quinta-feira, 25 de abril de 2019

Vencedores em Guerra!


Vencedores em Guerra!
1Pe 5.8
“Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar”
Introdução
Conhecer e dominar são forças impulsionadoras em torno das quais pode se definir a trajetória de cada ser humano. As pessoas anseiam pela superação, pela conquista do desconhecido, pelo domínio até do impossível.
Ao longo da história, o ser humano, rejeitou a ideia de que existam limitações para suas ânsias naturais de conhecer e dominar. Qualquer sacrifício e caminho se torna viável para que possa escolher seu destino.
Aí o sobrenatural exerce maior fascínio sobre o ser humano. As limitações levam o ser humano a buscar o sobrenatural. E assim, desde um inocente horóscopo, passa a desenvolver um mundo de causas e efeitos aos quais fica atado, e impotente em gerir o calendário de sua vida.
Desenvolvimento
De acordo com a linguagem bíblica, os primeiros cristãos, muitas vezes, usavam uma terminologia militar para descrever suas vidas como membros do reino de Deus.
                   A vida no reino de Deus é uma vida e que se está envolvido em uma batalha espiritual contra o reino das trevas;
                   Fé – bom combate. 2Tm 4.7
                   A proteção – armadura de Deus Ef 6.11 - 13
                   Palavra de Deus – espada Ef 6.17
                   Ataques do diabo – dardos inflamados Ef 6.16
                   Evangelho – sentido secular, originou-se na linguagem de guerra ou combate, como termo técnico para anuncio de vitória.
A batalha espiritual é retratada no ministério e vida de Jesus. Essa batalha foi registrada pelo apostolo João em sua carta 1Jo 3.8. Também por João Marcos no evangelho Mc 5.9.
Está havendo atualmente muito interesse pelo ocultismo.
Dia 08 de janeiro desse ano, 2018, acompanhamos nos noticiários da prisão de pessoas envolvidas no assassinato de duas crianças, de 8 e 12 anos, num ritual de magia negra no Rio Grande do Sul.
A luta, a batalha espiritual entre o reino das trevas contra o reino de Deus continua.
É preciso saber que na batalha espiritual há um inimigo: diabo. Há um campo de batalha: magia, espiritismo, adivinhação, ... e há a arma necessária para vencer esses inimigos: o evangelho, o anuncio da vitória que é nosso pela fé na obra redentora de Jesus Cristo.
CS Lewis ao referir ao demônio escreveu: “Há dois erros iguais e opostos, sobre diabos, que o povo comete. Um é desacreditar a sua existência. O outro é acreditar nele e sentir um interesse excessivo e doentio por ele. O diabo se satisfaz tanto com um como com outro erro e saúda com a mesma satisfação o materialista e o feiticeiro”.
Assim, precisamos entender que a existência do diabo é real e que o mesmo tem poder, e também não dar a ele mais crédito do que tem, pois o mesmo está vencido pela obra realizada por Jesus.
Quando se fala sobre batalha espiritual é preciso enumerar que não dá para se passar por cima de um erro com a frase popular “foi o diabo que me levou a fazer isso”. Não se pode isentar o ser humano da sua responsabilidade. Por outro lado, não se pode negar a realidade do tentador.
Vivemos uma sociedade altamente cientifica e diante da ciência Rodolph Bultmann escreveu: “agora que as forças e as leis da natureza foram descobertas, não mais podemos crer em espíritos, sejam eles bons ou maus. Enfermidade e cura são doenças, semelhantemente, atribuídas a causas naturais; elas não são resultados de atividades demoníacas ou de maus espíritos. É impossível usar a luz elétrica e a transmissão por ondas e usufruir as vantagens de modernas descobertas médicas e cirúrgicas e, ao mesmo tempo, acreditar em espíritos e milagres do mundo do NT”.
A ciência tenta explicar o sobrenatural. E a verdade ainda permanece: o diabo existe, demônios (infantaria do diabo) existem, seu número é multidão, e o cristão continuamente é atacado por tais forças sobrenaturais resolvidas a destruir a fé e o compromisso com o Deus triuno.
Mesmo que seus números e poder sejam grandes – a mensagem do evangelho é vitória para nós. Jesus lutou uma batalha contra i inimigo e obteve a vitória evidenciado pela ressurreição (Cl 2.15).
Ocultismo
Palavra vem do latim – escondido, secreto, escuro, misterioso e encoberto.
O ocultismo lida com coisas secretas ou escondidas. Operações que parecem depender de poderes humanos que ultrapassam os cinco sentidos. E ao lidar com o sobrenatural, lida com forças angélicas ou demoníacas.
O ocultismo está acontecendo. Ele muda as pessoas e sua visão de futuro. Ele é perigoso para a fé cristã, porque ele pode e tem destruído a fé cristã. (Veja as crendices que há por ai).
O profeta Oséias anunciou: “que o povo padece por falta de conhecimento” (Os 4.6).
Desconhecemos, desconsideramos a batalha espiritual na qual estamos envolvidos. Desconhecemos que Satanás tem muitas táticas e para piorar a situação, muitos desconhecem a única arma contra os ataques do diabo, desconhecem a vitória completa de Cristo sobre o diabo e que é nossa pela fé. E é exatamente por isso que:
- Os ataques do diabo é desconsiderado numa sociedade altamente tecnológica e cientifica;
- Influências de religiões que misturam os mais variados elementos confundem as pessoas, e assim, não se consegue mais classificar o que é cristão e o que é ocultismo;
- Muitas passagens bíblicas anunciam que nos últimos dias, haverá crescimento das obras de satanás sobre a terra (Ap 9.1-21; 12.7-9; 13.1-10; 19.11-16; Mc 13.22; 2Co 11.14; 1Tm 4.1-6; 1Jo 4.1-7)
- quando as pessoas estão cheias de incertezas e dúvidas, elas começam a agarrar-se em qualquer coisa;

