segunda-feira, 3 de outubro de 2011

As maravilhosas promessas de Deus (Isaías 25. 6 - 9)

09/10/11 – 17º Domingo após Pentecostes
Sl 23; Is 25.6 - 9; Fp 4. 4 - 14; Mt 22. 1 – 14
Tema: As maravilhosas promessas de Deus
No monte Sião, o Senhor todo poderoso vai dar um banquete para todos os povos do mundo; nele haverá as melhores comidas e os vinhos mais finos” (Is 25.6)
            Quando somos convidados para deliciar um banquete, qual é a providência? Um banho, roupa nova (dependendo do banquete), perfume, etc. Além de comer bem, queremos nos sentir bem no local.
            O profeta Isaías anuncia maravilhosas promessas de Deus e conclui dizendo que no final todos irão afirmar que realmente Deus é o nosso Deus, e ele merece toda a confiança e nele podemos ter esperança.
            Sendo assim convido a cada um a meditar no tema: As maravilhosas promessas de Deus.

            AS MARAVILHOSAS PROMESSAS DE DEUS.
            1 – Ele dará um banquete para todos os povos do mundo.
            O profeta Isaias da parte do próprio Deus está prometendo que vai dar um banquete. Você se sente digno de participar desse banquete? Muitas das pessoas que ouviam Jesus pronunciar a parábola se imaginavam perfeitamente justos e dignos de participar do banquete, entre esses os fariseus. No entanto, é contra esse sentimento de ser e estar adequado que Jesus está alertando. Jesus está apontando o dedo e dizendo que não é por vontade de Deus que muitos deles não irão participar do banquete. A culpa é pessoal, é deles, eles não estão aceitando o convite. Não estão recebendo o salvador, aquele que os torna dignos de participar. Agarram-se nas cerimônias religiosas e no suposto cumprimento da lei de Deus.
            Queridos e queridas! Ainda hoje, há pessoas que querem justificar a si mesmos, imaginam que seus atos de justiça os levarão até a festa do banquete celestial. Lembremos que o próprio profeta Isaias anuncia que nossos atos de justiça não passam de trapos de imundícia.
            O profeta Isaias faz uma promessa esplendorosa: Deus dará um banquete. Nesse banquete teremos as melhores comidas e os vinhos mais finos. Uau! Que promessa!
            O novo testamento revela que o povo queria fazer Jesus um rei, pois, alimentava, curava, era simpático, conversava e cumprimentava o povo, esse episódio é vivido no domingo de ramos. No entanto, assim como foi naquele domingo, ficamos maravilhados com as possíveis realizações nesse mundo, supostas curas, milagres, riquezas. Mas, precisamos entender que o reino de Jesus não é desse mundo. Jesus veio para nos dar às roupas adequadas para participarmos do banquete celestial, a maravilha está na promessa desse banquete e não nas supostas promessas para essa vida. Ele veio nos dar perdão, vida e salvação. Assim, nos dá acesso ao banquete. O profeta Isaias, havia anunciado essa promessa e em Jesus, Deus que não falha em suas palavras e promessas veio cumpri-la.
            A nossa dignidade está naquilo que Deus em Jesus fez por nós: “Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão” (Jo 10.28). Por meio de Jesus recebemos a dignidade para entrar e fazer parte desse delicioso banquete. João em Apocalipse anuncia: “....São as pessoas que lavaram as suas roupas no sangue do cordeiro, e elas ficaram brancas” (Ap 7.14) e Isaias continua: “Nós nos alegraremos e cantaremos um hino de louvor por causa daquilo que o Senhor, nosso Deus, fez. Ele nos vestiu com a roupa da salvação e com a capa da vitória. Somos como um noivo que põe um turbante de festa na cabeça como uma noiva enfeitada com jóias” (Is 61.10), e Paulo confirma: “Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo” (Gl 3.27).
            AS MARAVILHOSAS PROMESSAS DE DEUS.
            2 – acabará com a morte para sempre; fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha do seu povo; enxugará dos olhos as lágrimas;

            A morte é conseqüência do pecado, diz Paulo aos Romanos: “Pois o salário do pecado é a morte....” (Rm 6.23). Ainda no jardim do Éden, quando homem e mulher viviam em comunhão perfeita com Deus, o nosso inimigo, os tentou, e eles acabaram cedendo à tentação, e assim o homem passou a viver na vergonha, passou a viver no desespero, na aflição e aguardando a hora da sua morte. Lá no Éden, após a queda em pecado, Deus caminhando pelo jardim perguntou ao homem, “Onde estás?” (Gn 3.9), ou seja, qual é a tua situação longe de mim? Longe de Deus, estamos perdidos eternamente. Longe de Deus não poderemos participar do banquete preparado por Deus, não poderemos usufruir as maravilhosas promessas de Deus. Longe de Deus só há dor e sofrimento eterno. Longe de Deus acontecerá aquilo que o profeta Daniel disse: “...muitos dos que já tiverem morrido viverão de novo: (perto de Deus) uns terão a vida eterna, (os que estiverem longe(sem) de Deus) e outros sofrerão o castigo eterno e a desgraça eterna” (Dn 12.2). Qual é a tua situação longe (sem) de Deus? Essa pergunta quer nos conduzir ao reconhecimento do nosso erro. É importante lembrar que após a pergunta

