segunda-feira, 13 de setembro de 2021

A oposição sobre a verdade!

 19 de setembro de 2021

Salmo 54; Jeremias 11.18-20; Tiago 3.13-4.10; Marcos 9.30-37

Texto: Jr 11.18-20

Tema: A oposição sobre a verdade!

 

O profeta Jeremias nasceu na cidade de Anatote, 626 anos antes do nascimento de Cristo. É conhecido como o profeta chorão. Foi o profeta que mais sofreu, devido ao afastamento e rebeldia do povo de Deus. O povo que havia sido escolhido por Deus, agora, após muitos anos da libertação da escravidão do Egito e instalados e ricos na terra prometida, voltou-se a outros deuses, em especial Baal. O povo de Deus violou a aliança que Deus havia feito com eles.

O profeta Jeremias foi enviado para repreender o povo afastado e rebelde. Jeremias advertiu, aconselhou, enfrentou governantes e falsos sacerdotes. Jeremias foi um pregador fiel. Mas, como a verdade sempre sofre oposição, assim foi com Jeremias. Ele foi ridicularizado, ignorado, passou fome, foi ameaçado e amaldiçoado.

O profeta Jeremias é um exemplo de dificuldades e perigos que um profeta de Deus enfrenta em meio a um povo rebelde e afastado de Deus. Ao mesmo tempo, Jeremias é um exemplo de que apesar de todas as adversidades, o apego a Deus é fortaleza, força e motivação para continuar servindo com fidelidade.

Deus disse ao profeta Jeremias tudo o que seus inimigos estavam tramando contra o profeta. Deus trouxe orientação, ânimo e conforto a esse profeta.

Jeremias resistiu diante desse povo rebelde e desobediente apegado à Palavra de Deus. Deus era seu orientador, confortador e animador numa situação em que a melhor alternativa seria desistir.

O apostolo Tiago adverte (Tg 3.1-12) sobre o oficio do ensino. Cada pregador tem uma enorme responsabilidade no ensino e na proclamação da Palavra de Deus. E por se tratar da Palavra de Deus, cada pregador está sujeito à rejeição, humilhação, zombaria e perseguição.

Tenho observado muitos colegas pastores desanimados, deprimidos, angustiados. Muitos estão sofrendo e não encontram respostas para suas dúvidas e inquietações. Sempre comento com a minha esposa que estou preocupadíssimo com a relação eclesiástica – pastore congregados. Pois se pastores estão pensando em desistir é porque estão sofrendo nas mãos de um povo que não é qualquer povo, mas o povo de Deus.

O que fazer?

Apegar-se, tanto o pastor quanto congregação, à Palavra de Deus.

O apostolo Tiago recomenda: “limpem os vossos corações” (Tg 4.8). Entendo que, ao pronunciar isso, um pastor deprimido, angustiado, humilhado, será ainda mais oprimido. Mas, não se pode calar. É necessário advertir, afinal, Jesus deixa claro em sua explicação aos mandamentos: “Faze isto e viverás” (Lc 10.28) e o apostolo admoesta: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará” (Ef 5.14).

Quem de nós consegue cumprir tais exigências? É possível limpar o coração? Fazer e viver? Despertar do sono? Ninguém é capaz.

É o mesmo quando um credor exige pagamento, mas o devedor não tem condições de efetuar o pagamento. O credor sabe que o devedor está sem trabalho, sem dinheiro, mas o cobra, pois sabe que o devedor foi displicente e, além de tudo, vaidoso e presunçoso. Quando o credor cobra a dívida atrasada, mesmo sabendo que não há condição para tal, o credor deseja humilhá-lo e fazer com que o devedor abandone o seu orgulho.

Queridos.

Não tenhamos a mesma atitude que teve o povo rebelde e desobediente. Eles queriam silenciar Jeremias. Nem se deram conta de que silenciando o profeta, estariam silenciando a Palavra de Deus e sem a Palavra de Deus, estariam se perdendo.

Quando Deus em sua Palavra nos cobra para que limpemos o coração, cumpramos a lei para vivermos e acordemos da sonolência, o faz para mostrar e provar para mim que eu não posso cumprir as minhas obrigações. E tendo me humilhado, apresenta-se a mim com seu doce evangelho restaurador.

No evangelho restaurador, onde Deus, mesmo o povo sendo rebelde e desobediente, vem ao nosso encontro para através dele nos motivar, animar a servi-lo com fidelidade.

Deus foi ao encontro de Jeremias com sua Palavra.

Deus continua vindo ao nosso encontro com a sua Palavra.

Como está o nosso ouvir? Lembre-se: santificar o dia do descanso é mais do que um mero costume de ir à igreja. Santificar o dia do descanso é ouvir, estudar, meditar na Palavra de Deus. Uma palavra que conforta, anima e orienta.

Se o profeta Jeremias não tivesse dado atenção a Palavra de Deus e tivesse agido como o povo, virado as costas, não teria encontrado ânimo, força e motivação para continuar na missão de Deus.

Continuar com as costas viradas para Deus é continuar enfrentando o problema que queremos derrotar e não o derrotaremos.

Limpem o vosso coração, façam e vivam, acordem da sonolência!

Eu não consigo!

Diante disso, Jesus ensinou e ensina que só uma coisa é necessária (Lc 10.38-42), dar ouvidos à Palavra de Deus. Deus age pela sua Palavra. Pela Palavra Deus oferece e dá a fé.

Vamos parar de resistir a graça de Deus. A chama ardente que o corrói por dentro, se deve ao fato de que se reconhece o pecado. Não apague essa chama com pensamentos ou com coisas fugazes. O evangelho transformador, a água viva, apagará essas chamas e transformará você gradativamente.

Tantos se perderam eternamente ao longo da história da humanidade por não darem ouvidos a Palavra de Deus. Não faça parte dessa estatística. Ouça o que Deus lhe diz. E tudo o que Deus nos diz está resumido em seu Filho Jesus Cristo, aquele que tornou e torna possível a limpeza do nosso coração, o fazer e viver e o acordar da sonolência. Amém!

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...