terça-feira, 14 de maio de 2019

Igreja Fiel a mensagem!

Salmo 148; Atos 11.1-18; Apocalipse 21.1-7; João 13.31-35
Texto: Apocalipse 21.1-7
Tema: Igreja Fiel a mensagem!

A Igreja na pós-modernidade está sendo tentada a comunicar apenas o que os “supostamente consumidores” desejam. O grande dilema da igreja contemporânea é: pregar a Palavra com clareza e fidelidade ou pregá-la de uma maneira que seja atraente sem levar em consideração a Palavra de Deus. Há muitos temas que são ignorados pelos pregadores na atualidade. E a defesa dos pregadores é que se pregarem sobre determinado tema, pessoas se ofenderão e se afastarão da igreja.
É preciso esclarecer que para dar ouvidos à Palavra de Deus é preciso considera-la Palavra de Deus. No entanto, considerar a Palavra de Deus é ouvi-la e dar crédito a ela, mesmo que toca em pontos sensíveis da nossa existência pecaminosa. Não posso considerar a Bíblia, Palavra de Deus, apenas quando ela massageia meu ego.
O apostolo João, preso na ilha de Patmos, ao receber a revelação de Jesus, agiu com fidelidade diante da ordem dada pelo próprio Jesus: “...Escreva isto...” (Ap 21.5b). João, o apostolo, escreveu somente o que viu e ouviu, sem acréscimos ou fantasias e nem sequer com palavras agradáveis para que seu público recebesse bem a carta.
O livro de Apocalipse é uma reprodução fiel daquilo que Deus disse e mostrou para João. O apostolo João, a carta de Apocalipse, são exemplos de fidelidade à comunicação da Palavra de Deus nos dias atuais.
O motivo e a razão de existirem muitas “igrejas” é que cada uma faz a sua interpretação daquilo que Deus comunica pela sua Palavra. Tem àqueles que buscam mostrar uma nova revelação, outros, tentam adaptar a Bíblia a sua vida e ações. Como digo e repito, cada um têm o seu próprio cânon bíblico.
A distorção da Bíblia não é assunto novo. Repito novamente a vocês, a função do pastor é pregar e administrar os sacramentos. É preciso cuidar para que a Palavra seja interpretada e pregada corretamente. O pastor não deve simplesmente ler a Bíblia, mas, interpretá-la e comunicar com fidelidade, doa a quem doer.
A igreja, composição das ovelhas que ouvem a voz do Bom Pastor Jesus, é luz para o mundo, assim como era para ser o povo de Israel. No entanto, essa luz brilhará se seus servos agirem com a mesma fidelidade que João e tantos outros evangelistas e apóstolos agiram. A Igreja precisa com urgência continuar anunciando apenas aquilo que Deus deseja que seja comunicado: “Tudo está feito!” (Ap 21.6).
Tudo está feito!” parece ser uma mensagem simples demais. No entanto, é preciso entender que para que o tudo fosse feito e realizado, Deus teve que lidar com um povo teimoso, idólatra, frágil e que facilmente se deixava levar por outros caminhos.
E esses que se deixaram e se deixam levar por outros caminhos, morreram e morrem de sede, perderam e perdem o presente que lhes é oferecido e dado por Jesus.
Só há uma mensagem, talvez não agrade, ou, até mesmo, simples demais para um mundo que busca mensagens dinâmicas: “...A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida. Aqueles que conseguirem a vitória receberão de mim este presente: eu serei o Deus deles, e eles serão meus filhos” (Ap 21. 6b – 7).
Ao "vencedor" é uma expressão que aparece em cada uma das sete cartas enviadas por Jesus a todas as igrejas (Ap 2-3). E aparece no final da carta como sendo uma conclusão de toda a carta. Isso mostra a importância e necessidade de permanecer no que está escrito e no tudo está consumado. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...