segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Oficio do ensino! (Tg 3.1-12)

 12 de setembro de 2021

Salmo116.1-9; Isaías 50.4-10; Tiago3.1-12; Marcos 9.14-29

Texto: Tg 3.1-12

Tema: Oficio do ensino!

 

O apóstolo Tiago me adverte nesse trecho da epístola (Tg 3.1-12). A advertência é sobre o oficio do ensino.

Os mestres exerciam um importante papel na vida da igreja primitiva. A sociedade da época era composta em sua maioria por analfabetos, assim, o ensino dado por um mestre era muito bem-vindo. Esse suposto mestre poderia fazer uso de seu conhecimento para enganar as pessoas e leva-las a perdição.

A tarefa crucial do mestre era transmitir a doutrina cristã de maneira correta, para que a pessoa não incorresse em desvio do certo para o errado.

Tiago sabia do perigo que as comunidades corriam e correm diante dos falsos mestres e por isso fez e faz o alerta: “sabendo que havemos de receber maior juízo”.

Essa advertência mostra que há uma enorme responsabilidade e seriedade no ministério do ensino.

A tarefa do ensino envolve falar e o falar está corrompido pela língua. O poder da língua mostra que cada mestre está suscetível ao erro.

O mestre precisa levar em consideração a seriedade do seu chamado, a seriedade do ministério que não lhe pertence, mas é uma graça concedida por Deus.

Quando Tiago exorta os mestres, anunciando que “hão de receber maior juízo”, está alertando quanto à seriedade do exercício do ministério do ensino. Ninguém deve ingressar no ministério da pregação por motivo frívolo ou egoísta. O ministério não é para honra pessoal.

Quando o apostolo Tiago chama atenção sobre o poder da língua, está exortando sobre o perigo que um falso ensino pode causar na vida de uma pessoa. O falso ensino é tão perigoso que pode contaminar uma pessoa. Quando a língua contamina uma pessoa, está realizando o oposto da fé. E esse é o perigo do mau uso da língua, contaminar, fazer alguém se perder por causa de um falso ensino.

Por dia surgem 12 novas igrejas no Brasil, contando apenas aquelas com registros. É uma bênção de Deus termos esse registro, mas a questão é: os pregadores tem noção da responsabilidade que possuem diante do ensino da Palavra de Deus?

A igreja ainda está entre as instituições mais confiáveis, atrás das forças armadas e OAB. Na época em que Tiago escreve a carta, os mestres estavam entre os mais confiáveis, atrás dos apóstolos e profetas.

Muitos buscavam e queriam serem mestres devido a confiabilidade. Buscava-se aproveitar desse prestigio (Mt 23.2-8).

O apostolo Tiago exorta para que cada um considere a responsabilidade do ministério do ensino. Tiago não quer desencorajar ninguém, apenas deseja que os mestres analisem o ensino que não lhes pertence e que considerem as ovelhas pelas quais não deram a vida. Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...