segunda-feira, 21 de março de 2016

Páscoa é passar por cima da morte!

27/03/2016
Ressurreição de Jesus – Páscoa
Sl 16; Is 65.17-25; 1 Co 15.19-26; Lc 24.1-12
Tema: Páscoa é passar por cima da morte!

         Quando os missionários na África (Togo), conforme, costume, perguntavam ao cacique: Quais as novas na aldeia? O mesmo sempre costumava responder: Nada, a não ser que homens morrem.
         Todos sabem da realidade da morte, mas não tem uma resposta as suas dúvidas e medos diante da mesma. Vivemos num mundo cercado e ameaçado pela morte. O apóstolo Paulo nos confronta com a realidade da morte e transmite consolo: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1Co 15.19).
         Será que realmente haverá ressurreição dos mortos? O cristianismo, de acordo com a Escritura Sagrada responde sim. Algumas seitas respondem não. Será que tudo se resume a essa vida? O cristianismo de acordo com a Escritura Sagrada responde não. E como foi na época de Jesus algumas seitas respondem sim, a vida está resumida a essa vida. No máximo há uma evolução.
         Há milhares de pessoas vivendo suas vidas como se tudo se resumisse a essa vida e assim, valorizam as coisas desta vida e menosprezam os meios da graça: Batismo, Pregação e Santa Ceia.
         Em lº Coríntios, o apóstolo Paulo responde algumas perguntas dos cristãos da congregação em Corinto. O décimo quinto capítulo é dedicado ao assunto sobre a ressurreição dos mortos, que aliás, era negada por um grupo pequeno dentro da congregação (v. 12).
         Sei que a realidade da morte traz muitas perguntas e dúvidas. Isso é natural para o cristão, afinal, o cristão sabe-se que é merecedor da condenação eterna. O medo que muitos carregam da condenação e até mesmo da morte não é característica de um não cristão, mas sim, de um cristão que se reconhece perdido e condenado. O diabo é o inimigo do cristão e o assola todos os dias. Ao cristão cabe apenas permanecer nas Escrituras Sagradas, afinal, ela é testemunha de que Jesus Ressuscitou, e assim como ele ressuscitou, nós também ressuscitaremos.
         Páscoa - tem sua origem na libertação do povo de Deus da escravidão do Egito que já perdurava 430 anos. A palavra páscoa, no hebraico “Pessach” significa passar por cima ou passar por alto.
         Ao anunciar a décima praga, Deus disse que o anjo da morte passaria pelo Egito e mataria todo primogênito. Para que os filhos primogênitos dos hebreus não morressem, Deus ordenou que com sangue do cordeiro as casas fossem marcadas, e assim, o anjo passaria por alto ou por cima.
         Os filhos de Deus ainda hoje são reconhecidos pela marca do sangue do cordeiro. Como? Eu nunca vi ninguém com essa marca? A marca é a fé. Invisível aos olhos humanos, mas visível aos olhos de Deus. Esse sinal é presenteado gratuitamente por Deus através do Batismo. Tanto que aos seus filhos, Deus dá uma certeza: “Olhei, e eis que o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome do seu Pai” (Ap 14.1). O batismo nos dá acesso a esperança de que a nossa vida não se limita apenas a essa vida.
         Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1Co 15.19).
         Contra o medo e a dúvida que o diabo coloca em cada cristão dia após dia com respeito a morte, inferno e pecado, é necessário lutar com fé. A fé recebida no batismo é constantemente alimentada pela pregação da Palavra e pela Santa Ceia. Sem os meios da graça o cristão vai se desnutrindo, e assim, pouco a pouco o diabo sufoca os filhos e filhas de Deus conduzindo-os a condenação eterna.
         É preciso lutar com fé! Afinal, “a nossa esperança não se limita apenas a esta vida”.
         Queridos e queridas, milhares de pessoas não tem noção dessa realidade. Perderam a noção de tudo.
         O cristão não abandona a sua vida cristã por causa do medo da morte, do inferno e do diabo. Na verdade, essa realidade de medo é que faz com que o cristão sempre continue na companhia de Deus em Jesus. Se eu sei que há morte, inferno e diabo, sei também que há céu, salvação e aquele que venceu o diabo. Jesus me garante a libertação da morte, do inferno e do poder do diabo: “Tragada foi a morte pela vitória. Onde está ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? ...Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 15.54,55,57).
         As pessoas vivem suas vidas na segurança da realidade desse mundo. Como se tudo estivesse destinado ao aqui e agora. Não creem mais na realidade do inferno, nem do diabo. Vivem suas vidas como se a única certeza e realidade fosse a morte. No entanto, mesmo cheio de dúvidas e perguntas diante da morte, o cristão sabe pela fé que a única coisa certa é a vida eterna.
         O apóstolo Paulo ao escrever a sua carta aos Coríntios sabia que precisava alertar muitos daqueles cristãos judeus provenientes do judaísmo que acreditavam que Deus tinha o poder de ressuscitar os mortos, mas que infelizmente, devido a falsos ensinos passaram a ter dúvidas quanto a ressurreição.
         Aos que estavam e estão se perdendo devido à incerteza da ressurreição, o apostolo Paulo os caracteriza de “infelizes”. “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1Co 15.19).
         A dúvida e pergunta sobre a morte se deve ao fato de que a mesma é uma intrusa na vida humana. A dúvida e o medo da morte, mostra a minha realidade pecadora e desesperadora sem um anjo que passe por cima da mesma. A páscoa é a certeza de que Jesus veio e passou por cima da morte. Ele ressuscitou, nós também ressuscitaremos.
         Infelizmente, há ainda muitos “infelizes”. Todos vamos passar pela ressurreição. Mas, aqueles que não tiver a marca em suas testa, ou seja, que não viverem e morrerem na fé em Jesus, não tomarão posse da vida eterna. Os “infelizes” verão com seus olhos a realidade de que a morte foi vencida por Cristo, mas, por terem durante suas vidas, rejeitado a fé em Jesus, serão tragados pela morte eterna.
         A maravilha na celebração da páscoa é justamente a certeza de que o anjo passou por cima da morte. Ele ressuscitou! Nós também ressuscitaremos! A nossa esperança não se limita apenas a essa vida.  
         No calendário da igreja cristã, todo domingo é a celebração da páscoa. É dia da alegria da ressurreição, da vida plena, da comunhão. Toda essa alegria manifestada por festas e confraternizações está na certeza de que a nossa esperança não se limita apenas a essa vida. A morte foi vencida por Jesus. Jesus é o anjo que passou por cima da morte. Amém!  



Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...