terça-feira, 14 de maio de 2019

O vencedor é ...

Salmo 148; Atos 11.1-18; Apocalipse 21.1-7; João 13.31-35
Texto: Apocalipse 21.1-7
Tema: O vencedor é ...
Quem ama futebol e gosta de acompanhar, na semana passada, assistiu duas viradas épicas. Aquelas viradas que ficam registradas nos anais na história futebolística. Daqui a uns 50, 70,80 anos, comentaristas de futebol irão comentar e dizer: como eu gostaria de ter estado presente nesse dia e ver essas duas grandes viradas.
O Barcelona venceu o primeiro jogo por 3 X 0 do Liverpool. Todos já tinham como certo que o Liverpool estava derrotado e vencido. Já asseguravam o Barça em amis uma final da Champions League. Mas, uma semana depois, eis que o derrotado, buscou forças onde não tinha e venceu o seu adversário por 4 X 0 e se classificou para a final.
Mas, não parou por aí. A outra semi final foi entre Tottenhan X Ajax. O Ajax venceu o primeiro jogo por 1 X 0. Quando foi jogar a segunda partida, marcou dois goles. O Tottenhan precisava fazer 3 goles. E eis  que o extraordinário aconteceu. Virou a partida para 3 X 2 já nos acréscimos da partida.
Quando falamos em Futebol u em outros esportes, sempre haverá apenas um campeão. O campeão é aclamado e o derrotado é mais um entre os tantos derrotados. Mas, o ponto é que o derrotado vai se preparar para que derrote o vencedor numa próxima oportunidade.
Essa mesma situação se dá na vida cristã. O derrotado por Jesus, o Diabo, buscar derrotar os filhos e filhas de Deus. Por esse motivo, 17 vezes aparece a palavra vencedor em Apocalipse.
O derrotado não se cansa, e como relatado por Lucas no episódio da tentação de Jesus, “apartou-se dele o diabo, até momento oportuno” (Lc 4.13).
Jesus venceu o Diabo, o inferno e a morte. Nossos três grandes inimigos. No entanto, o Diabo, não aceita a sua condição de perdedor e nem sequer aceita sua derrota, por isso, não conseguindo fazer nada contra Deus, busca atingir e derrotar a obra prima de Deus: o ser humano.
O livro de Apocalipse é o livro do vencedor! E o vencedor é aquele que permanece firme na fé em Cristo.
Os capítulos 2 e 3 de Apocalipse relatam as cartas endereçadas por Jesus Cristo a sua igreja. E todas as cartas (sete), enviadas para as sete (todas) as igrejas, a palavra comum é: vencedor (Ap 2.7; 2.11; 2.17; 2.26-28; 3.5; 3.12; 3.21).
Agora, proponho lermos o versículo 7 do capítulo 21: o vencedor. Quem é esse vencedor? As palavras: “eu lhe serei Deus, e ele me será filho” (Ap 21.7) ressaltam os que pertencem ao Senhor (2Sm 7.14; 2Co 6.18; 1Cr 17.13) por causa da obra magnifica de Jesus, o prometido de Deus. Para ser especifico na resposta, é só ler Apocalipse 21.8.
O vencedor é a ovelha que ouve a voz do Bom Pastor Jesus e o segue (Jo 10.27-28).
Nesse mundo, para vencer, é preciso derrotar outros. No entanto, o vencedor, conforme as palavras de Jesus, não é aquele que derrota seus inimigos, pois não consegue fazê-lo. O vencedor, do qual Jesus fala é aquele que tem seus olhos enxugado de toda a lágrima, é aquele que bebe da fonte da água da vida por lhe sido oferecido (Ap 21.4,6).
O vencedor do qual Jesus fala não é alguém que conquistou a vitória por si mesmo. Mas, é aquele que foi colocado e permaneceu ao lado do vencedor Jesus.
O vencedor em outras palavras é aquele que permaneceu firme na fé, junto a fonte da água da vida.
Precisamos nos manter atentos na caminhada cristã, afinal, estamos cercados por derrotados (Ap 21.8).
Um derrotado sempre quer derrotar o vencedor. E esses derrotados fazem parte do batalhão usado pelo inimigo que quer nos devorar (1Pe 5.8), para que não sejamos vitoriosos e recebamos o que nos é oferecido gratuitamente em Cristo: a coroa da vida (2Tm 4.8; Ap 2.8-11).
Jesus nos diz: “Aqueles que conseguirem a vitória receberão de mim este presente: eu serei o Deus deles, e eles serão meus filhos” (Ap 21.7), afinal, tudo está feito e foi consumado pelo Cordeiro. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...