segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Quem é Jesus?


24 de novembro de 2019
Ultimo Domingo do Ano da Igreja.
Salmo 46; Malaquias 3.13-18; Colossenses 1.13-20; Lucas 23.27-43
Texto para prédica: Cl 1.13-20
Tema: Quem é Jesus?

Quem mora em cidade pequena, diante de uma pessoa estranha, não conhecida na cidade, pergunta: quem é fulano de tal? E a resposta sempre é: fulano de tal é da família tal. E assim, o desconhecido torna-se conhecido e familiar para outras pessoas.
Você sabe quem é Jesus? Não estou falando do técnico do Flamengo. Eu quero saber quem é Jesus Cristo?
O que as muitas páginas do Novo Testamento descreve, Paulo responde num só parágrafo (Cl 1.13-20). É incrível como Paulo conseguiu resumir tão bem a doutrina a respeito de Cristo nessas poucas palavras. Só é possível porque a Bíblia é de autoria do Espírito Santo. É tão magnifica a resposta do apostolo, que eu preciso de algumas páginas para tentar desenvolver o que está resumido nessa alínea.
Antes da resposta sobre quem é Jesus, lembro-lhes que na época havia uma seita conhecida como gnosticismo, que por sua vez, não era nova, mas, uma concepção religiosa provinda do Oriente, Pérsia.
Para os gnósticos há dois deuses. Um deus bom e outro mau. O mundo foi criado por esse deus mau, por isso, as inúmeras tragédias. Todo mal se deve a matéria, corpo. A salvação é libertar-se dessa cadeia má que é o corpo. E para que haja essa libertação é preciso adquirir conhecimento genuíno. E esse conhecimento genuíno se dá na conscientização de que o homem é um deus.
Os gnósticos negam a salvação por meio da morte e ressurreição de Cristo, não acreditam no pecado, nos anjos, na existência do diabo, e nem no pecado original.
Não pense que o gnosticismo é coisa ultrapassada, pois não é. Está presente e reapareceu com muita força devido ao livro Código da Vinci, de Dawn Brown (Editoa Sextante, 2004). O gnosticismo é a base filosófica de muitos movimentos e seitas: Nova Era, Espiritismo, Hinduísmo, Maçonaria, etc.
A pergunta é simples: Quem é Jesus? Mas, a resposta depende de como eu ouvi e aprendi sobre. Depende de onde estou, o que ouço, o local que estou frequentando para obter esse feedback.
O apostolo Paulo está combatendo ideias distorcidas pelo gnosticismo a respeito de Cristo. E num pequeno inciso (Cl 1.13-20), fala sobre Jesus de maneira magnifica.
Não sei você, mas, quando o apostolo Paulo respondeu sobre quem é Jesus? disse que Jesus Cristo...
...é o Salvador (vv.13-14);
...é o Criador (vv.15-17);
...é o cabeça da igreja (v.18);
...é o amado do Pai (vv.19-20);
O evangelista Lucas ao pesquisar a respeito de Jesus, o fez para querer entender a respeito da ressurreição. Como médico, cientificamente, não dava para compreender a ressurreição, apenas crer.
Para muitos, tudo termina no cemitério. A morte põe um fim em tudo. Mas, não é assim! Deus criou o mundo e tudo o que nele há para existir eternamente. O problema foi a queda em pecado. E essa queda em pecado, atrapalha nossa relação com Deus e com as pessoas. A própria natureza tornou-se refém da queda em pecado (Rm 8.22-24).
Para restaurar todas as coisas após a queda em pecado e colocá-las de acordo com a intenção de Deus, viver eternamente, Deus nos enviou seu Filho Jesus.
Quem é Jesus?
...é o Salvador (vv.13-14);
...é o Criador (vv.15-17);
...é o cabeça da igreja (v.18);
...é o amado do Pai (vv.19-20);
Jesus Cristo é o Salvador (vv.13-14).
