segunda-feira, 6 de maio de 2019

Prioridade ministerial: anunciar o plano de Deus!


Salmo 23; Atos 20.17-35; Apocalipse 7. 9-17; João 10.22-30
Texto para prédica: Atos 20. 17-35
Tema: Prioridade ministerial: anunciar o plano de Deus!

No último dia 26 o governo anunciou que estuda descentralizar investimentos em faculdades de Filosofia e Sociologia. O objetivo é usar o dinheiro para a formação num oficio que gere renda a família. O Japão descentralizou e passou a usar o dinheiro para formar veterinários, enfermeiros, médicos, ...
Não sei qual foi a sua reação a esse anúncio. Alguns veem com preocupação e outros elogiam. Essa medida do governa mostram duas coisas. Primeiro: preocupação com o viés ideológico que as faculdades de Filosofia e Sociologia tomaram (pendendo para a esquerda); Segundo: buscar usar o dinheiro para que forme mão de obra e não apenas pensadores.
Trago essa ilustração não para provocar debate político, mas, para nos levar a refletir essa questão sobre a igreja. Qual parte do ministério da igreja, é a mais importante?
O capítulo 20 do livro de Atos dos Apóstolos, o Dr. e pesquisador Lucas, sob inspiração do Espírito Santo, relata como Paulo deixou Éfeso, após 3 anos de atuação na sua terceira viagem missionária e ao deixar Trôade convocou para Mileto uma reunião para conversar com toda equipe ministerial.
Paulo tinha o desejo de ir à Roma e depois a Jerusalém (At 19.21). Mas, naquele momento, Jerusalém era seu objetivo. Ele foi de cidade a cidade até chegar em Jerusalém. Alguns estudiosos comparam todo esse episódio com o ministério de Jesus.
Olhando para os versículos anteriores a nossa perícope de reflexão, vemos o relato da rápida viagem de Paulo de Trôade (onde falou à igreja local) para Mileto (onde falou aos pastores da igreja de Éfeso) (Atos 20.13-16). Em linha reta, Éfeso ficava apenas 48 km de Mileto, ao norte.
Em Mileto, os pastores de Éfeso que para lá foram convidados, ouviram uma importante palestra de Paulo. Um palestra onde o apóstolo destaca sobre a preservação da Palavra de Deus. Em outras palavras, preservem o ministério do Ensino da Palavra de Deus.
Preciso destacar que esse é o único discurso dirigido a um público cristão. Os outros discursos narrados por Lucas em Atos são sermões evangelísticos (2.14; 14.14; 17.22), aos gentios (10.34; 14.14; 17.22), defesas legais diante do Sinédrio nos primeiros dias da igreja (4.8; 5.29; 7.1), e cinco palestras diante das autoridades judaicas romanas (At 22 a 26).
Paulo faz esse discurso, pois sabe que não s verá mais (Atos 20.25). Sabe do risco que corre e que correrá por pregar o evangelho. Mesmo assim, deseja ardentemente completar a sua carreira e seu ministério e parece ter conseguido (2Tm 4.7).
Esse ministério realizado no passado (Atos 20. 18-21), o motiva a continuar no presente, mesmo sabendo dos perigos futuros (Atos 20. 22-27).
Paulo irá para Jerusalém, depois Roma. Sabe que nunca mais os verá (v. 25), no entanto, quer e deseja que aqueles pastores da Ásia: “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho que o Espírito Santo entregou aos seus cuidados, como pastores da Igreja de Deus, que ele comprou por meio do sangue do seu próprio Filho” (Atos 20.28).
Como e porque cuidar de nós mesmos e do rebanho?
O termo pastor é genérico e descreve a função da pessoa. Pastor é uma pessoa chamada para guardar, alimentar e proteger o rebanho de Cristo.
Aquela equipe de pastores de Éfeso a quem Paulo está transmitindo essas palavras foram treinados e escolhidos por ele. Fez esse trabalho nas igrejas da Galácia (Atos 14.23). Instruiu Tito a fazer o mesmo em Creta (Tt 1.5).
Na semana passada, quando lhes falei das perseguições, ressaltei que Lucas busca descrever as perseguições do diabo contra a igreja e uma delas é justamente a centralidade no trabalho pastoral em uma única pessoa. Em Atos 6, nos é relatado que as pessoas reclamavam dos apóstolos por estarem esquecendo-se da distribuição dos alimentos às viúvas gregas.
Na perícope de hoje (Atos 20.17-35), vemos Paulo falando a uma equipe ministerial. Nesse sentido, volto a destacar que não há base bíblica para o one-man-band (um único homem tocando, sozinho, todos os instrumentos da orquestra).
Como anda a equipe pastoral em nossa igreja? Ou, ainda é o pastor que faz tudo sozinho?
