quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Mulher – a auxiliar da parte de Deus!

 Salmo 128; Gênesis 2.18-25; Hebreus 2.1-13; Marcos 10.2-16

Texto: Gênesis 2.18-25

Tema: Mulher – a auxiliar da parte de Deus!

 

Mulher é um mal necessário”. Quem já não ouviu esse dito popular? Vamos ouvir a voz de Deus sobre isso!

Deus disse: “Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade”.

Antes de entregar ao homem a sua outra metade, Deus colocou Adão para dar nome aos animais. Entre todos os animais: macho e fêmea, Adão não encontrou sua metade. Diante de nenhum animal, Adão exclamou que tinha uma metade. No entanto, após acordar do profundo sono que Deus o colocou e lhe entregar a mulher, Adão exclamou: “Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem” (Gn 2.23).

Adão recebeu de Deus uma companheira. E essa companheira foi bem recebida por parte de Adão a ponto do mesmo dizer: “Agora sim!...”, ou seja, isso me fazia falta. Agora tenho alguém igual.

Com seu poema apaixonado, Adão destaca que agora estava num relacionamento prazeroso e esse é o relacionamento de acordo com a vontade de Deus.

Ao dizer: “... Esta é carne da minha carne...” Adão lembra o ato criador de Deus. É a confirmação da sabedoria de Deus. Nada na natureza substitui a companhia providenciada por Deus.

Adão foi criado do pó da terra e a mulher foi criada da costela do homem. Isso indica que ambos são obra das mãos criadoras de Deus. Ambos a imagem de Deus e assim, importante e necessário para esse mundo. O homem como cuidador e a mulher como auxiliadora.

Diante dos animais, Adão não encontrou ninguém para ter intimidade e cumplicidade.

A mulher não é um mal necessário. É uma bênção divina!

... Enquanto ele dormia, Deus tirou uma das suas costelas e fechou a carne naquele lugar. Dessa costela o Senhor formou uma mulher e a levou ao homem...” (Gn 2.21-22).

A sociedade pinta a classifica a mulher como sendo um mal necessário. Há muito desrespeito para com a mulher. Cerca de 12 mulheres são assassinadas por dia no Brasil pelo simples fato de ser mulher (feminicídio). A raiz do feminicídio está no menosprezo e na discriminação à condição feminina.

Ser feita da costela significa que a mulher desfruta do esforço e da dignidade e honra do homem. A mulher é tão digna quanto o homem. Ser da costela do homem significa que a mulher respeita a fonte da sua existência. Por isso, a mulher honra, estima e permite ser governada. Ser feita da costela significa que o homem governa a mulher com consideração e gentileza.

Homem e mulher foram preparados por Deus para que vivam em companheirismo e intimidade. O homem foi colocado diante de todos os animais para ver que não há nenhum igual diante dele na natureza. A mulher sendo feita da costela do homem mostra que ambos são inseparáveis um do outro.

Há um relacionamento único entre homem e mulher. A união entre homem e mulher é algo extraordinário. É divino. É uma união inseparável. O próprio Senhor Jesus disse para “que ninguém separe o que Deus uniu” (Mc 10.9).

A esposa é mais querida que a mãe e o pai. Nada é mais íntimo que a relação homem e mulher. O homem precisa deixar para trás pai e mãe. A mulher precisa ajudar seu marido, ela não pode ser obstáculo para o marido. O homem não pode preferir pai e mãe antes da sua esposa.

Martinho Lutero disse que a criação da mulher da costela do homem é um conto de fadas de Deus. E o casamento é justamente viver esse conto de fadas que é uma verdadeira bênção de Deus. Os problemas no casamento não é o homem e a mulher, ou seja, não é por ser esse homem ou essa mulher. O problema é a natureza pecaminosa que não nos deixa ver e agradecer as bênçãos de Deus. Devido a nossa natureza pecaminosa, brigamos, reclamamos, discutimos, achamos defeitos um no outro...

Mulher não é um mal necessário!

A mulher é auxiliadora do homem. Lembre-se: sem a mulher você não teria amigos, seus familiares, nem você. Sem a mulher não haveria completitude. Cada dia da criação, Deus dizia que era muito bom. Mas, vendo sua criação, Deus observou que não é bom que o homem viva sozinho (Gn 2.18).

A mulher é uma dádiva de Deus e essa bênção foi dada ao homem. Observe um detalhe no texto de Gn 2.18-25. Os animais foram trazidos por Deus para Adão por o nome. Mas, após isso, Deus trouxe a mulher para ser auxiliadora do homem. E essa auxiliadora é tão espetacular que Adão colocou nome em Eva após a promessa de Deus referente ao salvador. Destacando que assim como a mulher era auxiliadora na criação, ela também foi auxiliadora no plano de salvação. Amém!

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...