Salmo 139
Tema: “Senhor, tu me sondas e me conheces”
(Sl 139.1).
Há pelo menos 20 sondas espaciais ativas
no sistema solar. Em Marte, há oito sondas. Três na lua. Uma
em Vênus. Duas no sol e uma em Júpiter. Há também três em
asteroides e três fora do sistema solar.
Cada descoberta que uma dessas sondas
faz a respeito do sistema solar, o ser homem sente-se surpreendido. E seu
espanto se deve ao fato de descobrir algo que ressalta a criação de Deus e não
as teorias humanas.
Entre as publicações cientificas dos
últimos 25 anos, as palavras mais usadas são: inesperado, surpreendente e
fascinante, com o sentido de “não
esperávamos por isso”. Ou seja, a sondas encontram exatamente aquilo que a
ciência não quer reconhecer: “a grandeza
de Deus”.
“Senhor, tu me sondas e me conheces” (Sl
139.1).
A palavra “sonda” é a tradução do termo
hebraico chaqar. Essa palavra tem como significado “pesquisar;
procurar; penetrar; examinar detalhadamente”.
O profeta Jeremias disse ao povo de
Israel: “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para
recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras” (Jr 17.10). Jesus revelou à João, e o
mesmo escreveu em Apocalipse: “...todas as igrejas saberão que eu
sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as
vossas obras” (Ap 2.23).
“Senhor, tu me sondas e me conheces” (Sl
139.1).
Quem é esse que nos sonda? É Deus, o
Senhor. E esse Deus e Senhor descrito pelo Salmista se apresenta nas palavras
dessa bela poesia e cântico, como sendo Onipresente. Ou seja, está presente em toda a parte e enche todas
as coisas.
Davi exalta a onipresença e onipotência
de Deus. O profeta Jeremias anunciou: “Esconder-se-ia alguém em esconderijos,
de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a
terra? diz o Senhor” (Jr 23.24). Ou,
como ressaltou Davi: “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei
da tua face?” (Sl 139.7).
Depois de saber que
Deus é quem me examina e conhece, cabe nos uma pergunta: Quando Deus pesquisa,
procura, penetra, examina detalhadamente, o que ele encontra?
Não podemos ser ateístas e negar a
realidade do pecado e nem ser panteísta, acusando Deus de ser a causa do
pecado. O ensino da onipresença de Deus é uma maneira que Deus nos concede para
podermos agir de maneira correta, tentando evitar o pecado, pois Deus não
incentiva e nem aprova o pecado (Gn 2.17; 3.8; 4.6-7; Sl 5.4-5).
As pessoas negam que alguns seres
humanos sejam pecadores. Muitos até afirmam que crianças não nascem em pecado.
No entanto, lendo Romanos 6.23: “o salário do pecado é a morte”, fico pensando:
se as crianças não tivessem pecado, de nenhuma maneira elas morreriam. Esse
pecado não é pecado por ter sido cometido pela criança, mas o qual está cravado
na geração humana após a queda em pecado no paraíso.
Quando Deus, em sua onipresença,
onipotência e onisciência, examina profundamente o ser humano, o que ele
realmente encontra é alguém que pensa, age e fala de maneira pecaminosa. Encontra um
ser humano corrompido pelo pecado. E essa corrupção se apresenta dia após dia,
através da violência, ódio, corrupção, ...
Sendo que o “Senhor, ... me sondas e me conheces”
(Sl 139.1) o
que fazer?
Podemos nos guiar pelo pedido de Davi: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu
coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum
caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139. 23-24).
As sondas que os seres humanos enviam para
o espaço tem o objetivo de que se avance cientificamente. Ao pedir que Deus nos
sonde, é clamar para que tenha misericórdia de nós. É pedir uma luz, uma
direção. É como gritar do íntimo em oração: Deus, eu não sei de fato quem
sou, mas pelo pouco que sei, quero só uma direção. Ajuda-me!
Mas, por qual razão eu posso fazer esse pedido a Deus?
