segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Hora de despertar!

Salmo 122; Isaías 2.1-5; Romanos 13.11-14; Mateus 21.1-11
Texto: Romanos 13.11-14
Tema: Hora de despertar!

Qual é a sua programação para o natal? Para a virada de ano? Para amanhã? Para o próximo ano?
Até parece que controlamos o tempo. Tal hora, isso. Tal momento, aquilo. Vivemos na ilusão de controlá-lo e dominá-lo. Mas, a vida diária mostra que não é assim. O apostolo Tiago escreveu: “Agora escutem, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!” Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo (Tg 4.13-15).
Qual é a sua programação? Essa programação será concretizada?
O apostolo Paulo chama a atenção para o tempo de Deus. Fazemos e refazemos planos. Dependendo do ocorrido podemos alterar o horário de saída e até mesmo de chegada. Contudo, o apostolo Paulo escreveu que uma coisa não será deixada para depois, não vai ser antecipada nem atrasada: o retorno de Cristo.
Quando será esse momento? Muito já se especulou sobre, entretanto, o retorno de Cristo será quando Deus assim já estipulou e está reservado a sua vontade.
Talvez alguém exclame: assim fica difícil! Ouça a advertência: Já é hora de despertar.
Quando se dorme, não se consegue saber o que está acontecendo fora da casa. Não percebemos quanto tempo dormimos. Só nos damos conta que o tempo passou quando toca o despertador.
Tempos atrás assisti uma reportagem de um homem que afirmou que não dormia a muitos anos. Explicou que o motivo de não dormir se devia ao fato de que anos antes, sua casa havia sido atingida por um raio. Desde àquele dia não dormira mais. A reportagem pediu que desejavam levá-lo até uma faculdade em São Paulo onde estavam realizando estudos sobre o sono. Feito os testes descobriu-se que o homem dormia entre 3 e 4 horas por noite. Segundo o homem, ele não percebia que dormia tudo isso, pra ele é como se não dormisse nada. O médico explicou que o homem não é capaz de perceber o quanto dorme. Se não conseguimos perceber o quanto dormimos: já é hora de despertar.
Paulo, ao escrever essa pericope (Rm13.11-13), enfatiza que é hora de vigiar, cuidar. Ninguém sabe a hora e o dia em que Cristo virá. Jesus disse ao apóstolo João (Ap 22.7) “...Eu venho logo! Felizes os que obedecem às palavras proféticas deste livro!
Talvez incorremos no perigo de achar que estamos acordados, mas, não nos arrependemos, não oramos, não participamos dos cultos ... O apostolo Paulo convida: já é hora de despertar.
Como posso ser despertado? A lei de Deus é o seu despertador. Sua lei acusa nossos pecados. Nos desperta do sono profundo. Nos desperta de um sono que talvez nem saibamos que estamos dormindo.
Os profetas de Deus, foram e são homens que carregam o despertador e colocam nos ouvidos das pessoas com a intenção de despertá-las.
Ao nos despertar com sua lei, Deus visa nos colocar novas roupas por seu Filho Jesus Cristo. Quantas pessoas ainda não se despertaram para a necessidade do batismo e estão esperando seus filhos crescerem? Quantos ainda não se despertaram para a real importância e necessidade do culto? Quantas pessoas estão vivendo suas vidas e contando com a mesma oportunidade que teve o ladrão na cruz? Ao recebermos o convite para despertar, é como se Paulo estivesse dizendo: é agora, e daí?
A lei de Deus me desperta e meus olhos são abertos para a necessidade de Cristo. Em Jesus Cristo sou perdoado, mas, enquanto nesse mundo, devido aminha natureza pecaminosa, continuo pecador. Por isso, o despertador de Deus precisa continuar apitando.
Queridos. É hora de despertar! Não sei o tempo de Deus. Nem o meu tempo eu consigo controlar. Cristo voltará e por não saber o dia e a hora, vivamos na luz do evangelho que é Cristo Jesus.
Deus é dono do tempo. Tanto do nosso tempo, como do seu tempo. Seu relógio está na parede da sua sala e ao dar a hora exata, chamará seu filho e dirá: vá buscar a minha igreja, meus filhos e filhas que viveram suas vidas na tua luz. Amém.

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...