3º Domingo na Quaresma
Dia festivo
Salmo 45.7-17; Isaías 7.10-14; Hebreus
10.4-10; Lucas 1.26-38
Texto: Lc
1.26-38
Tema:
O evento da
anunciação aponta para algo além de Maria - aponta para Jesus
25
de março é dia da anunciação do nosso Senhor, episódio narrado em Lc 1.26-38. O
ponto dessa celebração é um tema dogmático: concepção virginal de Maria.
Desde
os primeiros séculos, a igreja professava a encarnação de Jesus através da
concepção virginal. O concilio de Niceia (325 d.C.) e o Concilio de
Constantinopla (553 d.C.) firmaram as palavras de que “por nós homens e para nossa salvação,
desceu, se encarnou e se fez homem” (Credo Niceno). No concílio de
Éfeso (431 d. C.) Maria foi proclamada Theotokos, mãe de Deus.
A
partir do século VI, com Justiniano, a celebração da anunciação foi bastante
difundida. Na igreja Romana foi introduzida no calendário no final do século
VII.
Ao
referir-se à Maria, não o faz por ser adepto de Maria, mas, para dar destaque a
Jesus, o bendito fruto. No Oriente, durante o século V, era sim uma festividade
mariana. No século IV na Palestina Maria era venerada. No Ocidente a festa foi
denominada pelos católicos em 1974 pelo Papa João VI como sendo uma festa
conjunta de Cristo e da Virgem.
A
anunciação visa destacar o plano da salvação de Deus. Se em Gênesis, após a
queda, Deus prometeu que o seu Filho nasceria de uma mulher (Gn 3.15). O
profeta Isaías anunciou que não seria de qualquer mulher, mas de uma virgem (Is
7.14). E ao anunciar a concepção virginal, Deus está cumprindo sua promessa.
Vamos
ao texto – Lucas 1.26-38.
“O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te
cobrirá” (Lc 1.35a). O termo grego episkiazo significa
“Toldar, cobrir”.
No
Antigo Testamento essa palavra corresponde ao termo “sombra” com vários significados. Sombra de uma montanha, (Jz 9.36); sombra de plantas (Ez 17.23; 31.6; Jn 4.6), sombra de uma choupana (Jn 4.6). O texto de Isaías
38.8 e 2Reis 20.9, são obscuros com respeito ao termo. Eles falam de um
milagre. Em Isaías 25.5 conforme a LXX transcreve o termo nuvem. Nuvem significa a
demonstração da autoridade de Deus (Ex 40.34-35).
No Novo Testamento o verbo “episkiazo” aparece apenas cinco vezes. Parece
que Lucas esqueceu de apontar a figura concreta da nuvem que lança sua sombra.
A verdade é que a falta da referência quer indicar diretamente para o sujeito
divino de “episkiazo”, ou seja, o Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá. Dessa forma, a festa da anunciação além de confirmar
a promessa de Deus sendo cumprida, destaca
o poder e a ação do
Espírito Santo para esse cumprimento. O evento da
anunciação aponta para algo além de Maria - aponta para Jesus.
Todas as cinco ocorrências de “episkiazo” no Novo Testamento traz como
significado o fato de que é Deus, em última análise, a causa do sombreamento e
faz observar
a ação extraordinária do Espírito Santo.
A frase:
estar envolvido pela sombra do altíssimo
demonstra o poder e a glória de Deus. O evento da anunciação aponta
para algo além de Maria - aponta para Jesus.
A mensagem do anjo mostra o mistério insondável de
Deus. John Stott ressalta que entre todas as obras do Espírito Santo, a
encarnação, a obra extraordinária e magnífica é negligenciada. Parece que o Espírito Santo está
restrito ao dia de Pentecostes.
O evangelista Lucas, fazendo
uso do termo “episkiazo” objetiva apontar para a ação do Espírito Santo e
para Jesus. Assim, é preciso ressaltar que a concepção virginal de Jesus é um mistério
insondável. A única coisa que
podemos dizer é que Maria foi agraciada. Não posso dizer que foi escolhida
por outro motivo. Chegou o tempo de Deus e ela foi agraciada e escolhida.
O
evangelista Mateus (Mt 1.18) escreveu: “...achou-se
grávida pelo Espírito Santo” e o evangelista simplesmente enfatizou
que “...porque o que nela foi gerado é do
Espírito Santo” (Mt 1.20).
O
evangelista Mateus 1.16,18, 20 e 23 registra o relato da concepção virginal
usando o termo grego “sunerchomai”
do verbo “suneltein”,
destacando assim que a gravidez aconteceu antes de qualquer consumação sexual
(Gn 2.24).
Tanto
Mateus quanto Lucas usam termos gregos diferentes com o único objetivo: ressaltar a transparente e milagrosa intervenção de Deus pelo poder do
Espírito Santo.
Recorde-se que a concepção virginal de Jesus é o segundo
milagre biológico da Bíblia. O primeiro foi a criação de Adão e
Eva.
“O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te
cobrirá” (1:35a). Deus revela que tal concepção ocorreu, não
precisamente como, a nossa curiosidade determina, e não para nos satisfazer
humanamente. O anjo revela e os evangelistas reconhecem que estão gravando um
mistério insondável.
Lucas ao registrar o que disse o anjo
(Lc 1.35) indica que Maria foi
ofuscada pelo poder do Espírito Santo (cf. Ex 40.34 – 35).
O que esse relato nos
ensina? É necessário celebrar a festa da anunciação do Senhor?
Os
cristãos estão vivendo, assim como sempre viveram, dias desafiantes para a fé.
Após o nascimento, sofrimento e obra de Jesus, há muitas reinterpretações e
reconstruções diferentes de Jesus.
Cada
geração faz a sua reinterpretação sobre Jesus, e essas ocorrem justamente por
não se conseguir ver a obra de Deus em Jesus como algo completo.
Dentro
do todo da obra de Jesus, a encarnação, uma obra extraordinária do Espírito
Santo é negligenciada e esquecida.
Jesus,
o filho de Deus, não permaneceu na segura imunidade do céu. Ele se esvaziou de
sua glória e se humilhou para servir. Ele se tornou pequeno, fraco e
vulnerável. Ele entrou em nossa dor, em nossa alienação e em nossas tentações.
Jesus curou doentes, alimentou famintos, perdoou pecadores, tornou-se amigo dos
rejeitados. Não veio para ser servido, mas para servir. Veio para dar sua vida
como pagamento pelo resgate e libertação de outras pessoas.
Por
mais que a encarnação seja um mistério e torna-se insondável, a celebração do
dia 25 de março tem um propósito definido e prático. Jesus tornou-se homem para resgatar o homem
que nascido de mulher é pecador e precisa da redenção.
O
Espírito Santo continua fazendo uma obra especial, levando pessoas a crer em
Jesus, aquele que foi concebido pelo seu poder e realizou a obra da salvação.
Amém!
ERT
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