos colossenses e, muitos estavam abandonando a fé cristã.

A carta aos colossenses é um encorajamento para que os cristãos se devotem a Jesus. O objetivo era corrigir alguns erros doutrinários e práticos que estavam ameaçando sorrateiramente aquela comunidade cristã.

Epafras realizou a atuação de um agente comunicador - tipo de fiscal que vê e avisa. Por causa desse aviso, Paulo soube o que combater e assim escrever a carta.

O capítulo 1.1-23 é um poema ao Messias exaltado - Jesus. Paulo agradece pela fé dos colossenses e ora por sabedoria e pela conversão dos colossenses. Os versos 15-20 é um poema a Cristo trazendo a memoria imagens de Gn 1; Ex 40; Sl 2; 8; 68 e Pv 8 e assim, o apostolo destaca que Cristo é o Messias criador e que por sua obra da redenção traz uma nova criação. Pela morte e ressurreição de Jesus, Deus reconciliou-se com o mundo que pela falsa ideia dualista parecia não poder ser reconciliada.

As cartas de Paulo aos Romanos, Efésios e Colossenses destacam o tema a respeito da igreja. Aos Romanos, a igreja é apresentada com muitos membros e muitos dons. Na carta aos Efésios e Colossenses a igreja é um corpo com um só cabeça. Em Efésios a ênfase da igreja está nela como corpo e na carta aos Colossenses a ênfase está no cabeça da igreja que é Cristo (Cl 1.18).

Por acolherem as mais variadas filosofias, na expectativa de entender e explicar o mundo espiritual, os colossenses desenvolveram uma concepção de mundo chamada dualismo.

Dualismo é a distinção firme entre Reino Espiritual e Reino Material. O Reino Espiritual é bom e o Reino Material é ruim e mal. O ser divino não criaria um reino físico maligno, pois o contato com esse reino contaminaria o ser divino. E a pergunta era: - como reconciliar esse espírito mal com Deus? Daí era necessário observar requisitos tais como a lei judaica prescrevia. Para eles, Paulo escreveu: “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus” (Cl 1.15-20). Enquanto os colossenses em suas filosofias e crenças judaicas respondiam que sua libertação desse reino material estava fora de Cristo, o apostolo Paulo elenca duas palavras que são únicas no Novo Testamento – Redenção e Relacionamento – para destacar a salvação em Cristo (Cl 1.15-23).

A palavra redenção é fundamental na Escritura. Compreende toda a história da salvação. Redenção é a tradução do termo lytrosis ou apolitroses e significa resgate, libertação mediante pagamento, soltura de quem estava preso por uma dívida não paga.

O sentido teológico dessa palavra é bem mais amplo. Os israelitas, após saírem do Egito, não permaneceram indefinidamente no deserto, mas entraram em Canaã, a terra da promessa. Assim, os cristãos, após serem libertos da escravidão do pecado, da morte e de Satanás, são chamados a abandonar o estado de servidão para entrar na condição de filho e herdeiro. “Fomos transportados” de um reino para outro reino, do poder das trevas para o poder de Deus (At 26.18).

Deus não se contaminou ao vir para este mundo, pelo contrário, redimiu o mesmo e em Jesus, “reconciliou consigo todas as coisas” (Cl 1.20).

A palavra reconciliação não é tão comum no Novo Testamento. É empregada apenas por Paulo em cinco textos (Rm 5.10,11; 11.15; 2Co 5.18-20; Ef 2.14-17; Cl 1.19-22) em conexão com o relacionamento entre Deus e os homens.

Reconciliação é uma palavra chave, pois é a substância do evangelho. Reconciliação é a mensagem central do evangelho – descreve a obra salvífica que Deus realizou em Jesus.

Reconciliar significa unir novamente pessoas que antes estavam separadas. E o fato é que Deus, a parte ofendida, quem toma a iniciativa (2Co 5.19). Deus é o reconciliador. Dessa forma, não é o que eu posso fazer para ser salvo, mas, aceitar pela fé a reconciliação (2Co 5.20; Cl 2.16-17).

É preciso recordar que há inimizade entre Deus e os homens, todos são objetos da hostilidade divina, então, não há o que eu faça que me aproxime de Deus. Ele se aproximou de mim em Cristo e é mediante a fé, presente de Deus (Ef 2.8) que agrado a Deus (Hb 11.6).

Estou reconciliado com Deus! Mesmo sendo assim tão pecador, estou em paz com Deus. Essa paz foi estabelecida “pelo sangue da sua cruz” (Cl 1.20; Rm 5.20; Ef 2.16). Da cruz, de onde os pecadores ouviram a oração do autor da paz, da redenção, da reconciliação: “Pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem” e também aos que creem: “Hoje estarás comigo no paraíso”. Amém!

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Entre lógicas: do mundo e do Reino de Deus! (Lc 16.1-15)

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