segunda-feira, 7 de março de 2016

Eu Frágil!

5º Domingo na Quaresma - 13/03/2016
Sl 126; Is 43.16-21; Fp 3.(4b-7)8-14; Lc 20.9-20
Tema: Eu Frágil!


       Perfeição – as pessoas buscam por coisas perfeitas. Todos querem um corpo perfeito, uma vida perfeita, um marido perfeito, uma esposa perfeita.
      Há alguém perfeito na face da terra?
Os perfeccionistas são os que mais sofrem, pois a cada dia descobrem que não são perfeitos e por mais que tentem, sempre encontram algo imperfeito para corrigir.
Paulo, o apóstolo, descobriu isso a duras penas. Foi criado num regime perfeccionista. Mas, após ter caído do cavalo, quando Jesus lhe apareceu, descobriu algo valioso. Toda sua perfeição era lixo. Sendo lixo, precisava ser descartado, jogado fora.
        
         “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus” (Fp 3.12)

Por mais que se busque a perfeição, viver adequadamente, ser honesto, bom pai, boa mãe, bom funcionário, vez ou outra vemos que não é possível. Em algum momento falhamos, erramos.
         Em nosso viver, em determinadas situações parecemos ser piedosos, santos, inculpáveis de alguma coisa. Nesses momentos até parecemos um super-herói cristão, ou seja, capazes de vencer o pecado.
         Enquanto isso, quanto mais ouço a pregação da Palavra, quanto mais participo na igreja, a minha imperfeição vai sendo revelada. E é justamente nessa situação que surge um conflito: “achar que por estar na igreja, na comunhão dos santos, a vida ficaria melhor, que seria um melhor pai, uma melhor mãe, que cometeria menos pecados”.
         Quanto mais conhecemos a Palavra de Deus, mais conhecemos a nossa real situação: somos frágeis. Quanto mais um cristão busca se aprofundar na Palavra de Deus, maiores são as tentações e também as quedas. O apóstolo Paulo na carta aos Gálatas disse: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer” (Gl 5.17).
         Quem busca a perfeição ou alguém que seja perfeito, sinto muito informar: não há nenhum ser humano que não peque. O ser humano por mais que lute, não consegue banir o pecado do coração. Mesmo que esteja na igreja, na comunhão dos santos, o ser humano continua pecador. E Jó faz um questionamento a si mesmo e a todo pecador: “Quem da imundícia poderá tirar coisa pura? Ninguém” (Jó 14.4). Não há perfeição de alguém imperfeito por natureza.
         Saulo antes de ser derrubado do seu cavalo, se sentia o “cara”. Era temido pelos cristãos. Em matéria religiosa, se julgava o “cara”. Mas, “caiu do cavalo”. E foi justamente esse acontecimento que o levou a descobrir que aquele a quem perseguia era o único perfeito capaz de torná-lo perfeito, não aos olhos humanos, mas aos olhos de Deus. Por isso, escreveu aos Filipenses: “eu poderia confiar na carne (ou seja, na minha perfeição), ... por causa de Cristo, ...considero tudo como perda, ...considero refugo...” (Fp 3.4,6,8).
         “Por causa de Cristo” - Jesus é aquele a quem Deus enviou. Ele foi enviado justamente por causa da fragilidade humana. Deus em Jesus se aproximou e restaurou a nossa sorte (Sl 126.4).
         Quando analisamos a nossa real situação, não vemos nada de perfeito. Deus da mesma forma, olha e não vê absolutamente nada em nós que possa resolver a nossa situação perante Ele. E é justamente por isso, que o apostolo Paulo anuncia que é “por causa de Cristo”. Jesus Cristo é a justiça e a perfeição do pecador. Aos olhos humanos ninguém é perfeito, mas, “por causa de Cristo”, o pecador redimido pela obra realizada na cruz, passa a ser visto e tratado como santo. Pela fé na obra realizada por Jesus, Deus aceita o ser humano imperfeito como perfeito e justo. O Espírito Santo nos guarde nessa fé. Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...