segunda-feira, 4 de novembro de 2019

A mensagem da ressurreição: alerta contra o espiritismo!

Salmo 148; Êxodo 3.1-15; 2Tessalonicenses 2.1-8,13-17; Lucas20.27-40
Texto: Lucas20.27-40
Tema: A mensagem da ressurreição: alerta contra o espiritismo!
Edson Ronaldo Tressmann
Para muitos pessoas, a morte é o fim de tudo. O cemitério é a última morada. Muitos pedem para que na próxima reencarnação seja isso ou aquilo.
Você acredita em vida após a morte?
O episódio envolvendo Jesus e o embate teológico com os saduceus a respeito da ressurreição é narrada por três dos quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas).
Jesus está em Jerusalém, onde será preso, crucificado e ao terceiro dia ressuscitará.
Você crê na ressurreição dos mortos?
Infelizmente, o espiritismo têm conseguido espalhar sua semente entre os cristãos. Quem de nós já não ouviu as afirmações que citei anteriormente. São frases que refletem o esquecimento das verdades centrais da Bíblia e queda ao espiritismo.
Dias atrás foi divulgado uma matéria no IG (26/10/2019) de que pessoas após assistirem o filme “Eli” na Netflix estão tendo alucinações.
Querido irmão e irmã em Jesus. As pessoas tem despertado muito interesse pelo ocultismo. E nem sequer sabem os danos que isso pode lhes causar. O sobrenatural exerce fascínio sobre o ser humano. As limitações levam o ser humano a buscar o sobrenatural. E assim, desde um inocente horóscopo, passa a desenvolver um mundo de causas e efeitos aos quais fica atado, e impotente em gerir o calendário de sua vida. E de repente quando se deparam com um filme ou uma série que lhe traz respostas inconscientes, fica abalada emocionalmente e ocorre o que está ocorrendo com muitas pessoas diante desse filme “Eli”.
A morte é um mistério. E devido ao seu mistério, se torna um tema interessante, discutido e cheio de inquietações e dúvidas.
O mundo não quer mais dar atenção as palavras de Jesus de que no momento da morte, há só dois destinos: céu ou inferno. As pessoas não querem dar atenção as palavras de Cristo de que ao soar a trombeta, Ele voltará para julgar os vivos e os mortos que irão ressuscitar.
Jesus está num embate teológico com os saduceus. Quem eram os saduceus?
Apesar de ser um grupo religioso, o texto diz que eles não criam na ressurreição. Os saduceus tinham concepção a respeito da ressurreição bem diferente dos fariseus e outros grupos minoritários da época.
Se os saduceus não creem na ressurreição, qual motivo de terem argumentado com base na lei do levirato?
A lei do levirato prescrevia que se um irmão morresse sem deixar filhos, seu irmão deveria suscitar descendência na viúva. Com esse argumento, os saduceus, maneira sarcástica, debochavam do ensino de Jesus, por aceita-lo como salvador. A intenção deles era tirar a fama de Jesus, desprestigiar o seu ensino junto ao povo. Afinal, o povo estava fascinado com seu ensino (Lc 19.48).
Era possível também que o argumento visasse colocar Jesus em oposição aos fariseus que defendiam a ressurreição.
Falar sobre ressurreição em nossos dias é chocar-se com muitos que creem e defendem a reencarnação. O espiritismo tem invadido muitos lares e muitas pessoas não creem na ressurreição. Estão encantados com o espiritismo a ponto de não mais olhar para seus pecados, afinal, tudo faz parte do seu carma.
Querido irmão e irmã em Jesus. Muito cuidado e atenção.
Ao citar a lei do levirato e indicar que a mulher mesmo tendo se casado com todos os possíveis irmãos e não ter tido filho, os saduceus implicavam num pensamento corrente na época. Para muitos uma mulher não iria para o céu se não tivesse tido filhos. Assim, os saduceus colocavam Jesus em cheque, pois queriam ver como iria responder a essa pergunta.
Jesus, nesse embate teológico com os saduceus, foi questionado com base na lei de Moisés e fundamentado nessa mesma lei, Jesus responde (Ex 3.2-6) e está resumido no verso 38: “Ora, Deus não é Deus dos mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem”.
