terça-feira, 11 de outubro de 2016

Quando se é ferido por Deus na luta diária!

16 de outubro de 2016
22º Domingo após Pentecostes
Sl 121; Gn 32.22-30; 2Tm 3.14-4.5; Lc 18.1-8
Tema: Quando se é ferido por Deus na luta diária!

         Jacó está numa região denominada Jaboque. Jaboque significa “lugar da travessia”. Um lugar de certa forma abandonado. Em Jaboque a pessoa atravessava sozinha, não havia companheiro na travessia. Naquela noite, Jacó foi o último a atravessar. Sua travessia foi surpreendentemente diferente de todas as outras travessias das muitas pessoas que lá atravessaram. Primeiramente Jacó atravessou toda sua família. Na manhã seguinte a travessia, a família recebeu um novo homem, um novo Jacó: Israel.
       Em Jaboque, Jacó teve uma experiência incrível, bem diferente daquela de Betel onde sonhou com uma escada vindo do céu. Jaboque é o lugar onde Jacó além de lutar com Deus, se rendeu e recebeu um nome: Israel.
       Israel significa alguém que luta com Deus (Gn 32.28). Lutar com Deus significa ansiar em Deus (Sl 130.7). Ansiar em Deus faz ser verdadeiro israelita.
       Jacó foi ferido por Deus na luta!
      Estranho! Deus parecia estar perdendo a luta para Jacó e precisou feri-lo!? Deus feriu seu servo. Deus ainda hoje fere seus servos, seus filhos e filhas.
      Qual é o objetivo de Deus ao nos ferir? A resposta a essa questão é que Deus precisa ferir nossos esforços.
      Nas mais variadas situações do dia a dia, encaramos os problemas como fáceis de serem resolvidos e sentimos orgulho de nossas realizações. Muitos, após as muitas quedas ao se levantarem pensam: “cai, mas estou de pé, isso por que sou forte”. Essas pessoas se esquecem que o levantar-se e o permanecer de pé provém da graça de Deus. Muitos se sentem donos da situação. Milhares de pessoas vivem suas vidas como se conseguissem controlar todas as coisas. Dessa maneira, as pessoas roubam a glória de Deus. O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios: “...quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31). Dia-a-dia, as pessoas roubam a glória de Deus e buscam receber os aplausos e aleluias para sua sabedoria, suas decisões...
      Deus fere seus filhos, a exemplo de Jacó, para mostrar que não são os próprios esforços que levam as pessoas as vitórias e conquistas. Ao ferir seus filhos, a exemplo de Jacó, Deus mostra que cada filho e filha depende exclusivamente dele. Jacó precisava ser ferido. Jacó precisava ser transformado. Deus o feriu e o transformou. De Jacó “enganador” para “alguém que espera em Deus” (Israel).
        Na luta com Deus, Jacó foi ferido na “coxa direita”.
       "Coxa direita” significa dizer que deixou de ter forças na perna em que se apoiava. Isso significa dizer que Jacó foi ferido em seu apoio, ou seja, em seus fundamentos.
      Quando Deus fere seus servos, seus filhos e filhas, o faz para atingir seus fundamentos. Milhares de pessoas cristãs pensam que estão vencendo as batalhas diárias sozinho. Outros, se julgam merecedores de uma determinada bênção. Há os que exclamam que Deus não pode negar uma bênção ao dizimista, ao que ora, jejua ...
      Quando o ser humano, se julga merecedor de algo, rouba a glória que pertence somente a Deus. Quando se rouba a glória de Deus, acontece o mesmo que aconteceu quando Jacó parecia estar vencendo a luta e ser mais forte que Deus. Nesse momento, Deus fere o ser humano em seus fundamentos, fere onde os mesmo se apoiam, para lhes dar um novo nome, uma nova vida.
      O “enganador” (Jacó) havia fugido de seu irmão após tê-lo enganado e estava aflito e preocupado diante de seu reencontro. Esse reencontro, aconteceria após Jacó ter enganado seu sogro. Após 20 anos, Jacó voltava para casa. No entanto, voltava para uma casa em que havia enganado seu irmão. Perguntas sobre sua reação, preocupação quanto ao reencontro era acompanhado pela fuga de seu sogro e de seus cunhados que acusavam Jacó de ter apossado das riquezas da família.
        Jacó é a imagem real de tudo o que é de mais ruim e antiético. Jacó é o tipo safado, enganador, corrupto, .... Mas, por amor, Deus feriu Jacó e muda seu nome.
      As esposas Lia, Raquel e os filhos já haviam atravessado o lago de Jaboque. A luta durante a madrugada havia sido intensa, mas, assim como um novo dia, tanto as esposas, quanto os filhos, bem como seu irmão Esaú, se depararam com um novo homem. A partir desse ponto da história, um homem mais manso.
     A IELB está em contagem regressiva para as comemorações dos 500 anos de Reforma. Martinho Lutero ao pregar a respeito do vau de Jaboque ressalta que a exemplo de Jacó, também lutou com Deus. Sua luta se deu por toda a sua vida. Lutero havia sido criado num lar severo. Ele viu com os estudos na Palavra de Deus, que era impossível aproximar-se de Deus através de seus próprios esforços.
       Deus fere seus servos, filhos e filhas, para lhes mostrar que não são os fundamentos desse mundo, não é a lógica humana que nos aproxima de Deus. Deus vem ao nosso encontro e nos fere, mas, seu ferimento não visa nos machucar, mas transformar e principalmente salvar.
       Deus precisa ferir nossos fundamentos para mostrar que foi o ferimento em seu filho Jesus que nos libertou e liberta. Amém!



Rev. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...