terça-feira, 24 de setembro de 2013

A maior necessidade do teu próximo hoje: a comunicação


29/09/13 – 19º Domingo após Pentecostes

Sl 146; Am 6. 1 - 7; 1Tm 6. 6 - 19; Lc 16. 19 - 31

Tema: A maior necessidade do teu próximo hoje: a comunicação.


         Num primeiro momento, a olhar para o tema, rapidamente pensamos. De fato, a maior necessidade do meu próximo é a comunicação. Vivemos na era das comunicações. Não há distância que um celular, internet não resolva. 
         Quando olhamos para o texto bíblico, Lucas 16. 19 – 31, e para o tema, fica a pergunta: porque a maior necessidade do meu próximo é a comunicação?
         Bem! Vamos estudar o texto.

16.19 Jesus continuou: — Havia um homem rico que vestia roupas muito caras e todos os dias dava uma grande festa. 16.20 Havia também um homem pobre, chamado Lázaro, que tinha o corpo coberto de feridas, e que costumavam largar perto da casa do rico. 16.21 Lázaro ficava ali, procurando matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do homem rico. E até os cachorros vinham lamber as suas feridas. 16.22 O pobre morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão, na festa do céu. O rico também morreu e foi sepultado. 16.23 Ele sofria muito no mundo dos mortos. Quando olhou, viu lá longe Abraão e Lázaro ao lado dele. 16.24 Então gritou: “Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe o dedo na água e venha refrescar a minha língua porque estou sofrendo muito neste fogo!” 16.25 — Mas Abraão respondeu: “Meu filho, lembre que você recebeu na sua vida todas as coisas boas, porém Lázaro só recebeu o que era mau. E agora ele está feliz aqui, enquanto você está sofrendo. 16.26 Além disso, há um grande abismo entre nós, de modo que os que querem atravessar daqui até vocês não podem, como também os daí não podem passar para cá.” 16.27 — O rico disse: “Nesse caso, Pai Abraão, peço que mande Lázaro até a casa do meu pai 16.28 porque eu tenho cinco irmãos. Deixe que ele vá e os avise para que assim não venham para este lugar de sofrimento.” 16.29 — Mas Abraão respondeu: “Os seus irmãos têm a Lei de Moisés e os livros dos Profetas para os avisar. Que eles os escutem!” 16.30 — “Só isso não basta, Pai Abraão!”, respondeu o rico. “Porém, se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí eles se arrependerão dos seus pecados.” 16.31 — Mas Abraão respondeu: “Se eles não escutarem Moisés nem os profetas, não crerão, mesmo que alguém ressuscite.” (http://www.sbb.org.br)

 
         Na mensagem anterior, na semana passada, falamos do Administrador infiel. O dono solicitou prestação de contas. Desesperado, o administrador agarrou-se na sua única alternativa de salvação, na misericórdia divina. Mais uma vez estamos diante de uma parábola.

         Das 44 parábolas narradas pelos evangelistas, essa é a única onde o personagem tem um nome: Lázaro. Que significa, “Deus ajuda.

         Esta parábola não é um posicionamento de Jesus com respeito a riqueza e pobreza. Nem tampouco, sobre a questão crucial da vida além da morte.

         O verdadeiro objetivo de Jesus nessa parábola é advertir as pessoas que se assemelham ao homem rico e seus irmãos.

         Jesus está se comunicando com os cobradores de impostos, pessoas de má fama, fariseus, saduceus, intérpretes da lei e seus discípulos. Nessa comunicação Jesus mostra que sua missão se resume na busca pelo pecador perdido.

         Com a parábola do administrador infiel, Jesus quer nos ensinar que só agarrando-se na misericórdia divina é que se consegue a salvação. Com a passagem bíblica desse culto, Lucas 16. 19 – 31, Jesus mostra que nEle, as Escrituras, o Antigo Testamento, estava sendo cumprido. Tudo o que havia sido anunciado por Moisés e pelos profetas, em Jesus, estava se cumprindo. Toda a humanidade, todos os Lázaros, estava sendo ajudada. Pois, a semelhança de Lázaro, como pecadores, necessitamos de cuidado, amparo e alguém que nos socorra.  

         Jesus está se comunicando, e sua comunicação visa advertir as pessoas que se assemelham ao homem rico e seus irmãos. Advertir as pessoas que vivem suas vidas tranquilamente sem levar em consideração o ensino da Palavra de Deus. Pessoas que vivem suas vidas pensando que cada vida é uma nova reencarnação que as está purificando. Pessoas que semelhantemente ao rico, vivem suas vidas egoisticamente, fazendo-se surdos para a Palavra de Deus. Pessoas que vivem suas vidas na filosofia de que precisam aproveitar a vida, afinal, com a morte tudo acaba.

         A parábola do Rico e Lázaro comunicada por Jesus busca abrir os olhos das pessoas. Pessoas presas em suas tradições religiosas, cerimoniais e leis. Isso estava cegando as pessoas, e as impedia de ver o óbvio. Jesus estava ali para buscar o perdido, nos quais eles estavam inseridos.

         A maior necessidade do teu próximo hoje é que você comunique o amor de Deus em Jesus.

         Muitos de nós conhecemos praticamente de cor e salteado essa parábola. Mas, mesmo assim, milhares precisam ter seus olhos abertos. Afinal, esquece-se o óbvio, Jesus.

          Para aquela geração, a nossa geração, a geração do rico e dos seus irmãos, continua a advertência de que precisa voltar-se a Jesus. Para que essa volta aconteça, Deus em Jesus se comunicou conosco e deseja continuar se comunicando com as pessoas através de nossas bocas.

         Só isso não basta, Pai Abraão!”, respondeu o rico. “Porém, se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí eles se arrependerão dos seus pecados (Lc 16.30).

         Como me comunicar com um doente, alguém que está sofrendo, se não tenho nenhum milagre? Infelizmente a tentação de não termos milagres para mostrar paralisa nosso testemunho. Lembre-se querido filho e filha de Deus, você é o maior milagre de Deus. O próprio Jesus, diante da perspectiva de um milagre que Tomé desejava disse: “Bem-aventurados os que não viram e creram” (Jo 20.29). O milagre é crermos, mesmo sem ver um milagre. Reconhecemos que a fé é o maior milagre em nossa vida. As pessoas precisam reconhecer os homens de Deus pelo Evangelho que proclamam e não pelos supostos milagres que realizam.

         A maior necessidade do teu próximo hoje é que você comunique o amor de Deus em Jesus. Essa comunicação visa advertir as pessoas que se assemelham ao homem rico e seus irmãos para que voltem a Jesus, reconheçam Jesus como seu Salvador e Senhor de suas vidas.

         Jesus está se comunicando, e sua comunicação visa advertir as pessoas que se assemelham ao homem rico e seus irmãos que não olham mais para Cristo e nem o recebem como Salvador. A maior necessidade do teu próximo hoje é que você comunique o amor de Deus em Jesus. A geração do rico e dos seus irmãos necessita da comunicação da vida, “... Os seus irmãos têm a Lei de Moisés e os livros dos Profetas para os avisar. Que eles os escutem!” (Lc 16.29). Então, filho e filha de Deus, “...Eu cri; por isso, é que falei” (2Co 4.13), afinal, “...a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10.17). Deus nos abençoe a suprir a maior necessidade do nosso próximo, a comunicação da vida. Sejamos os comunicadores do amor de Deus em Jesus a todos. Amém!


Rev. Edson Ronaldo Tressmann
(44) 3462 2796 ou  9856 8020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...