, Deus fez uma promessa maravilhosa, “Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela” (Gn 3.15). Deus prometeu desde o Éden enviar seu único Filho para pagar pelo erro e trazer homem e mulher de volta ao paraíso. E o profeta Isaias renovando a certeza dessa promessa, e lançando os olhos do povo para o futuro “acabará com a nuvem de tristeza....acabará para sempre com a morte....fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha que o seu povo está passando... e enxugará dos olhos toda a lágrima
Uma promessa de libertação do cativeiro babilônico, e junto a isso a libertação do juízo final.         
            Jesus veio ao mundo e cumpriu a missão de nos salvar, por isso, diante da certeza da ressurreição, Paulo escreve: “assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: ‘A morte está destruída! A vitória é completa! Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?” (1Co 15.54-55) e ainda o apóstolo João anunciou: “Meus amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isto: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele, pois o veremos como ele realmente é” (1Jo 3.2).
            Em Jesus está cumprida a promessa. Em Jesus nossos olhos são enxugados. Em Jesus podemos nos alegrar, mesmo diante da morte, pois ela não é o fim, é sim, a continuação da vida, mas da vida eterna, sem sofrimento, sem dor, sem desespero, será uma alegria eterna. Como afirma o apóstolo João em Apocalipse diante da visão do novo céu e da nova terra: “Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram” (Ap 21.4).
            Jesus veio para acabar com a morte para sempre, acabar com a vergonha eterna; e enxugar dos nossos olhos toda a lágrima.
            AS MARAVILHOSAS PROMESSAS DE DEUS. Me levam....
            3 – a ter esperança e confiança;
            O profeta Isaias foi anunciar ao povo as promessas de Deus. Um povo tentado a fazer o mesmo que os moabitas, ou seja, resistir contra Deus. Os capítulos 24 - 27 podem ser considerados a parte apocalíptica de Isaias. O profeta usa uma linguagem que indica o povo de luto, ou alguém ameaçado de morte. Eles deveriam confiar em Deus, e não se voltar contra Deus adorando outros deuses e até fazendo alianças com outros povos. Deus os iria libertar, e nisso eles eram convidados a confiar e depositar toda esperança. O profeta está ali da parte de Deus, anunciando as maravilhosas promessas de Deus e diante delas espera que o povo tenha esperança e confiança.
            Quando Jesus dizia aos seus discípulos que iria subir aos céus para nos preparar lugar, Tomé perguntou: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?” (Jo 14.5) E Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6), e o apóstolo Paulo diz: “Pois todos vós sois filhos de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus;” (Gl 3.26) e segue: “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem comparar com a glória a ser revelado em nós” (Rm 8.17-18). Por isso, vale a nós as palavras de João em Apocalipse: “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar na prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10).
            Permanecer firme, fiel e dedicado a Deus era o convite para o povo de Israel por meio do profeta Isaias. A certeza para continuar a ter esperança e confiança estava nas maravilhosas promessas de Deus, promessas dirigidas também a nós. Somos convidados a permanecer esperançosos e confiantes em Deus, e que possamos dizer como Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, o reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (2Tm 4.7-8).
            Deus não falha, como diz o autor de Hebreus: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13.8). Ele não muda, tudo o que prometeu cumpriu, e tudo o que ainda tem para cumprir, ele cumprirá. Esse o Deus da promessa, e por suas maravilhosas promessas que já foram cumpridas e outras que ainda cumprirá, eu continuarei a ter esperança e confiança no meu Deus, o Deus da minha salvação.
            AS MARAVILHOSAS PROMESSAS DE DEUS
            4 – me alegra e me anima a cantar;
            Diante das maravilhosas promessas de Deus o povo deveria cantar e se alegrar, pois o socorro era certo. Diante de um povo idólatra, a certeza do socorro em Deus precisava ser enfatizada. O povo de Deus o havia abandonado e esquecido. Mas por amor, Deus não se esqueceu de seu povo. Voltou a eles com maravilhosas promessas e tudo o que desejava é que tivessem esperança, confiança e alegremente cantassem. A promessa ainda vale: “Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade dele. Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele” (2Pe 3.13-14).
            Cantemos e nos alegremos nas maravilhosas promessas de Deus, sigamos o conselho de Jesus: “Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem rouba-las” (Mt 6.20). Como dito por Paulo a Tito: “Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus, enquanto ficamos esperando o nosso grande Deus e salvador Jesus Cristo” (Tt 2.11-13).

            O profeta Isaías anuncia maravilhosas promessas de Deus e conclui dizendo que no final todos irão afirmar que realmente Deus é o nosso Deus, e ele merece toda a confiança e que nele podemos ter esperança. Nosso Deus cumpriu, cumpre e cumprirá todas as suas promessas: Ele dará um banquete para todos os povos do mundo; acabará com a morte para sempre; fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha do seu povo; enxugará dos olhos as lágrimas; e por essas maravilhosas promessas de Deus eu tenho esperança e confiança; e me alegro e canto. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann.
cristo_para_todos@hotmail.com

3 comentários:

  1. Amém palavra maravilhosa que Deus possa continuar te abençoando em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  2. muito boa mensagem.
    Preciosas são as promessas de Deus através do livro de Isaías.
    Isaías é um livro tão completo que, se todos os demais livros da Bíblia desaparecessem e sobrasse somente Isaías teríamos todo o suficiente para aceitarmos a salvação oferecida por Deus em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Muito edificantes gostei muito para minha vida espiritual

    ResponderExcluir

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...