terça-feira, 29 de março de 2016

Apocalipse - um delicioso bolo recheado!

03/04/16
2° Domingo de Páscoa
Sl 148; At 5.12-20; Ap 1.4-18; Jo 20.19-31
Tema: Apocalipse - um delicioso bolo recheado!

e da parte de Jesus Cristo, a testemunha fiel! Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado e que governa os reis do mundo inteiro. Ele nos ama, e pela sua morte na cruz nos livrou dos nossos pecados,” (Ap 1.5)

         Muitas pessoas têm medo de ler o livro de apocalipse. Por quê? Devido ao medo que sentem diante das revelações contidas no livro. Esse medo se deve a uma leitura superficial do texto. Outras se atemorizam porque levam em conta as imagens transmitidas pela interpretação hollywoodiana. 
         A palavra Apocalipse traz em seu significado “tirar a cobertura de algo”. Só é possível conhecer o recheio do bolo, quando se tira a cobertura. Enquanto as revelações do livro de Apocalipse tiverem cobertas, as pessoas não descobrirão o delicioso recheio do mesmo.       
         Muitas pessoas estão apavoradas com o conteúdo do livro de Apocalipse devido a falsas interpretações. Interpretações que só mantêm o bolo recheado, mas, nunca saboreado, afinal, ninguém conhece o recheio. É necessário que, com muita humildade e sabedoria do alto, a cobertura seja retirada, para que seja revelado a verdadeira mensagem do amor e do cuidado de Deus aos seus filhos e herdeiros.
         O apóstolo João, o discípulo que recebeu a primeira revelação das palavras de Apocalipse, estava preso na ilha de Patmos. Sua prisão foi consequência da pregação do evangelho.
         Qual mensagem Jesus estava por transmitir ao seu apóstolo?
         Jesus não tinha o propósito de colocar medo no seu apóstolo e nos que receberiam a carta. O objetivo de Jesus era consolar, renovar a certeza de que Ele, Jesus, havia vencido e como vencedor, conduz a história, “...e que governa os reis do mundo inteiro...” (Ap 1.5).
         Na revelação transmitida ao apóstolo João e apresentada no livro de Apocalipse, Jesus se apresenta como vencedor, “...Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado...” (Ap 1.5). Nessa vitória, os cristãos das sete igrejas, que representam todas, (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia), eram chamados à permanecer. O convite é feito pela vitória já obtida e não por uma vitória a ser conquistada.
         Jesus veio e resgatou através de seu sacrifício na cruz a humanidade perdida em seus pecados! Essa é a mensagem da páscoa que ecoa por todos os lugares e todos os dias. Sua vitória é a vitória dos que creem em Jesus, “Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. ...” (Rm 1.17).
         Após o sacrifício e ascensão de Jesus, os cristãos passaram a viver na ansiedade e na expectativa de um retorno rápido de Jesus. Ao invés do retorno imediato de Jesus, houve perseguição aos cristãos. Essa perseguição fez com que muitos desanimassem e para superar esse desânimo, Jesus em seu amor e misericórdia envia essa belíssima carta aos cristãos de todas as igrejas espalhadas pelo mundo. Na carta denominada Apocalipse, Jesus novamente declara seu amor: “Ele nos ama, e pela sua morte na cruz nos livrou dos nossos pecados, ...” (Ap 1.5).
         Jesus venceu a morte, o diabo e o inferno por mim. Essa vitória me é presenteada gratuitamente, “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la” (Ef 2.8-9).
         Apocalipse é uma carta onde Jesus declara seu amor e cuidado dizendo que “aconteça o que acontecer, Ele está nos cuidando”. Apocalipse é um delicioso bolo recheado preparado pelo mestre cuca Jesus. Ao ler Apocalipse saiba que em todos os eventos que aconteceram, acontece e acontecerão, o cristão é convidado a saborear o delicioso recheio de Apocalipse e não se atemorizar a ponto de cair da fé. Em Jesus todos ressuscitarão. Os cristãos para a Vida Eterna. Ele nos ama, e pela sua morte na cruz nos livrou dos nossos pecados. Amém!



M.S.T. Rev. Pastor Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...