Quando a igreja se enclausurou no deserto, os padres (sec. III – VI) representavam a imagem do diabo como sendo um(a) jovem bonito(a), todo(a) iluminado(a). Na Idade Média (sec. VI – XV) o diabo era representado conforme os efeitos do diabo no ser humano, ou seja, caricaturas animalescas.
Esses dois retratos mostram o quanto o diabo é ardiloso.
Provar o sobrenatural pode ser desencadeado pela leitura de um artigo. Um programa de televisão. Uma palestra. Uma conversa informal com alguém que frequenta centros espíritas.
E é exatamente por causa do perigo que corremos, é que Deus, por seu amor e misericórdia, coloca à disposição de todos a sua armadura (Ef 6).
Quem é o nosso inimigo? Bem, já vimos que o diabo é ardiloso. Mas, precisamos fazer outras observações. Ez 28.12-17, é uma passagem citada por muitos para descrever que Lúcifer ocupava um dos cargos mais importantes. Houve uma batalha no céu, Ap 12.7-9 e ele foi expulso. O apostolo João diz também que o diabo é mentiroso, enganador(Jo 8.44).
Lúcifer, anjo de Deus, rebelou-se por querer ocupar o lugar de Deus (Is 14.13-14).
O diabo existe, o conhecemos desde Gn 3 e vamos conhecendo até Ap 20.
Nosso inimigo é tão astuto que pode se disfarçar com sendo um anjo de luz (2Co 11.14). E assim enganar muitos até mesmo pelo ensino da Bíblia (1Tm 4.1). É só recordar a tentação de Jesus (Mt 4). O diabo usou as Escrituras em seus ataques.
Mt 16.23 – o diabo entrou na mente de Pedro.
O diabo se opõe as coisas de Deus (Mt 12.26); ele é tentador (Mt 4.3); senhor da morte (Hb 2.14), nesse sentido, Paulo diz que a morte está vencida pela ressurreição (1Co 15.55). O diabo é belzebu, senhor das moscas, (Mc 3.22-23); ele é belial, inimigo, (2Co 6.11); ele é maligno (1Jo 2.13); é príncipe deste mundo (Jo 14.30); é príncipe das potestades do ar (Ef 2.1-2).
Sinto dizer, mas, nosso inimigo é real. Ele está vencido, mas vivo, é poderoso.
Estamos em batalha – 1Pe 5.8-9
Nossa oração diária é: “não nos deixe cair em tentação ... mas livra-nos do mal
A questão que fica é: Porque Deus permite essa ação diabólica? Tomás de Aquino e Agostinho responderam essa pergunta enfatizando que as “ações diabólicas são permitidas em benefício de bens maiores ou até para prevenir males ainda piores”. Isso significa que, diante de um ataque do diabo, nossa fé é provada. E quando vencemos saímos mais fortes. Mas, quando caímos, pela graça de Deus nos arrependemos e evitamos um mal muito maior.
Nós não podemos esquecer que, por mis que sejamos tentados pelo diabo, temos livre arbítrio e vivemos das nossas escolhas.
Toda provação, tentação, traz crescimento: Lc 22.31-32; Tg 4.7.
É preciso recordar que o Diabo está vencido. Seu poder é limitado. Ele não atinge a Deus. Mas, busca atingir os filhos de Deus para ofender o criador. E a maior ofensa que o diabo causa em Deus, é quando consegue afastar um dos seus filhos dos seus caminhos (Lc 22.31; Jo 13.2; Mt 4; Mt 8.29; 1Tm 4.1; 1Co 10.20-21; Ef 2.1-2; 2Co 4.4).
