terça-feira, 29 de outubro de 2013

Jesus veio salvar o pecador


03/11/13 – 24º Domingo após Pentecostes.

Sl 130; Is 1.10 – 18; 2Ts 1. 1 – 5, 11 - 12; Lc 19. 1 - 10

Tema: Jesus veio salvar o pecador

 
         Semana que vem, dia 10 de novembro, lembramos o aniversário de Lutero, nascido em 10/11/1483. A época em que Lutero viveu havia uma angustia geral pela certeza da salvação.
         Como professor e estudante da Bíblia, Lutero encontrou consolo e certeza da salvação em Jesus. Tanto que em um de seus relatos disse que um dia veio o diabo e disse:
 

- “Martinho, você é um grande pecador. Por isso, você está condenado.” Ao que Lutero respondeu:
- “Espere aí, uma coisa depois da outra. É verdade, eu sou um grande pecador. E depois?” Assim, o diabo lhe respondeu:
- “Por isso, você está condenado.” Com um sorriso no rosto, Lutero responde em um tom mais forte de voz ao diabo dizendo:
- “Não! Essa não é a sequência certa. A verdade é a seguinte: Eu sou um grande pecador; por isso, eu sou redimido, pois está escrito: Jesus Cristo veio ao mundo para salvar o perdido.

 
         Com esse relato, Lutero disse “venceu o diabo com sua própria espada, que foi embora cabisbaixo por não ter conseguido abater com a afirmação de que era um grande pecador.
         Você sente vergonha pelos teus pecados?
         Nossos pecados são horríveis. Basta olhar para a cruz. Ao olhar para cruz, cada um de nós deveria detestar o pecado. No entanto, infelizmente, os dias vão passando e assim como disse o autor a carta aos Hebreus “...o pecado que nos envolve...” (Hb 12.1), acaba nos fazendo aceitar a acusação do diabo que de somos pecadores e assim, acabamos concordando que “...nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus” (1Co 6. 9,10) e acabamos esquecendo que “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (1Co 6.11)
         Reconhecendo que Jesus veio salvar e buscar o perdido somos convidados por meio do profeta Isaias: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como carmesim, se tornarão como a lã” (Is 1.18)
         Você é um grande pecador. Por isso, você está condenado. Mas, observemos, lembremos a ordem certa: A verdade é a seguinte: Eu sou um grande pecador; por isso, eu sou redimido, pois está escrito: Jesus Cristo veio ao mundo para salvar o perdido. Completando com as palavras do apóstolo Paulo: “...dos quais eu sou o principal...” (1Tm 1.15).
         Não há um pecado grande o suficiente para que Deus não nos perdoe. Deus tem por nós um amor tão grande, que enviou seu filho para dar a vida pelos mesmos.
         Um pecador precisa saber que “...onde abundou o pecado, superabundou a graça...” (Rm 5.20). Essa verdade da palavra de Deus não quer nos tornar frios, ou nos acomodar em nossa natureza pecaminosa. É uma amostra de que Deus nos ama, pois “...ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8).
         A verdade é que o medo da pena ou da ira de Deus nunca será uma motivação para a realização de obras que agradam a Deus. Um incrédulo vê apenas a ira de Deus, um cristão vê um Deus totalmente diferente, um Deus que veio buscar e salvar o perdido. Por isso, a conclusão: "Devemos, portanto, amá-lo, confiar nele, e alegremente, de boa vontade, fazer o que Ele ordenou" é anunciada a cristãos, conforme diz Paulo aos Tessalonicenses: Irmãos, sempre temos de dar graças a Deus por vocês. Para nós é certo fazer isso porque a fé que vocês têm está crescendo cada vez mais, e o amor que vocês têm uns pelos outros está se tornando cada vez maior”. (2 Ts 1.3).
         O cristão é simul justus et peccator,simultaneamente justo e pecador”. O homem fora de Cristo conhece a lei apenas como proibição e condenação. O homem em Jesus, sabendo que veio buscar o salvar o perdido, vê a lei como uma ação de Cristo em sua própria vida. Pelo Espírito Santo, em Cristo, ele pertence a Deus, e na carne, ele se opõe a Deus. Nessa luta, saber que em Cristo somos salvos e perdoados é lutar sabendo que o diabo afastará de nós cabisbaixo todos os dias.
         Gosto muito da definição de Lutero quanto a vida cristã quando o mesmo diz que a teologia da justificação (o cristão é salvo pela fé somente) descreve a relação do crente com Deus e Santificação (amor a Deus e ao próximo) descreve a realidade da justificação.
         Saber que Jesus veio buscar e salvar o perdido não é uma mensagem para acomodação, na verdade para que a congregação, composta por pecadores perdoados em Jesus voltem à prática das boas obras é necessário dar ênfase total na obra de Jesus. Jesus veio buscar e salvar o perdido. Em Jesus fomos buscados e de maneira belíssima Lutero expressa de uma forma simples na explicação do segundo artigo do Credo Apostólico, “para que eu o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança."
         Que assim seja, amém!
 
Pr Edson Ronaldo Tressmann
(44) 3462 2796 ou (44) 98 56 8020
 
Ilustração: Johannes H. Rottmann. Guia nos Jesus. Vol. 4. Ed. Concórdia, 1999. p. 70

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...