Lembrando que Jesus está num debate teológico e assim, sua resposta é uma verdadeira aula de exegese e hermenêutica. Jesus, ao ser questionado pela lei de Moisés, na lei do levirato (Dt 25.5-6), ao responder com a mesma lei (Ex 3.2-6), mostra que a Palavra de Deus precisa ser corretamente interpretada. Afinal, uma falsa interpretação da Bíblia, conduz ao erro e as falsas crenças, assim como havia conduzido os saduceus.
Queridos irmãos e irmãs em Jesus, a igreja, não precisa apenas manter a Bíblia aberta, mas interpretá-la corretamente. É a sua interpretação que está em jogo.
Você crê na ressurreição?
O apostolo Paulo escreveu: “Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados. Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição. Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão” (1Co 15.19-22)
Todos os que não creem na ressurreição dos mortos são infelizes. Você que crê na ressurreição é uma pessoa feliz. E essa felicidade só é possível pelo poder de Deus que te deu e dá pela sua Palavra a fé em Cristo e a certeza da ressurreição.
Sendo você uma pessoa feliz, cuidado para te tornar uma pessoa infeliz. Cuidado com ensinos espiritas que apenas visam desvirtuar sua fé e certeza da ressurreição.
As sementes do espiritismo são semeadas todos os dias em nossos lares por meio dos mais variados programas de TV. E é comum ouvir cristãos, filhos da ressurreição (v.36) dizerem que estão carregando algum carma, ou que desejam na outra vida ser isso ou aquilo.
Você crê na ressurreição?
Jesus disse: “Ora, Deus não é Deus dos mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem” (Lc 20.38)
Jesus ensina que Deus é Deus dos vivos. E os que já morreram?
Estão mortos para nós, mas diante de Deus estão vivos. Escreva na lápide: esses olhos que aqui foram enterrados, verão a Deus! (Jó 19.27). Jesus não duvida da ressurreição dos mortos e nos transmite essa certeza, sendo ele mesmo, como escreveu o apostolo Paulo: “...a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados” (1Co 15.20).
Não crer na ressurreição é negar a obra de Cristo. E negar a obra de Cristo é caminhar rumo ao inferno. Muitos, infelizmente estão se deixando levar pela malévola doutrina do espiritismo e deixando de viver a alegria e a felicidade da mensagem da ressurreição.
Temos muita dificuldade em testemunhar a mensagem da ressurreição. Quando alguém morre, muitos preferem consolar com mensagens exotéricas ao invés de insistir e falar sobre a ressurreição.
Já que a morte é uma intrusa convidada pelo homem a entrar na história (Gn 3), não se sabe lidar com essa estranha. Daí, fica-se paralisado e cheio de dúvidas e incertezas. E nessas dúvidas e incertezas, o espiritismo tem ganho muito espaço. Quem não gostaria de receber uma mensagem do seu ente querido do além? Jesus contou que alguém fez essa proposta: “Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento” (Lc 16.27-28) e Jesus respondeu: “...Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos (Lc 16.29).
E Jesus com base em Moisés e também nos profetas exclama: “Ora, Deus não é Deus dos mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem” (Lc 20.38).
Querido irmão e irmã é preciso destacar que o ateísmo está avançando no Brasil, principalmente entre jovens e intelectuais, bem como o espiritismo. E a ressurreição é uma questão de fé, não de lógica. Pela lógica, muitos estão se deixando levar por um caminho de perdição e na fé somos conduzidos pela fé a um caminho seguro e feliz: a vida eterna.
Jesus garante que Deus é Deus dos vivos. A morte não é toda poderosa, a morte não é o fim de tudo. O cemitério não é a última morada. Deus é Deus dos vivos - o poder de Deus é superior ao da morte.
Quando Jesus diz que Deus é Deus dos vivos está nos alertando para não ficarmos presos a este mundo e suas vãs filosofias. Afinal, sendo o nosso Deus, Deus dos vivos estejamos certos de que nós somos filhos da ressurreição (Lc 20.36).
Em Cristo, somos filhos de ressurreição e isso nos alegra e nos faz viver na certeza de que com esses olhos verei o meu Senhor. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...