terça-feira, 1 de março de 2016

Eu Perdoado!

4º Domingo na Quaresma - 06/03/2016
Sl 32; Is 12.1-6; 2Co 5.16-21; Lc 15.1-3,11-32
Tema: Eu perdoado!

Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Co 5.21)

         Certa vez, duas pessoas estavam viajando num navio, um deles era cristão convertido; o outro, pagão. Se tornaram amigos ao longo da viagem. O cristão proclamou o evangelho salvador ao seu novo amigo e, pela operação do Espírito Santo, o pagão se tornou cristão. De repente sobreveio uma terrível tempestade. A morte rondava os passageiros e todos estavam desesperados para serem salvos. O único supremo desejo do ex pagão era que recebesse o santo batismo antes de afundar no mar, enquanto o cristão estava ansiando por absolvição. Assim, o cristão propôs ao ex pagão um plano pelo qual os desejos de ambos se realizariam: ele batizaria o ex pagão e este, tendo-se tornado cristão, absolveria o cristão. O plano foi efetuado, e quando eles, pela divina proteção, passaram a salvo pela tempestade e alcançaram terra firme, relataram ao pastor o que haviam feito na angústia, e este pronunciou válido o que havia sido realizado.
         Qual é a sua opinião sobre o caso? Batismo e Absolvição foram válidos?
         Sim!
         Para os luteranos a absolvição se baseia nos seguintes fatos:
         1 - “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Co 5.21). Jesus Cristo, o Filho de Deus, tomou sobre si e atribuiu a si todos os pecados de cada um dos pecadores, considerando-os como sendo seus próprios pecados. Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).  
         Jesus Cristo nos fez justiça de Deus. Ao ressuscitar Jesus dos mortos, Deus Pai confirmou, colocando o selo da aprovação sobre a cruz. Sobre a cruz Jesus proclamou: Está consumado, e agora, a igreja cristã, aqueles que creem em Jesus proclamam está de fato consumado. Há perdão para o pecador. O perdão é uma realidade, não resta mais nada ao pecador fazer para obter e receber o perdão. O que importa não é mais o que o homem pode fazer, mas o que já foi feito por Cristo, “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Co 5.21).
         A IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil) ensina que a igreja possui e faz uso do ofício das chaves. O ofício das chaves é o poder peculiar que Cristo deu a sua igreja na terra, para perdoar o pecado aos pecadores que se arrependem dos seus pecados e não perdoar os que não se arrependem.
        Relembremos: poder peculiar que Jesus Cristo deu a sua igreja. Quem é a igreja? é a junção de todos os que creem em Jesus como seu salvador.
       O ofício das chaves é o poder desses que creem. Eu posso perdoar alguém? Sim!  Cada leigo, serva, jovem, criança pode se tornar um ministro do evangelho para outro, assim como na história acima.
         Sei da importância do pastor e desejo que valorizemos esse ofício. No entanto, o que é verdade precisa ser dito, não podemos institucionalizar o perdão. O perdão não é uma exclusividade do pastor, o perdão é para todos e pode ser oferecido aos verdadeiramente arrependidos por todos.
         Anunciar o perdão não é recitar as palavras: “Eu, como ministro do evangelho, te perdoo todos os teus pecados, em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém”. Anunciar o perdão é comunicar que em Jesus Cristo Deus aceita o pecador de volta em sua casa, a exemplo do filho pródigo. 
         O poder do perdão está na certeza de que “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Co 5.21), não na pessoa que está promulgando o perdão em si. O pastor absolve não por ser um personagem especial com poderes extraordinários, mas porque Deus ordenou que, em seu nome e em seu lugar, os pecados dos pecadores fossem perdoados.
         Ao dizer: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Co 5.21) recebemos a certeza de que nada fizemos, nada podemos fazer, quer seja por obras, por jejuns, orações e peregrinações. Em Jesus Cristo Deus nos oferece seu perdão. Tranquilizemos nosso coração e a nossa consciência, pois esse é o verdadeiro tesouro de Deus que nos é oferecido gratuitamente. Como disse Davi após receber perdão: “bem aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto” (Sl 32.1).   
         Somos felizes não por sermos supostamente bons, ou por estarmos dentro de uma igreja. Somos felizes por sermos perdoados em Jesus, por termos a justiça de Deus em Jesus. O Espírito Santo nos guarde nessa fé. Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann

         

01 de março 
1.826 dias depois

Amantes de sermões tiveram a oportunidade nos últimos 1.826 dias encontrar no blog http://sermoescristoparatodos.blogspot.com.br mensagens sobre o amor de Deus em Jesus expostos com uma linguagem simples e bem fundamentado.
Todo aquele que atua na área da pregação sabe que a interpretação é uma arte, assim como a pintura, o teatro e a música. Interpretar as Escrituras Sagradas é uma tarefa árdua, e bem mais árdua é transmitir essa interpretação de maneira escrita. Não 100%, mas, boa porcentagem dos leitores que juntos somam em torno de 65 por dia, 118.764 nesses 1826 dias, compartilham via e-mail sua alegria com as interpretações expostas via blog. Não que isso motive a continuar escrevendo, pois não foi isso que motivou a iniciar esse trabalho no dia 01 de março de 2011.
Durante esses 1826 dias, através do blog http://sermoescristoparatodos.blogspot.com.br a motivação foi e continuará sendo apenas uma: que cada leitor consiga chegar a conclusão correta da interpretação de determinado trecho bíblico em conexão com todo o texto bíblico.
No início do trabalho, distantes 1826 dias, não planejei chegar a tantos lugares diferentes: 91 países. Constatar que foi possível ir além da própria comunidade local a quem se pretendia chegar, mostra que milhares de pessoas buscam na internet um conteúdo sólido e edificante fundamentado na Palavra de Deus. O melhor de tudo é que isso pode ser oferecido, assim como é próprio do Evangelho, gratuitamente.
Agradeço a todos meus leitores semanais e proponho o compartilhamento dessas mensagens via extensa rede social.
Um abraço
Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Um comentário:

  1. Sou de Marabá no estado do Para e semanalmente acompanho esse blog, pois me auxilia também nos cultos de leitura q faco aqui na nossa Congregação... Q Deus possa sempre esta contigo e seus familiares... a paz de Cristo... abcos fraternos...

    ResponderExcluir

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...