segunda-feira, 4 de abril de 2016

Apocalipse - O recheio do bolo! Parte 2

10/04/16
3° Domingo de Páscoa
Sl 30; At 9.1-22; Ap 5. 8-14; Jo 21.1-14
Tema: Apocalipse -  o recheio do bolo! Parte 2
O único digno de abrir o livro.

         Num primeiro momento parece ser estranho, mas o propósito do capitulo 4 e 5 de Apocalipse é preparar para os capítulos 6 e 7. Eles servem de fundamento para a compreensão do restante do texto apresentado em Apocalipse.
         A visão do livro, dos sete selos e do Cordeiro são fundamentais para que a igreja e seus membros se assegurem de que como filhos de Deus, que seguem a Palavra de Deus, estejam absolutamente seguros e certos da providência divina. Deus se revelou nos capítulos 4 e 5 como: Todo Poderoso - 4.8; Criador 4.11; Redentor – 5. 5 – 14; Santificador – 4.5.
         O capitulo 4 apresenta a visão do trono. Símbolo do Reino, do domínio e do poder de Deus. O capitulo 5 apresenta a visão do Cordeiro. Quem está sentado no trono é Deus, o Pai.
         A expressão “mão direita” (Ap 4. 2,3) significa a mão do seu poder e da sua majestade (Ap 1.16). Nessa mão poderosa e majestosa está um livro. Esse livro é um símbolo. Ao dizer que o livro está escrito por dentro e por fora indica que não há mais espaço para escrita, ou seja, está completo. O conteúdo é tudo aquilo que foi prometido a João em Apocalipse 4.1. Tudo o que está escrito deve acontecer. O fato de estar selado com sete selos indica que não há possibilidade de alguém ler uma única palavra.
         O número sete é a combinação do número de Deus e do mundo criado. Essa combinação demonstra que o que se trata aqui são as coisas que da parte de Deus acontecem no mundo. Essa combinação que forma o número sete indica que essas coisas acontecem com os filhos de Deus e a sua igreja. Os acontecimentos são revelados a medida em que os selos vão sendo abertos.
         Só Deus sabe o que vai e quando vai acontecer. E por amor a sua igreja e aos seus filhos, revela os acontecimentos.
         Apocalipse capítulo cinco apresenta alguém digno de abrir os selos e o livro (Ap 5.2-4). Essa pessoa não é alguém com coragem ou forte. A pergunta é feita por um anjo forte: “Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?” (Ap 5.2).
         “Quem é digno?” O texto faz referência a céu, Terra e debaixo da terra. Céu - significa que ninguém da multidão dos anjos. Terra - significa que ninguém dos seres vivos humanos. Debaixo da terra significa os que já morreram. A pergunta feita pelo anjo: “Quem é digno?” apresenta uma situação sem solução. E é justamente por estar diante de uma situação sem solução é que o apóstolo João “chorava muito”.
         No entanto, esse choro foi interrompido por um representante da Palavra de Deus que lhe disse sobre o Leão de Judá.
         O antigo testamento, através de Moisés e do profeta Oséias (Gn 49.9 – 10; Os 11.10), apontam para Jesus Cristo, o cordeiro de Deus como sendo o único que poderia tirar o livro da mão direita de Deus, abri-lo e olhar seu conteúdo.
         “Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra” (Ap 5.6).
         Palavras iniciais da grande visão do Cordeiro. Esse Cordeiro é digno de abrir o livro. Mas, e o Leão descrito pelo Antigo Testamento? Observe dois detalhes importantes antes de concluir qualquer coisa. O Leão é o grande vencedor. O Cordeiro de Deus tira o pecado do mundo, (conf. Is 53.7 e explicado ao eunuco em At 8. 32 -35. Recordar a pregação do dia 03 de maio de 2015, no arquivo do blog). 
         A visão mostra que o cordeiro tinha “sete chifres”. Mas não existe cordeiro com chifres? Na verdade, “sete” é o número da aliança de Deus com os homens. É o próprio Deus em relação com os homens. Na Bíblia, “chifres”, simbolizam poder e força, (Dn 7.7,20; 8.3; Ap 12.3; 13.1,11; 17.3,7,12,16). Isso quer dizer que Deus tem uma aliança com seu povo.
         Ao ler que o Cordeiro tinha “... sete olhos que são sete Espíritos de Deus, ...” é preciso entender que essas palavras fazem referência ao Espírito Santo. Isso quer dizer que João recebe e escreve a respeito da visão do Deus Triuno.
         Certa vez um filosofo registrou que “esse mundo vai de mal a pior, porque Deus está morto”. Comparou o mundo a um trem desgovernado conduzido por um maquinista morto. O maquinista é Deus.
         A mensagem de Apocalipse, por mais estranha que pareça ser a visão de Apocalipse 5.8-14, é importante e necessária. Afinal, a mesma responde aos questionamentos: onde está Deus? Será que ainda está no controle? Estamos dentro de um trem desgovernado, guiado por um maquinista morto?
         Os cristãos a quem o apóstolo João enviaria a carta de Jesus, são cristãos que viviam num mundo caótico. Havia fome, violência, imoralidade, perseguição, etc.
         A visão do Cordeiro vencedor. A visão do Deus único e verdadeiro mostra que Ele ainda está no controle da situação. O trono continua ocupado. Ao lado do Trono, há alguém digno de abrir o livro que está em suas mãos.
         Deus não ignora a situação caótica do mundo. Ele é onisciente e Todo Poderoso.
         Através da sua carta, mostra aos seus filhos o recheio, justamente para prepara-los para todas as coisas piores que ainda viriam. Sempre se espera por dias melhores, mas pelo que indica a visão, dias piores virão.
         Só irá acontecer coisas piores, porque satanás e os governos desse mundo buscarão fazer tudo para destruir a igreja e apagar a imagem de Deus das pessoas.
         Certa vez um navio em alto mar passou por uma terrível tempestade. Com a força do vento o navio era jogado de um lado a outro. As águas praticamente cobriam o navio. Todos estavam desesperados. Havia naquele barco um menino de 10 anos que diferentemente dos demais, estava tranquilo, sentado num canto onde a água ainda não havia atingido lendo uma revista. Ao que o marinheiro lhe perguntou: “Você não está com medo do barco afundar?” O menino então lhe respondeu: “Sim, tenho medo. Sei do perigo, mas nada de pior vai acontecer, pois o meu pai é o piloto e eu confio nele”.
         Isso é o que a visão do Cordeiro quer nos ensinar. Por mais que os ventos da sociedade caótica nos atinjam, por mais que coisas ruins aconteçam, Deus nosso Pai continua no controle. Amém!

M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...