Cada um, tinha um ministério especifico de acordo com seus dons. Todos participavam do cuidado pastoral pelo rebanho de Cristo. O ministério dessas pessoas se devia a um fato: “Pois não deixei de lhes anunciar todo o plano de Deus” (Atos 20.27). Eles haviam tido e aproveitado a oportunidade de conhecer esse plano de Deus e agora eram anunciadores desse plano de Deus.
Paulo aproveita, agora falando diretamente aos pastores de Éfeso sobre o plano de Deus. E para dar ênfase a esse plano, destaca na sua conversa com a equipe ministerial, onze temas:
Verso 21 – arrependimento e fé;
Verso 23-24 – o sofrimento é inevitável;
Verso 24 – carreira cristã;
Verso 24, 32 – a graça de Deus;
Verso 25 – o reino de Deus;
Verso 27 – o propósito de Deus;
Verso 28 – o sangue remidor de Cristo;
Verso 28, 31 – a necessidade da vigilância;
Verso 28,32 – a igreja de Deus e a sua edificação;
Verso 29, 30 – o perigo dos falsos mestres;
Verso 32 - a herança final;
Ao destacar esses temas, Paulo ressalta para a equipe ministerial: “Pois não deixei de lhes anunciar todo o plano de Deus” (Atos 20.27).
Todo esse plano de Deus está exposto na Bíblia (Antigo Testamento - a Bíblia que Paulo lia, pregava e defendia).
A Bíblia em si é o conselho de Deus. É preciso esforço mental para expor o conhecimento de Deus.
Ao dizer a equipe: “Pois não deixei de lhes anunciar todo o plano de Deus” (Atos 20.27), o apóstolo deixa claro que sempre os ensinou com base na Bíblia (At 19.9).
Não lemos a Bíblia uma, duas ou dez vezes e, repentinamente sabemos todo o conselho de Deus. É preciso saber como todos os ensinos e acontecimentos se harmonizam. Precisamos estar conscientes, pois “...anunciar todo o plano de Deus” (Atos 20.27), é uma obra da mente. Por esse motivo, Paulo chama o pastor de obreiro, e o seu desafio é manejar bem a Palavra da verdade exige trabalho árduo.
Hoje é o quarto domingo de Páscoa. O domingo do Bom Pastor Jesus. Por isso, as palavras de Paulo soam de maneira propícia: “Pois não deixei de lhes anunciar todo o plano de Deus” (Atos 20.27). Elas mostram que o ofício pastoral nada mais é do que apontar para o bom pastor Jesus.
Trabalho fácil? Não.
As TVs smart possibilitam as pessoas assistirem transmissões da internet. Dessa forma, muitos falsos mestres tem adentrado em nossas casas. Quantas distorções da Palavra de Deus temos ouvido e até passado a crer como sendo verdadeiras? Enquanto que Paulo, na reunião com líderes cristãos diz: “Pois não deixei de lhes anunciar todo o plano de Deus” (Atos 20.27). Muitos tem adentrado em nossas casas e distorcido e confundido o plano de Deus. Em muitas situações, pastores comprometidos com o evangelho, têm se tornado falso mestre e os falsos mestres tem se tornado donos da verdade.
Em Mileto, aos pastores de Éfeso, Paulo disse: “Pois não deixei de lhes anunciar todo o plano de Deus” (Atos 20.27).
Para anunciar esse plano, Paulo tornou-se conhecedor do mesmo. Por esse motivo, Paulo exorta a equipe a primeiro se cuidar de si mesmo (Atos 20.28). Não é possível cuidar adequadamente de outros, se houver negligencia ao cuidado e a instrução pessoal. Cuidando de si mesmo, Paulo recomenda o pastoreio.
Pastorear significa cuidar, levar um rebanho ao pasto para alimentá-lo. Para qual tipo de pastagens estou levando o rebanho? O rebanho, quando vem à igreja, recebem qual alimento?
Qual é a importância e a real necessidade de apresentar todo o plano de Deus para a igreja de Deus? Por que cuidar de si mesmo e dos outros e ao mesmo tempo pastorear?
A igreja de Deus é uma composição daqueles que ele comprou por meio do sangue do seu próprio filho (Atos 20.28). Ou, como disse Jesus, são ovelhas que ouvem Jesus.
A igreja não é uma empresa humana. É um empreendimento divino com o intuito de salvar. Para que pessoas sejam salvas é necessário anunciar todo o plano de Deus (Ato 20.27). Essa é a segunda das duas recomendações de Jesus: Ensinar todas as coisas (Mt 28.19-20).
Paulo está tranquilo em relação ao seu ministério, afinal, ele afirma perante todos que “... não deixou de anunciar a eles todo o plano de Deus” (Atos 20.27), por isso escreveu em uma de suas cartas: “Portanto, estamos aqui falando em nome de Cristo, como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós. Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele” (2Co 5.20). Lembre-se: anunciar o plano de Deus, é manter Jesus onde deve estar, no centro da igreja. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...