quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A seriedade do pecado e a certeza da salvação

31/10/11 – Dia da Reforma
Sl 46; AP 14. 6 – 7; Rm 3. 19 – 28; Jo 8. 31 – 36 ou Mt 11. 12 - 19
Tema: A Seriedade do Pecado e a Certeza da Salvação
Introdução
    Brasão de Lutero.
    Cruz (Preto): a fé no Cristo crucificado salva;
    Coração (Vermelho): se crê na justiça;
    Rosa (Branco): a fé produz alegria, consolo e paz;
    Fundo (Azul): o céu nos aguarda;
    Arco (Amarelo): a alegria no céu não terá fim;

  "Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Rm 3.23).



            A justificação pela fé é o tema da reforma. Uma pergunta importante a se fazer é: Por que a Justificação pela Fé é o tema central da Reforma? Por causa do pecado. Brasão – centro é a cruz na cor preta.
            O pecado é tão antigo como o homem. O Antigo Testamento é uma compilação de narrativas de altos e baixos devido ao pecado.
            A Reforma trouxe o pecado a tona. Quem pode dizer eu nunca pequei? Somos pecadores desde que nascemos, conforme o Sl 51.5, “eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu a minha mãe”. Em Romanos 3.23, “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” é necessário que observemos o termo αμαρτανω no original grego. Esse termo indica o lanceiro que atira lanças e erra o alvo. Αμαρτιαé um erro, um pecado. O que é pecado? É se afastar do alvo estabelecido por Deus. O pecado é coisa séria. Por isso, Lutero o colocou no centro do seu Brasão.
            Pecado é pouco comentado em nossos dias. Aliás, a festa do Hallowen não comenta o pecado. O pecado não é falado, pois para o mundo não há importância nenhuma nesse assunto. E assim, o diabo nosso inimigo, que está andando em redor procurando alguém para devorar está se utilizando da minimização do pecado e enganando muitas pessoas.
            Minimizar o pecado é a vestimenta do diabo – não se tem mais coragem de pedir desculpas. Não se reconhece mais o erro individual, a culpa sempre é do outro. A cor preta é o centro do brasão. Isso mostra a seriedade do pecado, Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Rm 3.23). E a conseqüência do pecado é a morte e a condenação. Queremos evitar o pecado. O centro da Reforma, pela fé. Mas, não podemos falar da justificação pela fé sem apontar a seriedade e gravidade do pecado.
            Nós sabemos que o pecado existe, e lutamos contra ele com a fé em Cristo Jesus. Pois o que nos capacita nessa luta contra o pecado é o perdão que Cristo nos dá, pois se “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus”, é dito também que “...pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva” (Rm 3.24).
Conclusão
         
Brasão de Lutero – tem no centro a cruz. Isso indica que o pecado, o nosso pecado custou à morte de Jesus Cristo na cruz. Jesus sofreu em nosso lugar, por causa dos nossos pecados. O pecado é coisa séria e a salvação é a maravilhosa noticia de que nós gratuitamente agora temos paz com Deus.
        
Esse perdão não nos deve acomodar, mas motivar a falar, testemunhar e lutar contra o pecado e recorrer sempre ao perdão que Jesus Cristo conquistou para nós na cruz. Amém!

Pr Edson Ronaldo Tressmann
Baseado em anotações de uma devoção proferida pelo Prof. Dr. Deomar Roos em 31/10/2000.
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...