terça-feira, 24 de novembro de 2020

O Senhor precisa de você!

 

29 de novembro de 2020

Primeiro Domingo de Advento

Salmo 80.1-7; Isaías 64.1-9; 1Coríntios 1.3-9; Marcos 11.1-10

Texto para prédica: Mc 11.1-11

Tema: O Senhor precisa de você (Mc 11.3)

 

Há muitas questões na Bíblia difíceis para entender. E nesse episódio de Marcos 11, vejo um desses fatos.

Dois discípulos foram enviados com a missão de desamarrar e trazer um jumentinho até Jesus. E se alguém perguntasse alguma coisa, a resposta deveria ser: “...o Senhor (mestre) precisa dele ...” (Mc 11.3).

Tudo aconteceu conforme disse Jesus. Mas, quero chamar atenção o fato de que os donos do jumentinho não terem questionado: quem é o Senhor (mestre)? Para que ele precisa desse animal? Quando ele será devolvido?

Também merece destaque o fato dos dois discípulos que ouviram as ordens de Jesus e a executaram sem questionamentos (vv.4-6).

Marcos 11.1-11 é um relato de verdadeira expressão de fé.

- Ouvir as ordens de Jesus e as cumprir;

- Ouvir que o Senhor precisa dele e deixar que levem o animal.

- Ouvir uma multidão cantando que o socorro de Deus chegou e que as profecias estão cumpridas!

O evangelista João Marcos, bem como o relato de Mateus, Lucas e João, sobre esse episódio, destaca-se:

- a fé dos discípulos que foram e trouxeram o animal;

- a fé do dono do jumentinho que deixou que o animal fosse levado;

- a fé da multidão que exclamava a todo pulmão o cumprimento das profecias.

Enquanto os discípulos e a multidão celebravam a páscoa com o cordeiro pascal indo para o altar do sacrifício; em Jerusalém, líderes religiosos e demais pessoas comemoravam uma páscoa egípcia, ou seja, sem o cordeiro que lhes daria a vida. Por que? Haviam se esquecido das profecias anunciadas por Deus pelos seus profetas.

A igreja cristã está iniciando um novo período eclesiástico. A primeira vela da coroa de advento foi acessa: a vela da profecia.

Em mais um ano teremos a oportunidade de ouvir a profecia que culmina no Calvário. Temos diante de nós, 52 semanas. Ao longo desse novo ano eclesiástico, por duas ocasiões serão lidos os Salmos 1, 23, 25, 29, 85, 111, 139 e outros 38 Salmos. Ouviremos também as muitas profecias nas páginas do Antigo Testamento. Observaremos detalhes proféticos nas epístolas, e por 30 semanas ouviremos relatos do evangelho de Marcos. E em outras 22 ocasiões ouviremos porções do evangelho de João (12) e Lucas (10).

Todas essas são oportunidades impares para ouvir e crer nas profecias feitas e cumpridas por Deus e firmar a fé nas profecias que Deus ainda cumprirá. Jesus virá para julgar os vivos e os mortos.

Jesus disse que “...quando o Filho do homem vier, achará, porventura, fé na terra” (Lc 18.8). O Filho do homem, Jesus, veio em humildade. Em muitas pessoas encontrou fé nas profecias, noutras não.

A caminhada de Jesus que se iniciou na Galiléia (Mc 1.9), após 140 km, a caminhada chega ao clímax. A medida que ia avançando, pessoas com fé nas profecias se aproximaram de Jesus e outros, descrentes nas profecias duvidavam e lançavam críticas ao ministério de Cristo.

A caminhada do cumprimento da profecia iniciou-se no deserto, às margens do Rio Jordão, devido a corrupção do templo e chegou ao clímax nas portas do Templo desprestigiado pelos cambistas.

Em nossos dias a religião cristã e a fé cristã está desprestigiada. E isso têm feito muitas pessoas não quererem mais ouvir e crer nas profecias das páginas das Escrituras Sagradas. Mesmo em meio ao descrédito e abandono de milhares, há muitos que ouvem e obedecem as ordens de Jesus. Há aqueles que entregam seus bens por que o Senhor precisa deles e muitos confessam com seu louvor a fé em Cristo Jesus. Jesus precisa de você! Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...