segunda-feira, 15 de abril de 2019

Feliz Páscoa - Jesus passou por cima da morte!

Salmo 16; Isaías 65.17-25; 1Coríntios15.19-26; Lucas 24.1-12
Texto: 1Co 15.19-26
Tema: Feliz páscoa – Jesus passou por cima da morte!

Páscoa é a festa que marca o início do calendário bíblico de Israel e delimita as datas de todas as outras festas na Bíblia. Páscoa (Pêssach, em hebraico) significa literalmente “passagem” (pois o Senhor “passou” sobre as casas dos filhos de Israel, poupando os primogênitos da morte (Ex 12:27). 
Páscoa fala de memória, identidade. O povo de Israel foi liberto da escravidão do Egito para poder servir a Deus e ser luz para as nações.
A páscoa mostra quem o povo de Deus era e quem deveriam ser. E Paulo, milhares de anos mais tarde escreveu (Ef 3.6).
O simbolismo da Páscoa é parte da mensagem no Novo Testamento, e toda a obra da Cruz se baseia no evento da Páscoa Judaica.
A páscoa mostra que em Jesus, o cordeiro pascal (1Co 5.8), somos resgatados da escravidão do pecado (Jo 1.29).
A doutrina que mais avança entre os brasileiros é o espiritismo e essa por sua vez apregoa que não há ressurreição, mas reencarnação. Dessa maneira, os espíritas realizam boas ações com o intuito de receberem uma nova oportunidade reencarnatória.
As pessoas não comemoram a páscoa como sendo o dia em que Deus em Jesus passou por cima da morte. A festa da páscoa nos faz lembrar que os mortos irão ressuscitar. 

A questão é: Será que realmente haverá ressurreição dos mortos? Ou será que se resume a essa vida que nada mais é do que uma sucessão de reencarnações? Os saduceus diziam que sim. Ainda hoje a muitas seitas que dizem sim.
Ouçamos a Palavra de Deus: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1Co 15.19).
Se é verdade, que depois dessa vida não se segue outra vida pela ressurreição, devemos dar de ombros para o Batismo, o púlpito e toda a cristandade.
As pessoas seguem alguma crença, por buscarem algo para o além do aqui e agora. E aqui, entramos em choque, pois, o que será após a morte?
Hoje é o dia em que confessamos que Jesus passou por cima da morte. Assim como Cristo ressuscitou, nós também ressuscitaremos. Pois, Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1Co 15.19).
Quantas pessoas estão vivendo suas vidas infelizes!
Infelizes pela incerteza da ressurreição. Infelizes, por tentarem fazer coisas aqui, tentando colher numa suposta reencarnação.
Hoje é páscoa – o grande dia do cristianismo. É um dia para celebração da vida. Não somente da vida aqui e agora, mas, de vida eterna.
Feliz páscoa – feliz pêssach –, afinal, por Jesus, Deus passou por cima da morte. E mesmo aos que morreram e mesmo se nós morrermos, a morte foi vencida, e todos irão ressuscitar.
Como cristãos, temos uma certeza - a certeza da nova vida que surge da morte. Jesus e sua obra, sua paixão e morte são a totalidade da ação redentora de Deus. Jesus venceu a morte – derrotou a mesma e o mais extraordinário é que proclamou sua vitória aos derrotados no inferno (1Pe 3.19).
Páscoa – Pêssach – é um dia tão maravilhoso, que mesmo se sentirmos falta de um ente querido na nossa festa, iremos ri, por saber que a morte foi vencida em Cristo. Lembre-se, Jesus respondeu aos saduceus: “Deus não é Deus de mortos, e, sim, de vivos” (Mt 22.33).
Pêssach - Páscoa – Jesus passou por cima da morte. Cristo ressuscitou! “...ele é a primícias dos que dormem” (1Co 15.20).
O pecado ainda está mundo, pelo fato do mundo estar vivendo a era da queda em pecado. A morte é a pregação da lei de Deus. No entanto, mesmo que haja morte, por causa da natureza pecaminosa, o cristão pode-se dizer imortal, afinal, dorme nos braços do Senhor (Jo 11.26; 10.28) e quando soar a trombeta, todos os mortos ressuscitarão. Infelizmente, aqueles que morreram ou morrerem sem a fé em Cristo para a condenação eterna.
Por causa do pecado – posso até ter medo da morte. Mas, na fé em Jesus, sei que mesmo que a morte me atinja nessa vida, irei ressuscitar para a vida eterna.
Uma pessoa gananciosa é consolada com dinheiro, uma pessoa doente é consolada com remédio, um mendigo ou faminto é consolado com comida. O cristão é consolado pela Palavra de Deus que lhe garante a ressurreição. Pela e na fé, o cristão se mantém perseverante, pois crê que Cristo o manterá em seu colo até o ultimo dia.
Que dia especial é o dia páscoa! É o dia em que lembramos o pêssach – Deus passou por cima da morte, por isso, o salmista escreveu: “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele” (Sl 118.24).
Pêssach – Páscoa – um dia tão especial. Mas, para milhares de pessoas é um dia como qualquer outro, afinal, há os que ainda creem no estado intermediário das almas. Há os que creem no purgatório ou no limbo. Há os que creem na reencarnação. E tem outros que simplesmente creem que morreu, tudo se acabou.
A mensagem do pêssach é uma notícia extraordinária para nosso consolo e felicidade.
É preciso destacar que os cristãos do antigo testamento descansam “nos braços de Abraão” (Gn 22.18). Os que adormeceram na fé, são preservados e protegidos nessa palavra: estão nos braços de Abraão e dormem nela até o Último dia. Os cristãos do Novo testamento e nós estamos consolados e confortados na ressurreição de Cristo (1Co 15; Fp 3.20).
Assim como a morte afeta a pessoa totalmente, a ressurreição também afetará (2Co 5.6; Fp 1.23). 
Pêssach – Páscoa é a boa notícia de que quer seja na morte ou no retorno de Jesus, é Cristo quem espera por nós para nos abraçar. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...