terça-feira, 22 de novembro de 2022

Já é hora de vos despertardes - Rm 13. 11 – 14

 Salmo 122; Isaias 2.1-5; Romanos 13. 11 – 14; Mateus 21.1-11

Texto: Romanos 13. 11 – 14

Tema: Já é hora de vos despertardes


Que horas? Pessoas estão interessadas nas horas. A vida é corrida, não há tempo para perder, como diz o ditado: “time is money” ou “tempo é dinheiro”.

Fazemos parte de uma sociedade tecnológica e somos escravos do tempo. Temos hora pra tudo – vivemos sob o controle do tempo. Durante o dia é uma correria louca, é isso, aquilo, ... Mesmo com toda a correria do dia-a-dia, não podemos esquecer que 1/3 da nossa vida é dormindo. Mesmo sendo o dia corrido, mesmo controlando todo o nosso tempo, ainda se dorme, se descansa, relaxa.

Existe uma brincadeira onde as pessoas pedem para o outro falar sem errar: “O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo, que nem o tempo sabe quanto tempo o tempo tem.

Tempo - um assunto importante e vez ou outra precisamos refletir sobre. Nessa reflexão quero usar as palavras do apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos 13.11-14. Texto para esse final de semana em que iniciamos o advento.

Vivemos o nosso tempo pensando que o conseguimos controlar. No entanto, o apóstolo Paulo chama a nossa atenção para o tempo de Deus. Tanto eu como cada um de vocês podemos refazer um plano de hoje para amanhã, claro que sem nos esquecer de que o futuro a Deus pertence, mas de certa forma podemos alterar nosso horário, um compromisso, uma consulta, uma entrevista de emprego, culto, estudo bíblico, ... Mas, uma coisa não será deixada para depois, uma coisa não vai ser antecipada nem atrasada - o retorno de Cristo. O retorno de Cristo será quando Deus assim já estipulou. Por esse motivo, Paulo nos adverte: já é hora de vos despertardes e nos chama a viver na luz do dia.

Lembrei para vocês que nós passamos 1/3 da nossa vida dormindo. Alguns para não dormir demais possuem um despertador, precisam despertar para um dia de trabalho, de correria, de agitação.

Quando dormimos, não sabemos o que acontece fora da casa. Nenhum de nós consegue perceber o quanto dorme. Dias atrás passou uma reportagem de um homem que disse que não dormia a muitos anos. Ele explicou que o motivo foi porque alguns anos antes, sua casa fora atingido por um raio, e desde esse dia não dormira mais. A reportagem então resolveu levá-lo até uma faculdade em São Paulo onde estão realizando estudos sobre o sono. Feito os testes descobriu-se que o homem dormia entre 3 e 4 horas por noite. Segundo o homem, ele não percebia que dormia tudo isso, pra ele é como se não dormisse nada. O médico então explicou que não se é capaz de perceber o quanto dorme. E se não conseguimos perceber o quanto dormimos, já é hora de vos despertardes.

Esse relato explica o que Paulo está querendo nos dizer nesse texto. Diz Paulo: “já é hora de vos despertardes do sono...” Ou seja, é hora de vigiar, cuidar. Ninguém sabe a hora, diz Jesus ao apóstolo João em Ap 22.7 “...Eu venho logo! Felizes os que obedecem às palavras proféticas deste livro!

Talvez estejamos vivendo nossas vidas pensando estar acordados, mas sem perceber estamos dormindo. Pensamos estar bem com Deus, mas não estamos. Talvez participemos dos cultos, mas a nossa vida com o próximo é uma vida de mentira, de corrupção, com a família é uma vida de ... Pensamos estar tudo bem por ajudarmos nosso próximo, mas estamos distantes de Deus - não nos arrependemos, não oramos, não participamos dos cultos, estudos, ... Observe que muitas coisas se tornaram normais. Precisamos acordar, como diz o apóstolo Paulo: já é hora de vos despertardes.

Dormimos e despertamos. Ao despertar não saímos pra fora de casa assim como nos levantamos, ou seja, não saímos de casa de pijama. Ao despertar vestimos uma roupa adequada.

Pois bem, a lei de Deus veio me despertar, veio chamar a minha atenção para meus erros, vem me despertar do sono profundo, vem me despertar do sono que eu nem sei que estou dormindo. Deus sempre enviou profetas para despertar as pessoas. Enviou o profeta Amós, que chamou a atenção do povo para que se relacionasse bem com Deus e com o povo e parasse de cometer injustiça, de tirar aquilo que é do outro. O profeta chamou as pessoas ao amor ao próximo. O profeta Oséias foi enviado para despertar o povo. E de um modo dramático clamou ao povo para que deixasse seu pecado e voltasse ao Primeiro amor, o amor de Deus. Deus amou o povo e agora o profeta diz para que o povo ame a Deus.

Sei que muitas vezes cochilo e pela lei de Deus sou despertado. Sei que em Cristo sou perdoado, mas mesmo perdoado continuo sendo pecador. Fui vestido pelo batismo, pelo evangelho, pela santa ceia. Agora sei como me vestir adequadamente para sair do quarto, para viver em meio às pessoas que andam nas trevas, para viver minha vida na luz do dia, mesmo na noite.

A palavra de Deus transmitida por Paulo aos romanos e também a mim me chama para despertar para viver na luz. Porque essa alerta? Por não saber o tempo de Deus. Sei que Cristo voltará, mas não sei o dia e a hora. Então vivamos na luz do evangelho, vivamos revestidos de Cristo e em Cristo, vivamos na luz para a qual o Senhor nos chamou e nos fez e faz viver.

A sociedade tecnológica te tornou um escravo do tempo. Mas Deus é dono do tempo, tanto do nosso tempo, como do tempo dele. É Deus quem nos presenteia com tempo, e ele quer que vivamos nosso tempo da melhor forma possível. Para que eu e você possamos viver bem o nosso tempo precisamos despertar e ser e estar revestido de Cristo, pois somente em Cristo viveremos bem o nosso tempo e viveremos eternamente com Deus. Amém.

 

Edson Ronaldo Tressmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“...a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome” (Jo 15.16)

  Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.16 Tema : “... a fim...