terça-feira, 15 de outubro de 2013

Oração ou Promessa?

20/10/13 – 22º Domingo após Pentecostes
Sl 121; Gn 32. 22- 30; 2Tm 3. 14 – 4.5; Lc 18.1 - 8
tema do mês: Teu filho um servo de Deus
Texto: Lucas 10.2
Tema: Oração ou promessa?

Mês da Educação Teológica na IELB - Seminário Concórdia 110 anos.
 

A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita.

            A primeira resposta: é uma oração. Somos incentivados a pedir para que Deus envie trabalhadores.

            Temos orado para que Deus envie trabalhadores a sua seara. Mas, ainda assim, estamos com cerca de 25 paróquias vacantes, sem falar nos milhares de municípios sem a presença da IELB.

O ofício do Ministério Pastoral é o ofício de perdoar, ou melhor, confirmar nos homens pecadores o perdão que Cristo conquistou.

Deus poderia ter confiado o Ofício Ministerial aos seus anjos que não caíram com a queda em pecado. Mas, por amor, destinou a homens pecadores a maravilhosa graça de poderem oferecer pela Pregação e administração dos sacramentos, Batismo e Santa Ceia, aquilo que todos nós necessitamos: o perdão dos nossos pecados.

            A grande e maravilhosa graça do Ministério Pastoral é viver o perdão. Perdão dado por Deus em Jesus e anunciado por boca de pecadores arrependidos a pecadores arrependidos.

            Deus não usa seres perfeitos para o seu Ofício Pastoral. Usa pecadores. Usa doentes feridos, que curados pelo perdão, podem apontar a cura para outros doentes feridos por seus pecados.

            Toda congregação é composta por doentes pelo pecado e curados pelo perdão. Todos, pastor e congregação, necessitam reconhecer que “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes” (Mt 9.12). E quando reconhecemos nossa doença, dobraremos nossos joelhos para suplicar que Deus envie ainda mais trabalhadores para que nós, e tantos outros doentes, recebamos a cura através da proclamação do Evangelho e administração dos sacramentos.

            Orar por trabalhadores não significa que apenas os outros, distantes de mim necessitam. Preciso orar por trabalhadores porque eu necessito. E também porque eu posso ser um desses trabalhadores.

Oração ou promessa?

A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita.

            A segunda resposta é que ao ler esse texto, ouço as promessas de Jesus Cristo.

            A promessa indica que a colheita está lá, mesmo que não a tenhamos plantado. Os trabalhadores, mesmo sendo poucos, são enviados da parte de Deus. E por estarem atuando como enviados de Deus a esse mundo amado por Deus, serão odiados, detestados e desonrados.

            No Ofício Pastoral não precisamos olhar para a satisfação do mundo em pecados, pois isso nos tornaria inimigos da cruz de Cristo. No Ofício Pastoral precisamos olhar para aquele a quem servimos, Jesus. Ele disse: “Quem ouve vocês está me ouvindo; quem rejeita vocês está me rejeitando; e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou” (Lc 10.16).

Oração ou promessa?

A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita.

            A promessa é animadora aos chamados e enviados a serem colhedores na plantação de Cristo. Não há dignidade nenhuma naquele que colhe. A misericórdia e o amor de Deus pelas pessoas é que o move a chamar e enviar ministros do Evangelho. Que tal você?

            Nesse momento me lembro das palavras do professor de doutrina no Seminário Concórdia em São Paulo, Pr Mário Rost. Certa vez, em sala de aula, ano de 2000, nos perguntou onde queríamos atuar como pastores? Após muitas respostas, sua observação foi que sempre buscou ser pastor onde haviam pessoas.

            É isso ai! As palavras de Jesus “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita”, é uma promessa de que a colheita está lá. Não podemos nos distanciar e nem deixar a colheita de lado. As espigas estão maduras, os equipamentos, Palavra e Sacramentos, estão prontos. Basta ir. Que tal você?

            A promessa nos dá oportunidade para fazermos parte de um grande evento. Sermos colhedores, apenas colhedores. A obra é toda de Deus, pois como dito por Deus ao profeta Isaias, a “minha palavra não voltará vazia” (Is 55.11).

            Sabemos que a obra no Ministério Pastoral é toda de Deus. Lembremos que recebemos dele uma promessa. A promessa de que Ele é o dono da lavoura. Ele nos envia para realizarmos uma única obra: fazer a colheita. Somos chamados e enviados para colher, apenas colher. Tudo está pronto. Que tal você?

            Se para uns há muitos dons, Deus seja louvado. Se outros têm apenas o dom de falar, digo que esse é o principal, Deus seja louvado. Mesmo que em meio à lavoura, tenhamos muitos ou poucos dons, a obra de Deus sempre foi, é e continuará sendo realizada. Ele nos chama para colher. A plantação está à nossa disposição. Que tal você?

            Não se preocupe se você sente falta de algum dom. Apenas ouça a promessa de Jesus: “a colheita está pronta para ser colhida,” e só há uma necessidade, colhedores. Que tal você?

            A promessa de Jesus indica que nós não fazemos nada para que a plantação esteja ali. No entanto, a lavoura está à nossa espera para ser colhida. Deus nos incentiva a orar, nos chama e nos envia. Que tal você?

            Quando Deus nos envia, nos dá a certeza da colheita. Os equipamentos de Deus, Palavra e Sacramentos, fazem toda a obra. É maravilhoso podermos trabalhar numa “empresa” onde os resultados não dependem de nós para acontecer. Já sabemos que os resultados vão acontecer.

            É maravilhoso receber a promessa de Deus de que mesmo em meio aos lobos que procurarão nos devorar, os que nos ouvirem falar a respeito de Jesus, não estarão ouvindo a nossa voz, mas a voz do próprio Jesus. Que tal você?

            É maravilhoso sermos colhedores na lavoura de Jesus. Sermos boca e voz de Jesus.

            Promessas de Jesus. Quer fazer parte delas? Com a graça de Deus eu faço parte dessas promessas desde o meu batismo assim como você. No entanto, gostaria de compartilho contigo, querido jovem, o convite de Jesus.

            Gostaria de convidá-lo a ser um colhedor na lavoura de Deus, sendo um pastor da Igreja.

            As promessas de Jesus por si só, já são suficientes para animar pastores desanimados a perseverar como Ministros do Evangelho e também são uma injeção de ânimo aos jovens para que se tornem pastores da Igreja e comuniquem essa promessa a tantas outras pessoas e gerações.

            O Ministério Pastoral sobrevive nas promessas de Deus. Toda a história da humanidade sobrevive nas promessas de Deus. Desde a queda, todos esperaram ansiosamente pelo cumprimento da promessa, a vinda do Filho de Deus. E para que a humanidade sobreviva Deus sempre se fez ouvir pela  voz dos profetas, pecadores curados pelo perdão. E agora, com sua promessa cumprida, Deus deseja continuar sendo ouvido pela voz de pastores, pecadores curados pelo perdão de Jesus.

            A promessa foi cumprida, assim como anunciada, o “... Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19. 10). E essa promessa precisa estar viva no coração da imensa lavoura de Deus. Para isso, nos chama, capacita e envia para sermos colhedores na sua imensa lavoura, dando a certeza de que “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1Tm 1.15). Amém!

Pr. Edson Ronaldo Tressmann

44 – 3462 2796

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...