quinta-feira, 25 de abril de 2019

Batalha nossa de cada dia!


Texto: Ef 6.10-20
Tema: Batalha nossa de cada dia!
Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão” (Ef 6.12)

Estamos em luta! Uma luta, onde mesmo sendo constantemente atacados, não estamos em desvantagem, pois temos a nossa disposição todas as armas adequadas para o combate.
Nossa luta não é contra as pessoas! Muitas vezes até parece que lutamos contra as pessoas. Tenho observado que muitos líderes religiosos não tem combatido o erro doutrinário, mas as pessoas em si. A igreja precisa denunciar o erro doutrinário que distorce o ensino bíblico e afasta a pessoa do evangelho.
Em nossa batalha de cada dia precisamos estar alertas quanto a dois grandes extremos perigosos: Subestimar o inimigo; Superestimar o inimigo.
Se por um lado há os que negam a existência do diabo, desconhecem suas armas, seus agentes e suas estratégias. Há o outro extremo que é falar mais do diabo do que de Deus. Para muitos, uma simples dor de cabeça já é coisa do diabo.
A missão do diabo é nos afastar do evangelho e de Cristo. Nossa luta é contra ensinamentos que afastam as pessoas de Jesus, pois esse é o principal objetivo do diabo (2Co 4.4). Nossa luta é contra as artimanhas do diabo que tenta arrastar muitos para junto de si. Lembro que o diabo sua a camisa para conseguir adeptos e também afastar os filhos(as) de Deus de Cristo do evangelho, pois, ele sabe que todo aquele que se arrepende recebe o perdão a vida e a salvação. Ele não quer que as pessoas ouçam e saibam desse evangelho.
Querido irmão e irmã em Jesus - minha luta é contra o diabo que quer impedir que o evangelho chegue aos meus ouvidos e me revele todo o amor de Deus por mim, “Portanto, estejam preparados ...” (Ef 6.14) ou “firmai os vossos pés...
Já manifestei a minha preocupação sobre as futuras gerações sobre o que elas saberão de Cristo? O diabo não quer que as pessoas saibam de Cristo.
A luta do diabo é contra o evangelho e seus pregadores, por esse motivo Paulo faz um pedido as igrejas da Ásia Menor: “... orem também por mim, a fim de que Deus me dê a mensagem certa para que, quando eu falar, fale com coragem e torne conhecido o segredo do evangelho. Eu sou embaixador a serviço desse evangelho, embora esteja agora na cadeia. Portanto, orem para que eu seja corajoso e anuncie o evangelho como devo anunciar” (Ef 6.9-20).
O diabo utiliza-se de todas as armas, afinal, ele precisa ganhar almas para si, haja visto que o inferno foi feito para o diabo e seus anjos (Mt 25.41). Jesus ao contrário, oferece e dá o perdão, mesmo aquele que se arrepende no último instante. O desejo de Cristo é salvar (1Tm 2.4).
Enquanto que o diabo nos ataca pelo mundo e pela nossa carne, Cristo coloca à nossa disposição armas para a batalha nossa de cada dia.
Quando a igreja se enclausurou no deserto (sec. III – VI) representavam a imagem do diabo como sendo uma jovem bonita, toda iluminada. Na Idade Média (sec. VI – XV) o diabo era representado conforme os efeitos do diabo no ser humano, ou seja, caricaturas animalescas. Esses dois retratos mostram o quanto o diabo é ardiloso.
As armas colocadas por Deus a disposição da igreja e dos cristãos se devem ao fato de periculosidade do inimigo. O apostolo Paulo o descreve como astuto, invisível, numeroso e maligno (Ef 6.11-12), persistente (Ef 6.13), oportunista (Ef 6.11,14). Além disso, se disfarça em anjo luz (2Co 11.4) e usa voz mansa e truques para enganar, muitas vezes em seus ataques usa a Bíblia (Mt 4.6). Ele faz as pessoas acreditarem que ele não existe (At 20.22).
Na Batalha nossa de cada dia temos um inimigo: o diabo e seus aliados; há um campo de batalha: magia, espiritismo, adivinhação, ... e há uma arma necessária para vencer esses inimigos: o evangelho, o anuncio da vitória que é nosso pela fé na obra redentora de Jesus Cristo.
De maneira sorrateia o diabo está semeando em nossas casas o ocultismo que está acontecendo e tem mudado muitas pessoas e sua visão de futuro.
Cuidado! Nas coisas simples ... o inimigo tem agido em muitas esferas e as mais importantes área de atuação se deve a popular adivinhação (ver a sorte). A adivinhação é condenada por Deus por ser fruto da idolatria. A idolatria é odiada por Deus. Além da adivinhação há a astrologia, cartomancia, numerologia, jogar dados, búzios ...
Talvez você esteja se perguntando: sendo Deus, todo poderoso, por qual motivo permite essa ação diabólica? Tomás de Aquino e Agostinho disseram que as “ações diabólicas são permitidas em benefício de bens maiores ou até para prevenir males ainda piores”. Ou seja, diante de um ataque do diabo a nossa fé é provada. Quando vencemos saímos mais fortes. Quando caímos, pela graça de Deus somos chamados ao arrependimento e evitamos um mal muito maior. A palavra de Deus diz que toda provação e tentação, traz crescimento espiritual (Lc 22.31-32; Tg 4.7).
