terça-feira, 29 de novembro de 2022

“tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar”

 Salmo 72.1-7; Isaías 11.1-10; Romanos 15.4-13; Mateus 3.1-12

Texto: Romanos 15.4

Tema: tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar

 

Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão” (Rm 15.4)

 

Uma simples frase, mas com uma implicação profunda: “tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar

A Bíblia não é ultrapassada, nem moderna. Ela é o jornal de hoje, é o whatsapp recém enviado. Fatos ocorridos a seis mil anos atrás (criação) tem muito a nos ensinar. Cada linha da Palavra de Deus nos instrui.

A palavrinha tudo é uma referencia a inspiração das Escrituras. Tudo o que o Espírito Santo escreveu por meio de homens é para nossa instrução. O problema é não mais querer ser instruído pelas Escrituras. Para muitos a Bíblia não é um livro de Deus e não possui autoridade suprema. Aliás, a Reforma Luterana foi concebida no princípio de que a Escritura é a única regra de fé e norma. Infelizmente muitos, inclusive cristãos, têm a tradição acima das Escrituras.

A tentação do diabo no jardim do Éden continua sendo a tentação nossa de cada dia: “Foi assim que Deus disse:...” (Gn 3.1). A semente da dúvida continua causando estragos. Aí da Palavra de Deus falar algo pra mim. Muitas pessoas já ficaram chateadas por sermões que fiz aqui. O resultado foi o afastamento da congregação e das atividades e encontros promovidos pela comunidade. A Palavra de Deus que “...é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;” (2Tm 3.16) parece ser apenas útil para ensinar os outros, aí da Bíblia se ela me repreender ou corrigir.

Já comentei com vocês que se um médico errar na cirurgia, a pessoa perde a vida. Se um engenheiro errar na medida dos materiais, o investidor perderá dinheiro e caso a construção caia, pessoas podem perder a vida. Se porventura o pastor errar no ensino da Palavra de Deus, pessoas podem perder a eternidade com Deus e do pastor será cobrado o sangue dessa pessoa (responsabilidade no ensino). E se caso, você deixar-se levar pela semente da dúvida do diabo e deixar de considerar as palavras da Escritura Sagrada, corre o risco de perder a eternidade com Deus (responsabilidade pessoal). Recorde que Deus só tem um jeito para agir – Deus age pela Palavra - no Batismo e na Pregação. Pela Palavra Deus dá e mantém a fé! Santificar o dia do descanso é prestar atenção na Palavra de Deus, dar ouvido ao que Deus nos diz por ela. Não atoa, Deus deseja ouvidos atentos uma vez por semana. Não atoa Jesus ensinou a orar: “seja feita sua vontade, assim na terra como no céu”, ou seja, ora-se para que seja impedido todo mau conselho daquilo que não me deixa de ouvir e dar atenção a Palavra de Deus. O que está impedindo com que eu dê ouvido a

Palavra de Deus? E se Deus tirar isso da sua vida?

O apóstolo Paulo escreveu: “...tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar...” (Rm 15.4). Dê ouvido a instrução da Palavra de Deus, “...a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão” (Rm 15.4).

Paulo teve que lidar com uma situação muito controversa até os dias de hoje. O que posso comer e beber? Os fracos na fé tinham uma opinião e os fortes na fé, outra. Discussões apenas dividiam a congregação. Por esse motivo, o apóstolo cita o Salmo 69. Um Salmo aplicado a Jesus Cristo, pelo qual, Paulo deseja enfatizar que Cristo suportou todas as coisas pelo bem de todos. E sendo a Escritura a mensagem pela qual Deus nos ensina, essa Palavra nos dá “esperança por meio da paciência e da coragem”. E é aqui que está o elo da unidade entre os cristãos. Muito maior que sua opinião está o Reino de Deus, a unidade dos que creem.

O dar atenção a Palavra de Deus dá esperança, paciência e coragem. Dar atenção a Palavra de Deus conduz a perseverança mesmo em meio a situações desencorajadoras e desanimadoras. Os versos 5 – 6 (Rm 15.5-6) é uma oração em favor da unidade que é preservada a medida em que fracos e fortes na fé consideram a Palavra de Deus e absorvem tudo para seu ensino.

Briga por poder, disputa por aplausos e honra, são coisas diabólicas que desunem e destroem a unidade.

A unidade tão buscada só é dada por Deus em sua Palavra. A unidade não visa destacar um e desprezar outro, na verdade, a unidade, obra de Deus visa o louvor a Deus (Rm 15.6). Para esse louvor Deus nos colocou e nos mantém na unidade. Amém

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“...a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome” (Jo 15.16)

  Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.16 Tema : “... a fim...