quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Em Cristo, diante do Fim!

Salmo 148; Êxodo 3.1-15; 2Tessalonicenses 2.1-8,13-17; Lucas20.27-40
Texto para prédica: 2Tessalonicenses 2.1-8, 13-17
Tema: Em Cristo, diante do Fim!
Edson Ronaldo TREssmann
Quantas vezes eu terei que repetir.
Essa frase é muito citada pelos pais aos seus filhos. Ou, por algum profissional a outro.
Parece que é justamente isso que Paulo está escrevendo as Tessalonicenses (2Ts 2.1).
Na primeira carta, Paulo e seus colaboradores buscaram corrigir ideias errôneas, principalmente sobre a volta de Cristo (1Ts 5.1-2). No entanto, essas ideias errôneas persistiam. E para aclarar certos pontos expressos na primeira carta. E para que o tema ficasse ainda mais claro, Paulo acrescentou o tema sobre o anticristo.
Os sinais, de maneira especial a respeito do anticristo é descrito por muitos comentaristas como sendo “pequeno apocalipse” (2Ts 2.1-12).
E é como se Paulo estivesse dizendo: Quantas vezes eu terei que repetir.
2Ts 2.1: “Agora, irmãos, a respeito da vinda de Jesus Cristo, o nosso Senhor, e do nosso encontro com ele, pedimos a vocês o seguinte
Observe que Paulo está repetindo (1Ts 4.15) a respeito da segunda vinda de Cristo e do nosso encontro com Jesus. E sobre esse assunto, Paulo está pedindo, requerendo, exortando, rogando. Ou seja, o apostolo já tendo escrito sobre o assunto (1Ts 4.1 e 5.2), exorta-os a estabilidade mental em relação a segunda vinda de Cristo e do nosso encontro com Jesus.
Quantas vezes eu terei que repetir.
Afinal, Paulo já havia escrito sobre o tema, mas, infelizmente, pregadores apocalípticos haviam distorcido o que Paulo escreveu e isso gerou uma enorme confusão.
2Ts 2.2:Não se perturbem facilmente, nem fiquem assustados se alguém afirmar que o Dia do Senhor já chegou. Talvez alguém diga que nós tenhamos afirmado isso enquanto profetizávamos ou anunciávamos o evangelho ou que escrevemos isso em alguma carta”.
O mistério a respeito da morte, ou até mesmo da segunda vinda de Cristo, tem conduzido muitas pessoas a interpretações mirabolantes. E isso tem assustado muitos. Muitas seitas tem se desenvolvido a partir desses assuntos, que para milhares é assustador e incomodo.
O apostolo, já tendo escrito sobre o tema, recebeu notícias de que falsos pregadores haviam se aproveitado da perseguição dos cristãos para ensinar o que lhes convinha a respeito da volta de Cristo, que para muitos já havia acontecido. Essa falsa pregação gerou perturbação, agitação mental. Dessa forma os crentes ficaram desequilibrados, como uma casa em que o alicerce foi danificado por um terremoto.
Não se sabe dizer o que àqueles pregadores ensinavam a respeito da volta de Cristo, mas, haviam perturbado a igreja.
E o problema era que esse ensinamento falso estava sendo transmitido através das falsas interpretações nas cartas de Paulo e até por cartas que supostamente tivessem sido escritas por ele.
Por isso, o apostolo escreve como se estivesse falando com uma criança: Quantas vezes eu terei que repetir.
2Ts 2.3:Não deixem que ninguém os engane com nada disso. Pois, antes desse dia, terá de acontecer a Revolta contra Deus, e terá de aparecer o Perverso, que está condenado a ir para o inferno”.
É como se o apostolo estivesse dizendo se esses falsos mestres estão causando todo esse tumulto e enganando vocês distorcendo o que já escrevi, prestem atenção, pois entre os sinais (terremoto, esfriamento do amor, guerras) há o levantamento do anticristo.
Se pessoas já se deixaram enganar por distorções, imagine, quando se levantar o anticristo?
A postura de alguns crentes quando surge um novo enganador com alguma novidade religiosa é desviar-se da fé. Jesus fez esse alerta (Mt 24.4) e o apostolo Paulo faz aqui em 2Ts 2.9.