O diabo nos tenta por não poder atingir a Deus, e busca de todas as maneiras atingir os filhos e filhas de Deus. Sua maior alegria é afastar alguém de Cristo e do evangelho. E o evangelho nada mais é do que a boa notícia da vitória de Cristo sobre a morte, o inferno e o diabo.
O Cristo vitorioso nos oferece armas para lutar contra nosso inimigo (Ef 6.14 – 17).
Na batalha nossa de cada dia é preciso estar sempre preparado (Ef 6.14). Igreja - batalhão dos soldados de Cristo - não esqueça os equipamentos de batalha:
Usem a verdade como cinturão (Ef 6.14).
Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (Jo 14.6). Contra essa verdade, o diabo (pai da mentira, Jo 8.44) combate. O inimigo age pela mentira, pelas fake News dos falsos pregadores.
A igreja se mantem de pé pela verdade que é Cristo. Sem a verdade que é Cristo e o seu evangelho salvador, não há como prevalecer na batalha.
Na batalha nossa de cada dia é preciso estar sempre preparado (Ef 6.14). Igreja - batalhão de soldados de Cristo - não esqueça os equipamentos de batalha:
Vista-se com a couraça da justiça (Ef 6.14b). A couraça cobria desde o pescoço até o peito. Protegia os órgãos vitais do guerreiro.
A couraça da justiça de Cristo é o que o diabo não quer que os pecadores saibam e reconheçam. Ele não quer que os pecadores saibam que em Cristo seus pecados são perdoados.
Na batalha nossa de cada dia é preciso estar sempre preparado (Ef 6.14). Igreja - batalhão de soldados de Cristo - não esqueça os equipamentos de batalha:
Calce o sapato e esteja pronto para anunciar o evangelho da paz! (Ef 6.15)
Os soldados romanos usavam sandálias com cravos nas solas para dar agilidade na caminhada por lugares íngremes. O autor a carta aos Hebreus (Hb 2.14) diz que o diabo é senhor da morte. A mensagem da paz, o evangelho, é o anuncio da vitória sobre a morte, o inferno e o diabo. A ressurreição é a mensagem que precisa ser proclamada para todos (1Co 15.55).
Na batalha nossa de cada dia é preciso estar sempre preparado (Ef 6.14). Igreja - batalhão de soldados de Cristo - não esqueça os equipamentos de batalha:
Levem sempre a fé como escudo (Ef. 6.16).
O escudo protegia todo o corpo do soldado dos dardos inflamados que feriam com corte e queimadura.
O inimigo não deseja de maneira nenhuma que o pecador saiba que “O justo vive pela fé” (Rm 1.17). Ele quer manter as pessoas prisioneiras em suas realizações e ignorância com respeito a salvação.
Na batalha nossa de cada dia é preciso estar sempre preparado (Ef 6.14). Igreja - batalhão de soldados de Cristo - não esqueça os equipamentos de batalha:
Recebam a salvação como capacete (Ef. 6.17a).
O diabo não quer que o evangelho da salvação brilhe sobre as pessoas.
Na batalha nossa de cada dia é preciso estar sempre preparado (Ef 6.14). Igreja - batalhão de soldados de Cristo - não esqueça os equipamentos de batalha:
Recebam a Espada que é a Palavra de Deus (Ef. 6.17b).
Todo ataque começa com uma boa defesa. E a arma de ataque e de defesa é a Palavra de Deus. Você conhece a Bíblia e a sua mensagem central? Na carta aos romanos, o apostolo Paulo escreveu: “E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros?” (Rm 10.14-15).
Um dos grandes ataques do inimigo do diabo é o vasto crescimento dos cristãos sem igreja. Ele dissemina por aí que as pessoas não precisam da Bíblia, de pregadores, da comunhão dos santos.
Na batalha nossa de cada dia é preciso estar sempre preparado (Ef 6.14). Igreja - batalhão de soldados de Cristo - não esqueça os equipamentos de batalha: verdade, justiça, pregação, fé, salvação, Palavra.
Paulo está por concluir essa carta circular aos cristãos da Ásia Menor. Está por assim dizer que o diabo ataca justamente as bênçãos com as quais havia transformados gentios e judeus num só povo, numa só igreja.
Igreja – batalhão de Cristo, saiba que sem Cristo perdemos as batalhas diárias.
Na batalha nossa de cada dia - Cuidado! Portanto, estejam preparados ...” (Ef 6.14) ou “firmai os vossos pés...Como?
... orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus” (Ef 6.18).
Se já estou armado com a verdade, com a justiça de Cristo, com a pregação, com a fé, com a salvação e a Palavra, qual é a razão de orar e vigiar?
... nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão” (Ef 6.12). Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...