A igreja e os cristãos sabem que a vitória já está garantida, mas conhece o ódio de Satanás. Como escreveu Corrie Tem Boom: “Ele tem seis mil anos de experiência em armar ciladas”.
Cuidado! Nas coisas simples ...
Esse inimigo age em muitas esferas – mas, a mais importante área de atuação se deve a popular adivinhação (ver a sorte). Adivinhação – divinare (latim) – prever. E quem prevê o futuro é o advinho – divinus divinamente inspirado e pertencente a uma divindade. O advinho faz uso de presságios e meios (espelhos, cartas, leitura de mãos, pêndulos, etc). Toda adivinhação é condenada por Deus pois é fruto da idolatria e a idolatria é combatida no primeiro mandamento. Nosso futuro, seja qual for, está nas mãos de Deus (Mt 6.34; Sl 37.5).
Além da adivinhação temos a astrologia, cartomancia, quiromancia, psicometria, cristalomancia, numerologia, geomancia, jogar dados, búzios, piromancia, selenomancia.
Deus condena essas práticas: Lv 20.6,27; Dt 18.10-14; 1Cr 10.13; Dt 29.29; 2Tm 3.15; Tg 1.5;
Espiritismo
Todo ocultismo conduz ao espiritismo. Esses dizem crer no conteúdo da Bíblia.
O espiritismo remonta milhares de anos (1Sm 28; 1Cr 10.13; Dt 18; Lv 26.2; 27.31).
As crenças adotadas pelo espiritismo mostram origens anticristãs. Eles creem num processo evolucionário de desenvolvimento espiritual. Após a morte, se desenvolve com ajuda de outros espíritos. O que você faz nesta vida determina o plano de desenvolvimento espiritual no qual você entra após a morte. Para o espiritismo, Jesus é o maior de todos os médiuns. Para os espíritas não existe inferno. Como cristãos confessamos que sim! E céu é uma série de planos espirituais pelos quais a alma passa da morte para um processo evolutivo. Assim, quando há uma sessão espírita, a comunicação se dá com anjos caídos passando-se pelo falecido.
Bíblia condena o espiritismo: Lv 19.31; 20.6; Dt 18.10-12; e faz um alerta: 1Jo 4.1-6.

Estamos em guerra!
De acordo com Paulo, 2Co 2.11, não podemos ignorar sua existência e perigo.
Ef 6.11 – só podemos vencê-lo a certeza de que pertencemos e somos do Senhor (1Jo 5.19).
Nosso desafio – transformar o reino de satanás em reino de Deus (Mt 12.30).
1Pe 5.8
Nós podemos cair nas artimanhas do diabo e nos afastar de Deus!
O diabo insiste para que as pessoas não creiam na sua existência e nem na existência do inferno.
Cuidado, pois o diabo não se mostra como é, mas como lhe convém, e assim pode te enganar.
Efésios 6.18. Porque orar e vigiar?
Efésios 6.10-20, porque estamos em guerra e nossa luta não é contra pessoas, mas o diabo e seus demônios.
Louvemos a Deus, pois ele nos resgatou do reino da trevas e nos coloca no seu reino. Ef 2.1-10. Amém.

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...