quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Em Jesus, Santos Sereis.

23/10/11 – 19º Domingo após Pentecostes
Sl 1; Lv 19. 1 – 2, 15 - 18; 1Ts 2. 1 - 13; Mt 22. 34 - 46
Tema: Em Jesus, Santos sereis.
Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.

As palavras da Confissão de fé no Credo Apostólico: “Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, ...”, ao serem pronunciadas, levam muitas pessoas a questionamentos. Quem são esses santos? E como eu posso ser santo?
Na maioria das vezes, a palavra santo, é entendida de acordo com o nosso pressuposto. E assim, ser santo parece ser privilégio de poucos. Para muitos, santo, é aquele capaz de acumular boas obras, capaz de fazer coisas extraordinárias, tais como, ficar dias sem comida, ou sem fazer alguma coisa errada.
Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo”. Esta é a Palavra de Deus. Palavra dirigida a todo o seu povo. E observemos que Deus está pedindo a Moisés dizer que Ele, Deus é santo e quer para si um povo santo que reflita constantemente a sua santidade perfeita. Essas Palavras precisam ser bem compreendidas, afinal, Deus não está dando um mandamento. Ele não diz “Sede santos”, mas, “Santos sereis”. Temos o anuncio de uma boa noticia: “vocês serão santos.”
Inicialmente essa bela mensagem foi transformada como requisito para merecer a posição de “povo de Deus”, e nesse sentido observamos os fariseus, aqueles que pelo suposto cumprimento das leis, se julgavam melhores que outros. É a pregação anunciada por muitos em nossos dias. Ser santo foi transformado em obra meramente humana, onde alguns requisitos os tornam melhores e santos.
         Deus solicitou a Moisés para que falasse a “toda a congregação dos filhos de Israel.” Um povo escolhido para ser o seu povo de Deus. E como nós, um povo pecador em palavras, ações e pensamentos. A única coisa especial que esse povo tinha era o fato de terem sido escolhidos por Deus.
         O capítulo 19 de Levítico fala a pecadores reconciliados com Deus. E justamente pela reconciliação oferecida por Deus é que o povo seria santo. Por isso, a promessa: “Santos sereis,...”.
         É necessário uma correta compreensão dessas palavras para que os cristãos não as entendam como um catálogo de leis. É correto afirmar e afirmamos que essas palavras são um guia para a vida como filho de Deus nesse mundo. Em Jesus nós fomos e estamos reconciliados com Deus, e assim somos um povo santo. Observem que não é obra nossa, mas obra de Jesus por nós. Como bem apresentou o apostolo Paulo: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9), e diante dessa afirmação segue o apostolo: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10). Em Jesus, somos santos e refletimos a imagem de Deus. Diz a palavra de Deus: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2.20-21), isso quer dizer que somos salvos por amor de Cristo, e em Cristo nossos pecados são perdoados. E nesse perdão e amor eu vivo como um filho santo. Reflito pela fé a imagem e semelhança de Deus.
         O livro de Levitico é pouco estudado. É importante olharmos para o que acontece nos capítulos anteriores ao dezenove para podermos tirar a melhor conclusão dessas palavras.
Os capítulos 1 - 15 descrevem todo o sistema sacrificial do Antigo Testamento. O sangue derramado e a queima das ofertas traziam paz entre Deus e o povo.
O capítulo 16 é a chave para o entendimento de todo o livro de Levitico. Nesse capitulo se aponta para o dia da expiação, ou seja, quando um cordeiro inocente era sacrificado pelo pecado de todo o povo.
         Podemos dizer que o povo de Deus que caminhava no deserto rumo a terra prometida estava na sua infância. Estavam recebendo a regulamentação para o culto e a vida santificada. Culto e vida que só era agradável aos olhos do pai através do cordeiro inocente e pelo perdão recebido. Esse ensino é amplamente abordado por Paulo na sua segunda carta aos coríntios: “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação” (2Co 5.18-19). Assim como pelo cordeiro inocente que era sacrificado o povo de Deus recebia o perdão, assim nós por meio de Cristo, o cordeiro inocente de Deus, recebemos o perdão, “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Co 5.21).
         Não há diferença entre nós e os cristãos do antigo testamento. Assim como nós, eles viviam guiados pela promessa de Deus. Ouviram e viveram na promessa de que mesmo sendo pecadores seriam santificados pelo sacrifício de um cordeiro inocente, assim como nós o fomos e somos. E por Cristo e em Cristo, pelo evangelho, na santa igreja cristã, somos santos.
         Que os questionamentos: Quem são esses santos? E como eu posso ser santo? Tenha sido respondido através dessa reflexão no texto de Levitico 19. Pois, Deus em Jesus cumpriu a sua promessa, "santos sereis", e em Jesus santos nós somos.
Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...