03 de Abril 2022
4º Domingo na Quaresma
Lecionário anual
Salmo 132.8-18; Êxodo 16.2-21;
Gálatas 4.21-31; João 6.1-15
Texto:
Gl 4.21-31
Tema:
Lendo as Escrituras com o apostolo Paulo
O
que mais chama a minha atenção nos apóstolos é que os mesmos liam e explicavam
o Antigo Testamento.
Na
carta aos Gálatas capítulo 4, versos 21 a 31, Paulo ilustra a visão tipológica
dos dois filhos de Abraão. Ouso dizer, o filho de Abrão e o filho de Abraão.
O
desejo do apostolo é que os Gálatas se reconheçam como filhos da mulher livre,
filhos e descendentes de Isaque. Nesse momento, Paulo usa um argumento
veterotestamentário. Sua argumentação é que Sara e Agar não são apenas pessoas
na história. Na verdade, Sara e Agar prefiguram realidades maiores dentro da história
da salvação.
Liberdade
é um conceito fundamental na epistola aos Gálatas. O tema vem sendo
desenvolvido de o capítulo 2 verso 4. Aqui, no capítulo 4, o apostolo Paulo diz
que em Jesus Cristo temos liberdade, no entanto essa liberdade só se dá pelo
filho da promessa e aos filhos da promessa.
“O filho da
escrava foi gerado como todas as crianças são geradas” (Gl 4.23), ou
seja, “segundo
a carne” é uma censura moral, afinal, Abrão e Sarai tentaram resolver
a sua maneira a descendência que parecia não vir. Abrão e Sarai interferiram no
plano de Deus. É preciso recordar que a promessa só foi realizada quando
humanamente falando era impossível. O filho da mulher livre (Sara) é justamente
o filho da promessa (Isaque). Foi a promessa que restaurou o poder reprodutivo
em Abraão e Sara.
Agar, a mulher escrava |
Sara, a mulher livre |
Ismael, nascido segundo a carne |
Isaque, nascido mediante a promessa |
A antiga aliança |
A nova aliança |
A Jerusalém atual |
A Jerusalém lá de cima |
Os filhos do legalismo |
Os filhos da promessa |
Judaísmo |
Cristianismo |
Justificação pelas obras da lei |
Justificação pela fé em Cristo |
“Meus irmãos, vocês são como Isaque; são filhos de Deus
por causa da promessa” (Gl 4.28).
Como podemos ser idênticos a Isaque, ou
seja, filhos da promessa? No verso 28 a referência a “irmãos” mostra que a maioria dos
Gálatas (Gl 1.6) ainda não se afastou da verdade do evangelho.
No verso 29, está escrito: “Naquela época o
filho que havia sido gerado como todas as crianças são geradas perseguiu o que
havia sido gerado por causa do Espírito de Deus; e a mesma coisa está
acontecendo agora” (Gl 4.29).
Em Gênesis 29.8-9 é narrado a festa em
que Isaque era desmamado. Sara ficou chateada com o deboche de Ismael em
relação a Isaque. Lutero disse que esse deboche foi fazer com que Isaque
praticasse a idolatria. Ou seja, os que julgam se salvar por justiça própria
sempre irão zombar daqueles que se dizem justificados tão somente pela fé.
“Mas o que é que as Escrituras Sagradas dizem? Elas dizem:
“Mande embora a escrava e o filho dela, pois o filho da escrava não herdará a
propriedade do pai, junto com o filho da mulher livre” (Gl 4.30; Gn
21.10). As palavras de Sara para Abraão logo após Ismael ter caçoado de Isaque
se tornaram palavras de Deus.
Assim, ao escrever “Portanto, meus irmãos, nós não somos filhos
de uma escrava, mas de uma mulher livre” (Gl 4.31), o apostolo chama
de irmãos e manifesta sua solidariedade aos que não se afastaram de Cristo. Os
que creem e se mantém na fé são filhos da mulher livre.
Quão necessário e urgente é ser filho da
mulher livre, Gl 4. 30,31; 5.1; permanecendo em Cristo enquanto o mundo oferece
tantos outros meios de salvação e liberdade. Amém!
ERT
Edson Ronaldo Tressmann
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