Ele nos libertou (v.13);
Quando se nega a existência do pecado, assim como o gnósticos, rejeita-se o salvador. Sem a realidade do pecado - Cristo pode ser qualquer coisa.
O apostolo Paulo escreveu que Cristo nos libertou (v.13) - livrou do perigo.
O grande perigo é a morte eterna, e não poderíamos e nem podemos nos livrar por conta própria. Foi isso que Cristo fez. Não corremos mais o perigo de passar uma eternidade separados de Deus.
Os gnósticos acreditavam que uma organização de espíritos perversos controlavam o mundo (Cl 1.16; 2.10,15) e assim, ao dizer que Cristo nos libertou ou nos livrou do perigo, Paulo destaca que estamos sob o domínio de Jesus.
Jesus Cristo é o Salvador (vv.13-14).
Ele nos transportou (v.13);
O verbo transportar era usado para descrever a deportação da população de um país para outro. Termo conhecido em Colossos, afinal, a história registra que Antíoco, o Grande, transportou cerca de dois mil judeus da Babilônia para Colossos.
Se o apostolo Paulo havia escrito que Jesus nos livrou do perigo (v.13), agora, destaca que o fez para nos dar um novo rumo. Ele nos colocou no reino. Não é qualquer reino, pois: “nos transportou para o reino do seu amor...” (v.13).
Jesus Cristo é o Salvador (vv.13-14).
Ele nos redimiu (v.14)
Redimir significa que foi pago um preço de resgate. O preço pago era estipulado pela própria lei de Deus. E como o diabo nos acusa de sermos transgressores da lei de Deus, Deus nos enviou Jesus para pagar o preço do nosso resgate. Agora, temos Jesus para justificar-nos. Somos salvos pela fé, os braços que nos agarram em Cristo.
Jesus Cristo é o Salvador (vv.13-14).
Ele nos perdoou (v.14)
Perdão tem o sentido de mandar embora, cancelar uma dívida. Deus em seu Filho Jesus não só nos libertou do perigo, e nos transportou para uma nova realidade. Ele também cancelou as nossas dívidas e assim, o diabo não tem mais como nos acusar.
O perdão é um ato de sua graça. Não merecemos o perdão. Não conquistamos o perdão. Deus perdoa, porque nos ama e nos criou para vivermos juntos dele. O preço pago para que isso fosse possível foi o seu único filho.
Deus em Jesus nos perdoa porque sabe o quão amargo é uma vida sem perdão. Pessoas que não perdoam, sofrem amarguradas. Pessoas que não sabem que são perdoadas em Cristo, sofrem amarguradas (1Co 6.9-11).
O perdão teve um preço e esse foi pago no alto da cruz. O perdão que nos é pedido por outro e por nós oferecido também é gratuito (Cl 3.13).
Quem é Jesus?
Uma pergunta simples, mas, dependendo de onde e como estou, não sei responder.
A palavra de Deus responde dizendo que Jesus Cristo é
...é o Salvador (vv.13-14);
...é o Criador (vv.15-17);
...é o cabeça da igreja (v.18);
...é o amado do Pai (vv.19-20);
Jesus Cristo é aquele que nos libertou, transportou, redimiu e perdoou. Assim, por mais que passemos por sofrimentos e tribulações no presente momento, a criação não está destinada ao fracasso, a igreja será vitoriosa e, assim como Cristo, somos amados pelo nosso Pai.
Esses olhos verão a Cristo. Esse corpo foi redimido pelo Senhor. Esse corpo peca por ser pecador. Não se desvie dessa verdade. E saiba que, Cristo veio nos libertar, transportar, redimir e perdoar, para que eu assim como Adão e Eva possa ver Deus face a face. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Bibliografia
WIERSBE. Warren W. Comentário Bíblico expositivo. Novo testamento 2. Santo André, SP. Editora Geográfica, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...