terça-feira, 22 de março de 2022

O evento da anunciação aponta para algo além de Maria - aponta para Jesus!

 3º Domingo na Quaresma

Dia festivo

Salmo 45.7-17; Isaías 7.10-14; Hebreus 10.4-10; Lucas 1.26-38

Texto: Lc 1.26-38

Tema: O evento da anunciação aponta para algo além de Maria - aponta para Jesus

 

25 de março é dia da anunciação do nosso Senhor, episódio narrado em Lc 1.26-38. O ponto dessa celebração é um tema dogmático: concepção virginal de Maria.

Desde os primeiros séculos, a igreja professava a encarnação de Jesus através da concepção virginal. O concilio de Niceia (325 d.C.) e o Concilio de Constantinopla (553 d.C.) firmaram as palavras de que “por nós homens e para nossa salvação, desceu, se encarnou e se fez homem” (Credo Niceno). No concílio de Éfeso (431 d. C.) Maria foi proclamada Theotokos, mãe de Deus.

A partir do século VI, com Justiniano, a celebração da anunciação foi bastante difundida. Na igreja Romana foi introduzida no calendário no final do século VII.

Ao referir-se à Maria, não o faz por ser adepto de Maria, mas, para dar destaque a Jesus, o bendito fruto. No Oriente, durante o século V, era sim uma festividade mariana. No século IV na Palestina Maria era venerada. No Ocidente a festa foi denominada pelos católicos em 1974 pelo Papa João VI como sendo uma festa conjunta de Cristo e da Virgem.

A anunciação visa destacar o plano da salvação de Deus. Se em Gênesis, após a queda, Deus prometeu que o seu Filho nasceria de uma mulher (Gn 3.15). O profeta Isaías anunciou que não seria de qualquer mulher, mas de uma virgem (Is 7.14). E ao anunciar a concepção virginal, Deus está cumprindo sua promessa.

Vamos ao texto – Lucas 1.26-38.

O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá” (Lc 1.35a). O termo grego episkiazo significa “Toldar, cobrir”.

No Antigo Testamento essa palavra corresponde ao termo “sombra” com vários significados. Sombra de uma montanha, (Jz 9.36); sombra de plantas (Ez 17.23; 31.6; Jn 4.6), sombra de uma choupana (Jn 4.6). O texto de Isaías 38.8 e 2Reis 20.9, são obscuros com respeito ao termo. Eles falam de um milagre. Em Isaías 25.5 conforme a LXX transcreve o termo nuvem. Nuvem significa a demonstração da autoridade de Deus (Ex 40.34-35).

No Novo Testamento o verbo “episkiazo” aparece apenas cinco vezes. Parece que Lucas esqueceu de apontar a figura concreta da nuvem que lança sua sombra. A verdade é que a falta da referência quer indicar diretamente para o sujeito divino de “episkiazo”, ou seja, o Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá. Dessa forma, a festa da anunciação além de confirmar a promessa de Deus sendo cumprida, destaca o poder e a ação do Espírito Santo para esse cumprimento. O evento da anunciação aponta para algo além de Maria - aponta para Jesus.

Todas as cinco ocorrências de “episkiazo” no Novo Testamento traz como significado o fato de que é Deus, em última análise, a causa do sombreamento e faz observar a ação extraordinária do Espírito Santo.

A frase: estar envolvido pela sombra do altíssimo demonstra o poder e a glória de Deus. O evento da anunciação aponta para algo além de Maria - aponta para Jesus.

A mensagem do anjo mostra o mistério insondável de Deus. John Stott ressalta que entre todas as obras do Espírito Santo, a encarnação, a obra extraordinária e magnífica é negligenciada. Parece que o Espírito Santo está restrito ao dia de Pentecostes.

O evangelista Lucas, fazendo uso do termo “episkiazoobjetiva apontar para a ação do Espírito Santo e para Jesus. Assim, é preciso ressaltar que a concepção virginal de Jesus é um mistério insondável. A única coisa que podemos dizer é que Maria foi agraciada. Não posso dizer que foi escolhida por outro motivo. Chegou o tempo de Deus e ela foi agraciada e escolhida.

O evangelista Mateus (Mt 1.18) escreveu: “...achou-se grávida pelo Espírito Santo” e o evangelista simplesmente enfatizou que “...porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo” (Mt 1.20).

O evangelista Mateus 1.16,18, 20 e 23 registra o relato da concepção virginal usando o termo grego “sunerchomai” do verbo “suneltein”, destacando assim que a gravidez aconteceu antes de qualquer consumação sexual (Gn 2.24).

Tanto Mateus quanto Lucas usam termos gregos diferentes com o único objetivo: ressaltar a transparente e milagrosa intervenção de Deus pelo poder do Espírito Santo.

Recorde-se que a concepção virginal de Jesus é o segundo milagre biológico da Bíblia. O primeiro foi a criação de Adão e Eva.

O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá” (1:35a). Deus revela que tal concepção ocorreu, não precisamente como, a nossa curiosidade determina, e não para nos satisfazer humanamente. O anjo revela e os evangelistas reconhecem que estão gravando um mistério insondável.

Lucas ao registrar o que disse o anjo (Lc 1.35) indica que Maria foi ofuscada pelo poder do Espírito Santo (cf. Ex 40.34 – 35).

O que esse relato nos ensina? É necessário celebrar a festa da anunciação do Senhor?

Os cristãos estão vivendo, assim como sempre viveram, dias desafiantes para a fé. Após o nascimento, sofrimento e obra de Jesus, há muitas reinterpretações e reconstruções diferentes de Jesus.

Cada geração faz a sua reinterpretação sobre Jesus, e essas ocorrem justamente por não se conseguir ver a obra de Deus em Jesus como algo completo.

Dentro do todo da obra de Jesus, a encarnação, uma obra extraordinária do Espírito Santo é negligenciada e esquecida.

Jesus, o filho de Deus, não permaneceu na segura imunidade do céu. Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou para servir. Ele se tornou pequeno, fraco e vulnerável. Ele entrou em nossa dor, em nossa alienação e em nossas tentações. Jesus curou doentes, alimentou famintos, perdoou pecadores, tornou-se amigo dos rejeitados. Não veio para ser servido, mas para servir. Veio para dar sua vida como pagamento pelo resgate e libertação de outras pessoas.

Por mais que a encarnação seja um mistério e torna-se insondável, a celebração do dia 25 de março tem um propósito definido e prático. Jesus tornou-se homem para resgatar o homem que nascido de mulher é pecador e precisa da redenção.

O Espírito Santo continua fazendo uma obra especial, levando pessoas a crer em Jesus, aquele que foi concebido pelo seu poder e realizou a obra da salvação. Amém!

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

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