terça-feira, 1 de outubro de 2013

É dificil ser salvo?


06/10/13 – 20º Domingo após Pentecostes.
Tema de outubro: Teu filho um servo de Deus.
Sl 62; Hc 1.1 – 4; 2. 1 - 4; 2Tm 1. 1 - 14; Lc 17. 1 - 10
Tema: É difícil ser salvo?
 

         O mês de outubro é mês das crianças, para muitos da padroeira do Brasil, outros lembram o halloween, e ainda muitos o lembram como o mês da Reforma.

         Se eu fosse definir o mês de outubro, iria defini-lo como o mês do questionamento.
         Crianças, quem são?
         Padroeira do Brasil, como assim?
         Dia das bruxas, por quê?
         Reforma, qual?

         Nesse mês, onde muitas são as perguntas, me atrevo a usar nas 4 mensagens, ignorando o do dia da Reforma, 4 perguntas que buscam englobar e responder resumidamente as perguntas do mês de outubro, conforme feitas acima. Espero que você me acompanhe nesse mês. Cada semana uma mensagem! Uma mais edificante que a outra. Venha! Confira nosso blog http://sermoescristoparatodos.blogspot.com e leia a cada semana uma mensagem extraída da Palavra de Deus e trará para sua vida respostas fundamentais.

         Muitas pessoas compartilham da ideia de que a única certeza que temos na vida é que vamos morrer. Na verdade, essa frase não está correta. Afinal, os cristãos ao confessarem a sua fé dizem: “...de onde virá a julgar os vivos e os mortos...” Se Jesus voltar ainda hoje, estaremos vivos e assim a certeza de muitos cai por terra.

         Ninguém sabe a hora e o dia, nem da morte, nem da volta de Cristo. Mesmo que ignoremos o fato, a questão é que vivemos em tempos pós-modernos. Essa pós-modernidade é marcada pela perca de referenciais. Um desses, a verdade.

         Tendo a verdade perdido seu caráter de certeza absoluta, muitas mentiras circulam mundo a fora. Sem verdade, ou seja, sem certeza absoluta, cada um transmite suas ideias sem sofrer a consequência de que isso é uma mentira. Sem certeza absoluta, o pai da mentira, o diabo, tem ganhado espaço em nossa casa, em nossas bibliotecas, em muitas seitas.

         Vivemos dias perigosos. Assim como crianças, facilmente podemos ser enganados acreditando que certa mentira seja verdade, e ignorando as verdades por não se ter certeza absoluta.

         É necessário que inicie nossa conversa nesse dia dessa maneira. Afinal, a pergunta, baseado na segunda carta de Paulo a Timóteo é inquietante. Sua inquietação está no fato de que para muitos não há certeza absoluta, assim, não é verdade. Mas, você crendo ou não, não importa o tempo em que estamos vivendo, pois Paulo aos Romanos disse: “e não sejais amoldados pela renovação da mente...” ou, conforme a tradução de João Ferreira, “E não vos conformeis com este século...” (Rm 12.1).

         Mesmo que o mundo, nosso tempo diga que não é verdade, por não haver absoluta certeza, sem me amoldar por coisas novas da nossa época, digo que há a vida eterna. No entanto, fica a pergunta que urgentemente nesse nosso século precisa ser respondida: é difícil o homem ser salvo? A grande noticia é: da parte de Deus não.

         Quando Adão e Eva caíram em pecado, Deus poderia ter começado tudo de novo, mas em amor a sua criatura a sua criatura, ele decidiu fazer uma promessa: “Eu enviarei meu filho” (Gn 3.15). A partir daí, Deus iniciou seu plano de salvação, o qual nós temos descrito na Bíblia. Já no N.T. a Bíblia diz: “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Por amor Deus enviou seu filho, como diz a Palavra de Deus: “Porquanto Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

         Jesus pagou a nossa culpa, nós em Cristo somos perdoados, somos salvos. E essa salvação não é fruto do nosso esforço. Deus nos chamou e chama pelo evangelho, v. 10 “..., e por meio do evangelho.” Eu pecador, não sou nada, sem Cristo a morte é eterna, mas com Cristo não precisamos temer o nosso último inimigo que é a morte. Pois em Cristo estaremos deixando esse mundo de lágrimas para a glória eterna.