Assim como os falsos mestres já enganaram e enganam a muitos (Mt 24.5,24), o anticristo também enganará.
O apostolo João é o que usa em suas cartas a expressão anticristo (1Jo 2.18,22; 4.3; 2Jo 7). Em toda a Bíblia, mesmo que não ocorra a expressão anticristo, a mesma o descreve como sendo opositor as coisas de Deus e ao próprio Deus.
Anticristo significa aquele que é contra e não em lugar de. O anticristo é aquele que desvia a pessoa de Cristo. O apostolo João em Apocalipse diz que o anticristo é a besta e o apostolo Paulo aqui em2Ts (2.3) o chama de homem do pecado, filho da perdição.
O profeta Daniel (Dn 11.43) escreveu que o diabo mostraria os tesouros escondidos na terra, para, com eles seduzir os homens.
O anticristo se colocará contra Deus escondendo o evangelho e dando autoridade a si próprio. O reino do anticristo é um novo culto a Deus, exaltando a autoridade humana e rejeitando a Cristo. Exaltando as obras humanas como meios de justificação diante de Deus e desprezando a obra de Cristo que verdadeiramente nos justifica diante de Deus.
As pessoas em Tessalônica estavam sendo enganadas por falsas interpretações das palavras nas cartas de Paulo. E da cidade de Corinto, escreve essa segunda carta como que dizendo: Quantas vezes eu terei que repetir.
Cuidado, pois vivemos tempos do fim. Os sinais são visíveis. Terremotos, guerras, esfriamento do amor, falsos profetas. No entanto, fique alerta com o anticristo, com aquele que coloca contra Cristo e sua obra.
O apostolo Paulo escreveu: “Ele será contra tudo o que as pessoas adoram e contra tudo o que elas acham que é divino. Ele vai se colocar acima de todos e até mesmo vai entrar e sentar-se no Templo de Deus e afirmar que é Deus! Por acaso vocês não lembram que eu lhes disse tudo isso quando estava com vocês? E vocês sabem também que existe alguma coisa que não deixa que isso aconteça agora; porém, no tempo certo, o Perverso aparecerá. A Misteriosa Maldade já está agindo, mas o que está para acontecer acontecerá somente depois que for afastado aquele que não deixa que isso aconteça. Então o Perverso aparecerá, e o Senhor Jesus, quando vier, o matará com um sopro e o destruirá com a sua gloriosa presença. O Perverso chegará com o poder de Satanás e fará todo tipo de falsos milagres e maravilhas. E enganará com todo tipo de maldade os que vão ser destruídos. Eles vão ser destruídos porque não aceitaram nem amaram a verdade que os poderia salvar. Por isso Deus envia o poder do erro para agir neles a fim de que acreditem naquilo que é falso. O resultado disso é que serão condenados todos os que não creem na verdade, mas têm prazer no pecado” (2T 2.4-12).
Será que somos capazes de resistir a isso?
Por nós mesmos não. Afinal, o pai da mentira enganou Eva e Adão e assim, nos lançou na sedução da mentira.
No entanto, o apostolo Paulo escreveu “Irmãos, sempre devemos dar graças a Deus por vocês, a quem o Senhor ama. Pois Deus os escolheu como os primeiros a serem salvos pelo poder do Espírito Santo e pela fé que vocês têm na verdade, a fim de tornar vocês o seu povo dedicado a ele” (2Ts 2.13).
Resistir ao anticristo, senhor da mentira, personificação da mentira, só é possível por que o Senhor Deus nos ama, e pelo poder do Espírito Santo nos escolhe e nos faz permanecer na verdade e nos dedicar a Cristo.
Portanto, irmãos, fiquem firmes e guardem aquelas verdades que ensinamos a vocês tanto nas nossas mensagens como na nossa carta” (2Ts 2.15). Não se deixe desviar da verdade que é Cristo diante do fim. Por isso, encerro essa mensagem com a oração do apostolo Paulo: “Que o próprio Jesus Cristo, o nosso Senhor, e Deus, o nosso Pai, que nos ama e que na sua bondade nos dá uma coragem que não acaba e uma esperança firme, encham o coração de vocês de ânimo e os tornem fortes para fazerem e dizerem tudo o que é bom!” (2Ts 2.16-17). Amém
Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...