Por que Deus tem por mim amor (Rm 5.8).
Por que Deus quer me sarar (Os 6.1).
Esse amor de Deus pode ser observado nas
palavras do próprio Davi. Recorde que Davi teve duas grandes experiências em
sua vida. Era um humilde pastor de ovelhas. Pela sua família, nem foi chamado a
presença de Samuel, quando o mesmo foi enviado por Deus para fazer um dos
filhos de Jessé o novo rei de Israel. Davi recebeu grandes vitórias nas
guerras. Mas, esse Davi, “homem segundo o coração de Deus” (1Sm
13.13-14; 16.12; Sl 89.20; At 13.22) também experimentou o pior do seu íntimo: cometeu adultério e assassinato. E após
a maravilhosa experiência com o profeta Natã, recebendo de Deus o perdão, Davi,
é o mais aconselhado a nos incentivar a pedir que Deus nos sonde a cada dia, afinal,
“...onde o pecado abundou, superabundou a graça;” (Rm 5.20).
“Senhor, tu me sondas e me conheces” (Sl
139.1).
Após falar da sondagem onipotente e
onipresente de Deus, Davi exclama que essa sondagem revela um Deus amoroso. Ao
exclamar: “Tu
criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe”
(Sl 139.13), o salmista ressalta pelo uso da palavra hebraica “qanah” -
“formaste”
a ideia de que aquele ser gerado é um ser adquirido e comprado por esse Deus
que conhece e sabe todas as coisas. O Deus onipresente e onipotente é o Deus
criador e redentor.
Por esse motivo, assim como Davi é
possível exclamar: “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente
maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe
muito bem” (Salmo 139.14).
“Senhor, tu me sondas e me conheces” (Sl
139.1). Essa sondagem e conhecimento “causa espanto e admiração”. Deus, pelo preço
pago por nós, nos tornou distintos. E essa distinção já foi enumerada por ocasião
da criação, quando foi dito que o ser humano foi criado a imagem e semelhança
de Deus (Gn 1.26-27).
Todos somos a imagem e semelhança de
Deus. Alguém
sabe me dizer a cor do ser humano quando Deus os criou? O ser humano em muitas situações é racista. E o
racismo é uma das consequências do pecado.
Ser a imagem e semelhança de Deus aponta
para o contraste do ser humano aos animais. O ser humano foi criado para
conhecer, servir e experimentar perfeito gozo em comunhão com Deus. Mas, após a
queda com o conhecimento do homem sobre o amor e a misericórdia de Deus, o
objetivo é que o ser humano confie em Deus e o adore como sendo único.
O ser humano foi criado com distinção e
o salmista apresenta essa distinção com as palavras: “...quando os meus ossos estavam sendo feitos,
quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, ...” (Sl
139.15).
O termo hebraico “Ìasah” “fazer, fabricar, formar” nos
remete a palavra grega que foi usada por Paulo na carta aos Efésios capítulo 2
verso 10 “poiema”,
“uma obra,
aquilo que foi feito”.
Tanto o salmista como Paulo transmite a
ideia de um pintor que está pintando uma tela. O ser humano é uma obra
primorosa de Deus. O ser humano foi criado numa perfeição sem igual, num
riqueza de detalhes.
Que pena, com a queda em pecado, o homem
continua sendo exaltado por sua inteligência, mas infelizmente exerce seu
domínio sobre a criatura de maneira errada e perdeu a comunhão com Deus.
Mas Deus, por amor e misericórdia,
continua em busca do ser humano para restaurar essa comunhão e o faz isso
através de seu Filho Jesus.
“Senhor, tu me sondas e me conheces” (Sl
139.1).
É maravilhoso ler no Salmo que Deus nos
conhece completamente e perfeitamente e mesmo assim nos ama. Amém.
Rev. Edson Ronaldo Tressmann
Obrigada mesmo, isso me ajudou muito no meu estudo da bíblia, e que eu estou estudando ainda sobre o conhecimento completo de Deus
ResponderExcluir