         É difícil o homem ser salvo? Da parte de Deus não. Deus preparou a salvação para cada um de nós, e convida a todos a terem acesso a essa salvação dizendo; “Arrependei-vos e crede no evangelho.” Continua dizendo pelo apóstolo João “para que creiais que Jesus é o Cristo, o filho de Deus para que, crendo tenhais vida em seu nome.

         A salvação é obra de Deus por e para nós. Na verdade, quando se fala em matéria de salvação as pessoas deixam de ouvir aquilo que a Bíblia fala para transmitirem seus pensamentos e suas leis. O homem é quem complica a salvação. O homem é que rejeita essa salvação dada por Deus em Jesus, ele cria suspeita disso e ainda desconfia. O homem que em sua cega incredulidade recusa a graciosa oferta de paz, amor e perdão que Deus em Cristo oferece e dá.

         Ninguém se iluda! Há somente uma maneira de ser salvo: através de Jesus Cristo. Receba a salvação que Deus preparou em Cristo para você! Essa salvação foi e é transmitida a mim pelo evangelho. Pelo evangelho eu fui chamado, e outras pessoas continuam sendo chamadas. Por isso Deus designou pregadores. Por isso, nesse mês de outubro, quando a IELB tem em seu calendário o mês da educação teológica, pense na possibilidade - Teu filho um servo de Deus.

         Pregador do evangelho!

         Timóteo foi designado pregador. Paulo foi designado pregador. Sua função: anunciar o evangelho, anunciar a boa nova, a mensagem da paz, de amor e perdão.

         Os pregadores são acessórios de Deus para realizar o plano da salvação, “a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus e como muitos vão ouvir se não há quem pregue.” Infelizmente, muitos estão tirando o foco da Palavra de Deus. Estão chamando a atenção par si mesmos, e assim, deixam de anunciar Jesus, o caminho a verdade e a vida.

         O que anuncia, em muitas situações virou a mensagem. Assim, vale ouvir a advertência “se alguém anunciar um evangelho diferente daquele que vocês aceitaram, que essa pessoa seja amaldiçoada” (Gl 1.9).

         É difícil o homem ser salvo? Depende de qual mensagem está sendo anunciada. Depende de qual mensagem você está ouvindo. As mensagens são muitas. E diante dessas mensagens precisamos refletir se fala ou não de Jesus.

         Muitos olham a pessoa do pregador. Pensam que ele dever ser santo e agir como tal, mas o que precisamos compreender é que também o pregador necessita da graça de Deus. A mesma salvação que o pregador anuncia, a mesma graça que proclama, também é consolo e ânimo para o pregador. O pregador depende tanto de Deus como cada membro da congregação. Então diante de um erro do pregador, tenha certeza de que ele assim como cada membro também é amado por Deus e que assim como cada membro ele é pecador e cheio de defeitos e só fala da graça da qual ele também necessita.

         É difícil o homem ser salvo? Para Deus não. Mas para os meios de comunicação sim. Aliás, para os meios de comunicação, a única coisa que existe depois da morte é a reencarnação. Precisamos ser testemunhas vivas do amor de Deus. O Deus que enviou seu único filho para morrer por nós para nos dar a salvação.

         Sejamos agradecidos a Deus, pois ele nos chamou pelo evangelho, ele nos conserva no evangelho, ele nos alimenta no seu corpo e sangue e nos anima a seguirmos em frente, pois do outro lado existe a vida eterna preparada por Jesus. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

(44) 3462 2796

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...