segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Rebanho de Cristo (Mt 25.32,34)

 22 de novembro de 2020

Salmo 95.1-7; Ezequiel 34.11-16,20-24; 1Coríntios 15.20-28; Mateus 25.31-46
Texto: Mateus 25.31-46

Tema: Rebanho de Cristo!

Versículo tema:ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. ... Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo ...” (Mt 25.32,34).

 

A distinção das ovelhas e das cabras era possível devido a coloração do pelo. Mesmo à distância, o pastor conseguia distinguir a ovelha da cabra. Cabra e ovelha são animais diferentes um do outro, e mesmo assim, ambos pastavam e pastam juntos.

As ovelhas são animais mansos, obedientes, ingênuos e facilmente podem se perder. As ovelhas dependem da condução de alguém. As cabras, pelo contrário, são desobedientes, destruidores dos campos e de espécies de árvores. Ao destruir a vegetação, impossibilitavam uma boa alimentação das ovelhas. Na Palestina, mesmo pastando junto das ovelhas, os cabritos eram considerados inúteis devido a destruição que causavam.

Jesus aproveita-se desse contexto cultural e conta a parábola onde fala sobre a separação das ovelhas e das cabras. Ele Jesus, é o pastor (Jo 10; Sl 23), que está na porta do aprisco e separará as ovelhas dos cabritos.

Aproveito-me dessa figura usada por Jesus para destacar que ovelhas e cabritos continuam pastando juntos nesse mundo. E assim como era possível diferenciar um do outro pela cor do pelo, ainda hoje, é possível diferenciar as ovelhas dos cabritos pelo critério anunciado por Jesus. As ovelhas têm uma fé prática no amor. Os cabritos apenas causam destruição.

Um autor desconhecido escreveu: “Existe tanto bem no pior de cada um, e tanto mal no melhor de cada um, que dificilmente sabemos julgar quem é ovelha e quem é cabrito.

A prerrogativa da separação das ovelhas e dos cabritos é de Jesus, o vencedor da morte, do diabo e do inferno. Daquele que veio e pagou um alto preço pelo rebanho. Aquele que vitorioso subiu aos céus e em glória e majestade descerá do céu e separará as ovelhas das cabras.

O ser humano, ovelha ou cabrito, considera pela aparência externa e espetáculo humano. Jesus Cristo, o pastor do rebanho, reconhece suas ovelhas que são práticos no amor que emana da fé (Hb 11.6; Tg 2.17). As ovelhas do rebanho, amam as ovelhas do rebanho, em especial as ovelhas feridas pelos cabritos.

O Rebanho de Cristo, age como ovelha representando seu Pastor e Senhor, em favor dos marginalizados pelos cabritos que as perseguem, matam e exploram.

No rebanho de Cristo, as ovelhas socorrem as ovelhas do rebanho (Mt 25.40). Os pequeninos com sede, fome, presos, são ovelhas de Jesus prejudicadas pelos cabritos.

A Palavra de Deus, por boca de Jesus, é clara ao enumerar que ovelhas e cabritos pastam juntos (Mt 25.31-46), e que, trigo e joio crescem juntos (Mt 13.24-30). Cabritos serão separados das ovelhas e o joio do trigo por Jesus.

Cabritos e joio causam estragos, destruição e frustração, mas, devem continuar pastando e crescendo juntos as ovelhas e o trigo.

Não é atribuição humana separar cabrito e arrancar o joio. É preciso permanecer rebanho de Cristo, sendo sua ovelha.

Ao falar das 10 virgens, Jesus alerta seu rebanho à vigilância. Ao contar a parábola dos talentos, Jesus convida seu rebanho a fidelidade no exercício do sua responsabilidade. E ao enumerar que o pastor separará as ovelhas das cabras, lembra a todos que continuem animados, firmes, fiéis na prática do amor e no serviço do Senhor.

Os cabritos que destroem estão desanimando as ovelhas. Muitas ovelhas se encontram desorientadas e perdidas seguindo os cabritos. Muitas ovelhas já abandonaram a pratica do amor e do serviço cristão. Infelizmente, contaminadas pelo mundo e pela carne pecaminosa, concluíram que a honestidade não vale a pena. As pessoas não precisam ser ajudadas, precisam apenas ser motivadas para realizar seus objetivos.

Rebanho de Cristo – Cuidado! O bom pastor Jesus, dono do rebanho, continua pastoreando os seus. As ovelhas socorrem ovelhas prejudicadas pelos cabritos. As ovelhas que abandonaram o serviço cristão e a pratica do amor, ouça o que o Senhor da Igreja, o dono do rebanho anunciou por João na carta em Apocalipse: “...volte ao primeiro amor... arrependa-se do seu pecado e façam o que faziam no princípio” (Ap 2.4-5).

Os cabritos recebem o hoje como uma oportunidade do dono do rebanho para poderem seguir as pegadas do rebanho (Ct 1.8). Nesse sentido, ser e permanecer ovelha é atuar na missão de Deus de salvar (1Tm 2.4). O pastor do rebanho virá e dirá: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo ...” (Mt 25.34).

O rebanho de Cristo, nesse mundo, por causa dos cabritos, caminha como que em um vale de lágrimas (Sl 23.4). Mas, mesmo em meio aos cabritos, o pastor Jesus sabe quem é sua ovelha pela prática das boas obras e deseja que o socorro continue sendo prestado constantemente. As ovelhas podem ter por certo de que o pastor delas, Jesus, nunca dorme, nem cochila para continuar cuidando dos seus, afinal, os cabritos causam muita destruição. Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...