quinta-feira, 30 de maio de 2019

Boas obras recompensadas!

Salmo 133; Atos 1.12-26; Apocalipse 22.1-6, 12-20; João 17.20-26
Texto para prédica: Ap 22.12
Tema: Boas obras recompensadas!

É incrível, mas basta observar um detalhe: desde a queda em pecado, é natural que o ser humano culpe outro por uma frustração na vida.
Se você está enfrentando dificuldades no casamento, a culpa é do marido ou da esposa.
Se você está enfrentando problemas com os filhos, a culpa e dos amigos ou da má influência.
Se você está enfrentando problemas pessoais, a culpa é de alguém ou alguma outra pessoa.
As pessoas não assumem mais as suas responsabilidades!
Quando alguma coisa dá certo: viva! Palmas pra mim! Mas, se algo está errado, é preciso ir a procura das bruxas e encontrar o culpado que são todos e tudo, menos eu.
Escutem! — diz Jesus. — Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito” (Apocalipse 22.12).
Essas palavras, dentro da liturgia, são proferidas por ocasião do sepultamento. Mas, por qual razão está na liturgia de sepultamento? Será que enfatizamos que a pessoa irá tomar posse do céu por suas obras?
Ouça novamente as palavras: “Escutem! — diz Jesus. — Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito” (Apocalipse 22.12).
A recompensa é de Jesus e Ele dará por graça aos seus por ocasião da ressurreição dos mortos.
As palavras da liturgia de sepultamento mostra que está sendo sepultado um cristão que em vida mostrou sua fé através das obras. Afinal, as boas obras procedem do amor de Deus. As boas obras são resultado da fé, haja visto que sem fé, ninguém pode agradar a Deus (Hb 11.6).
No entanto, infelizmente, nem tudo que o ser humano faz é boa obra. E não adianta colocar a culpa em outro, assim como fazemos nos eventos do dia-a-dia.
O velho homem ainda está em nós, e as obras que procedem da carne, dos nossos desejos pecaminosos, são ímpios e desagradam a Deus (Rm 7.14-23).
As boas obras são os frutos da fé produzidas pelo amor. O que tornam as nossas obras aceitáveis a Deus é a fé em Cristo. Só as realizamos por Cristo e por isso, quando falamos: “Escutem! — diz Jesus. — Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito” (Apocalipse 22.12), precisamos entender que enfatizamos a vida cristã, uma vida vivida em Cristo.
Com essas palavras Jesus faz um alerta: Eu venho logo!
Essa expressão significa que o Senhor virá a qualquer momento. E nesse momento, não haverá desculpas, as quais Jesus já indicou que haverá. O evangelista Mateus (Mt 25) destaca que muitos dirão como uma justificativa sobre o quando viram Jesus com fome, sede, necessitando de hospedagem, sem roupas, doente (Mt 25. 42-44).
Jesus virá logo!
Ele sabe que tem uma promessa a cumprir e Deus é fiel em cumprir suas promessas. Por isso exortou ao apostolo João para que escrevesse, pois “Essas palavras são verdadeiras e merecem confiança. O Senhor Deus, que dá o seu Espírito aos profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que precisam acontecer logo” (Ap 22.6).
Querido irmão e irmã em Jesus. Por amor a nós, Jesus deixou registrado para nosso alerta e também consolo: Escutem! — diz Jesus. — Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito” (Apocalipse 22.12).
No dia em que Jesus voltar, cada pessoa receberá o seu galardão.
E esse galardão será dado as pessoas que produzirem obras decorrentes da fé.
Não estamos na igreja, não ofertamos, não exercemos atividades na congregação para podermos receber alguma coisa de Deus, principalmente o galardão.
As palavras de Jesus, fiéis e verdadeiras, servem de alerta para cristãos que vivem suas vidas em desespero na prática de boas obras. Afinal, as obras recompensadas, são àquelas que procedem de uma pessoa crente em Cristo.
As palavras: “Escutem! — diz Jesus. — Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito” (Apocalipse 22.12), soam como alerta para uma igreja composta por “ditos cristãos” que realizam boas ações esperando recompensa em troca. São palavras que alertam àqueles que buscam ser aplaudidas pelo seu servir. Mas, por outro lado, as palavras: “Escutem! — diz Jesus. — Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito” (Apocalipse 22.12) são consoladoras àqueles cristãos que realizam sem serem notadas ações procedentes da fé em Cristo Jesus.
Deus nos abençoe! Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...