segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Recordações!


13/10/13 – 21º Domingo após Pentecostes

Sl 111; Rt 1. 1 - 19; 2Tm 2. 1 - 13; Lc 17. 11 - 19

Tema: Recordações
 

         O mês de outubro é mês das crianças, para muitos da padroeira do Brasil, outros lembram o halloween, e ainda muitos o lembram como o mês da Reforma.

         Se eu fosse definir o mês de outubro, iria defini-lo como o mês do questionamento.

         Crianças, quem são? 
         Padroeira do Brasil, como assim?         
         Dia das bruxas, por quê?
         Reforma, qual?

         Nesse mês, onde muitas são as perguntas, me atrevo a usar nas 4 mensagens, ignorando o do dia da Reforma, 4 perguntas que buscam englobar e responder resumidamente as perguntas do mês de outubro, conforme feitas acima.

         Para que cheguemos a algumas respostas, hoje queremos meditar no Salmo 111.1,4 “Aleluia! Na reunião do povo eu louvarei a Deus, o Senhor, com todo o meu coração, junto com os que lhe obedecem. ... O Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia

... Recordações!


         Algumas trazem alegria, outras causam tristeza. As fotografias são verdadeiros exemplos de recordações. São fotos de família, amigos, etc.

         O salmista nesse dia, assim como as páginas e álbum de fotografia, quer nos trazer boas recordações com a lembrança de que o Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos.

         Quais eram os feitos maravilhosos de Deus junto ao povo de Israel? Uma grande lembrança era a libertação da escravidão do Egito. Claro que poderíamos citar tantos outros exemplos. Mas, prefiro esse, por que o mesmo é mencionado 150vezes na Bíblia. Sendo uma confissão de fé de todos os israelitas. E esse evento é mencionado no v. 9: “Deus pôs o seu povo em liberdade e fez com ele uma aliança eterna...

 ... Recordações!

 
         Lembrar – relembrar, rememorar as ações de Deus, isso era o que Deus esperava de seu povo. Manter viva na memória os grandes feitos de Deus, era viver na certeza do cuidado e da proteção de Deus no presente.

         Lembrar tinha como consequência o louvar. Não um louvor qualquer, ou simples show para animar a plateia. O louvor era de todo o coração, voltado para Deus. E sendo um louvor voltado para Des não importa se o mesmo é afinado ou desafinado.

         Lembrar os feitos de Deus era evitar muitos erros e desvios da fé no futuro. Muitos israelitas se desviaram de Deus por terem caído no esquecimento de todas as boas coisas que Deus havia feito por eles.

 ... Recordações!

          O Sl 111; 112; 113 iniciam com Aleluia.

         Essa é a expressão máxima de adoração a Deus. Junto a essa expressão o salmista diz que: “louvará a Deus...com todo o coração...junto com os que lhe obedecem” ou seja, junto aos que estão no culto, na reunião do povo de Deus.

         Esse louvor fruto da recordação também traz a memória do povo tudo o que Deus fez e faz. Se a lembrança motiva o louvor, o louvor motiva a lembrança. Muitos que vão ao culto, ao cantarem, ouvirem as leituras bíblicas, o sermão, acabam se recordando de coisas importantes, principalmente o quanto Deus as ama em Jesus. Afinal, culto é o encontro de Deus comigo. Deus se encontra comigo pela Palavra e Sacramentos. E por esses meios, assim como estou - pecador, oferece e dá o perdão.

         O Sl 111 não é apenas um convite para o louvor, é sim, uma afirmação de louvor, por alguém que está constantemente se lembrando e sendo lembrado do amor de Deus. O louvor é dado por alguém que reconhece tudo àquilo que Deus fez e faz em nosso favor e não para alcançar alguma bênção.

         Recordar as ações de Deus, no passado e no presente, nos motiva a louvá-lo. O louvor nos auxilia a nunca nos esquecer dos feitos maravilhosos de Deus.

... Recordações!

          Recordar as ações de Deus nos motiva a compartilhar essas maravilhas. Esse compartilhar as ações de Deus fará com que muitos se alegrem e venham louvar a Deus pelos seus maravilhosos feitos.


         Recordar as ações de Deus nos leva a louvar a Deus de todo o coração e nunca nos esquecer dos seus feitos maravilhosos.

         Só para lembrar, Lutero tinha nas palavras do v.5 “Ele dá alimento aos que o temem e nunca esquece a sua aliança”, uma intima ligação com a santa ceia. Esse salmo era cantado na santa ceia. O que nos lembra a santa ceia? Lembra o sacrifício de Jesus Cristo em nosso favor para nos dar a salvação.

         Então : “Aleluia! Na reunião do povo eu louvarei a Deus, o Senhor, com todo o meu coração, junto com os que lhe obedecem. ... O Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia

         Deus nos abençoe e que possamos a cada novo dia recordar as ações de Deus e louvá-lo e ao louvar que possamos nos lembrar de tudo o que tem feito por nós. Amém!

Pr. Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte – PR
(44) 3462 - 2796  ou 9856 - 8020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...