03/11/13 – 24º Domingo após
Pentecostes.
Sl 130; Is
1.10 – 18; 2Ts 1. 1 – 5, 11 - 12;
Lc 19. 1 - 10
Tema: Jesus veio salvar o pecador
Semana que vem, dia 10 de
novembro, lembramos o aniversário de Lutero, nascido em 10/11/1483. A época em
que Lutero viveu havia uma angustia geral pela certeza da salvação.
Como professor e estudante
da Bíblia, Lutero encontrou consolo e certeza da salvação em Jesus. Tanto que
em um de seus relatos disse que um dia veio o diabo e disse:
- “Martinho, você é um grande pecador. Por isso, você está condenado.”
Ao que Lutero respondeu:
- “Espere aí, uma coisa depois da outra. É verdade, eu sou um grande
pecador. E depois?” Assim, o diabo lhe respondeu:
- “Por isso, você está condenado.” Com um sorriso no rosto,
Lutero responde em um tom mais forte de voz ao diabo dizendo:
- “Não! Essa não é a sequência certa. A verdade é a seguinte: Eu sou
um grande pecador; por isso, eu sou redimido, pois está escrito: Jesus Cristo
veio ao mundo para salvar o perdido.”
Com esse relato, Lutero
disse “venceu o diabo com sua
própria espada, que foi embora cabisbaixo por não ter conseguido abater com a
afirmação de que era um grande pecador.”
Você sente vergonha pelos teus pecados?
Nossos pecados são
horríveis. Basta olhar para a cruz. Ao olhar para cruz, cada um de nós deveria
detestar o pecado. No entanto, infelizmente, os dias vão passando e assim como
disse o autor a carta aos Hebreus “...o
pecado que nos envolve...” (Hb 12.1), acaba nos fazendo aceitar a
acusação do diabo que de somos pecadores e assim, acabamos concordando que “...nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem
efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem
maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus” (1Co 6. 9,10)
e acabamos esquecendo que “Tais
fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes
justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”
(1Co 6.11)
Reconhecendo que Jesus veio
salvar e buscar o perdido somos convidados por meio do profeta Isaias: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os
vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve;
ainda que sejam vermelhos como carmesim, se tornarão como a lã” (Is
1.18)
Você é um grande pecador.
Por isso, você está condenado. Mas, observemos, lembremos a ordem certa: A
verdade é a seguinte: Eu sou um grande pecador; por isso, eu sou redimido, pois
está escrito: Jesus Cristo veio ao mundo para salvar o perdido. Completando com
as palavras do apóstolo Paulo: “...dos
quais eu sou o principal...” (1Tm 1.15).
Não há um pecado grande o
suficiente para que Deus não nos perdoe. Deus tem por nós um amor tão grande,
que enviou seu filho para dar a vida pelos mesmos.
Um pecador precisa saber
que “...onde abundou
o pecado, superabundou a graça...” (Rm 5.20). Essa verdade da
palavra de Deus não quer nos tornar frios, ou nos acomodar em nossa natureza
pecaminosa. É uma amostra de que Deus nos ama, pois “...ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda
pecadores” (Rm 5.8).
A verdade é que o medo da pena ou da ira de Deus nunca será uma motivação
para a realização de obras que agradam a Deus. Um incrédulo vê apenas a ira de
Deus, um cristão vê um Deus totalmente diferente, um Deus que veio buscar e
salvar o perdido. Por isso, a conclusão: "Devemos,
portanto, amá-lo, confiar nele, e alegremente, de boa vontade, fazer o que Ele
ordenou" é anunciada a cristãos,
conforme diz Paulo aos Tessalonicenses: “Irmãos, sempre temos de dar graças a Deus por vocês.
Para nós é certo fazer isso porque a fé que vocês têm está crescendo cada vez
mais, e o amor que vocês têm uns pelos outros está se tornando cada vez maior”.
(2 Ts 1.3).
O cristão é simul justus et
peccator, “simultaneamente justo e pecador”. O homem fora de Cristo conhece a lei apenas
como proibição e condenação. O homem em Jesus, sabendo que veio buscar o salvar
o perdido, vê a lei como uma ação de Cristo em sua própria vida. Pelo Espírito
Santo, em Cristo, ele pertence a Deus, e na carne, ele se opõe a Deus. Nessa
luta, saber que em Cristo somos salvos e perdoados é lutar sabendo que o diabo
afastará de nós cabisbaixo todos os dias.
Gosto muito da
definição de Lutero quanto a vida cristã quando o mesmo diz que a teologia da
justificação (o cristão é salvo pela fé somente) descreve a relação do crente
com Deus e Santificação (amor a Deus e ao próximo) descreve a realidade da
justificação.
Saber que Jesus
veio buscar e salvar o perdido não é uma mensagem para acomodação, na verdade
para que a congregação, composta por pecadores perdoados em Jesus voltem à
prática das boas obras é necessário dar ênfase total na obra de Jesus. Jesus veio buscar e
salvar o perdido. Em Jesus fomos buscados e de maneira belíssima Lutero expressa de uma forma simples na
explicação do segundo artigo do Credo Apostólico, “para que eu o sirva em eterna
justiça, inocência e bem-aventurança."
Que assim seja,
amém!
Pr
Edson Ronaldo Tressmann
Ilustração: Johannes
H. Rottmann. Guia nos Jesus. Vol. 4. Ed. Concórdia, 1999. p. 70
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