segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Viver d acordo com o evangelho

24 de setembro de 2017
16º Domingo após Pentecostes
Sl 27.1-9; Is 55.6-9; Fp 1.12-14,19-30; Mt 20.1-16
Tema: Fp 1. 27: “agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo.....

O que você entende por essas palavras de Paulo?
Paulo escreve essa carta da cadeia (Fp 1.7). E sua exortação é para que os filipenses se mantenham unidos.
Primeira Parte
Viver de acordo com o evangelho de Cristo é um desafio; um privilégio e uma responsabilidade. Isso só é possível permanecendo no amor, na graça e na dependência de Jesus Cristo, pois “com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”.
Paulo nos versículos 29 e 30 diz que viver de acordo com o evangelho é um privilégio. E esse privilégio não está só no servir, mas também no sofrer por causa do evangelho.
Disse o apostolo Paulo: “agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo...
Viver de acordo com o evangelho de Cristo é viver de acordo com a boa notícia que recebemos, ou, conforme o termo grego, Paulo aconselha a “Viver como um cidadão...
É preciso relembrar que ... sendo Filipos era uma colônia romana, seus moradores eram obrigados a viver regidos pelas leis do império romano. Assim, a exortação de Paulo “agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo...” é “vivam como cidadãos do reino...”.
Qual é o nosso reino? Qual é a nossa pátria? Paulo responde na carta aos Filipenses 3.20 e Jesus disse, conforme registrou o apostolo João (Jo 18.36).
Havia entre os cristãos filipenses uma forte ligação com o apostolo Paulo. Enviaram Epafrodito com mantimentos e com a responsabilidade de trazer notícias a respeito de Paulo que estava preso e já era idoso. Na carta nada nos é relatado sobre a situação pessoal de Paulo e nenhuma queixa foi registrada. Ao contrário, o apostolo Paulo testemunha que em todas as situações, Deus é quem abre a “porta da palavra” (Cl 4.3) para que o evangelho seja proclamado.
Paulo não se preocupa em dar notícias sobre sua situação pessoal. O apostolo busca reafirmar aos cristãos o que eles já sabem. Não importa a situação que se está vivendo, o desfecho final de qualquer situação é para salvação.
Paulo sabe e confessa que Nero poderia apenas aprisionar e matar seu corpo, mas não poderia de maneira nenhuma aprisionar e matar o evangelho.
O maior desejo do apostolo Paulo era que Cristo fosse engrandecido. E ele testemunha que mesmo estando preso, isso estava acontecendo através da prisão. E viver de acordo com evangelho de Cristo é uma das maneiras de engrandecer a Cristo.
Mesmo que o apostolo Paulo não soubesse o que iria acontecer com ele, transmite seu desejo (Fp 1.20). O apostolo, as vésperas do seu julgamento, não queria abandonar a sua fé, convicção e certeza de que ele era cidadão do reino dos céus. E essa fé, convicção e certeza buscava transmitir aos filipenses.
Ao exortar “agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo...”, Paulo não quer que os filipenses deixem que as intrigas, a desunião os afastem um do outro, ou até mesmo do reino. Por isso, através de sua exortação, tem como desejo alertar aos filipenses que não se esqueçam de que pátria eles fazem parte e que não deixem de viver conforme o rei dessa pátria. Diante dessa verdade, pode-se ler os textos de Rm 12.2; Fp 3.18-21; Ef 4.1; Cl 1.10; 1Ts 2.11-12; 4.1; 2Pe 1.4-9; 3.11,14.
Nesse mundo somos cidadãos do mundo, mas temos como rei o nosso Deus. Nas palavras do apostolo João (Jo 17. 1 – 21ss) Jesus deixa claro que mesmo estando no mundo, não se vive conforme o mundo. E para auxiliar os cristãos a viverem de acordo com o evangelho de Cristo viver neste mundo, Deus nos dá o Espírito Santo.
Segunda Parte
Viver de acordo com o evangelho de Cristo só é possível estando certo da salvação e sem medo dos inimigos.
Quais são esses inimigos? Alguns são citados por Paulo em Fp 3.2,18. Pode-se destacar que aqueles que perseguem os cristãos também são inimigos.
Diante da perseguição, dos ensinamentos falsos, os filipenses deveriam se manter firmes e inabaláveis. Deviam continuar vivendo de acordo com o evangelho de Cristo.
Paulo esclarece que a vitória não será daquele que por suas forças permanece fiel, mas sim, a vitória do cristão vem de Deus (Ef 2.8; Jo 15.16; Cl 3.12; 1Jo 5.4-5).
Permanecendo na fé, a vitória é certa (Jo 3.18). E Paulo tem essa certeza, por isso confessou no “Pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro”. E essa é a atitude que Paulo deseja que os filipenses tenham diante dos inimigos que anunciam outro evangelho.
Não pode haver fuga diante dos inimigos, ou da perseguição, pois nossa pátria não está nesse mundo, Rm 14.8; Rm 8.37.
Aplicação
Você quer continuar vivendo de acordo com o evangelho?
Este é o desafio, o privilégio e a oportunidade. Assim, não descuide da união. Continuem firmes e unidos. O termo firme, usado no versículo 27 é um termo militar. Significa que todos estão plantados em seus postos e não se afastarão por nada. Permanecer firme é: “permanecer na verdade”. A verdade de que estamos no mundo, mas, nossa pátria é o céu e somos governados pelo evangelho.
Continuar vivendo de acordo com o evangelho é permanecer na verdade. Não se desvie dela, nem quando estiver sendo perseguido, nem quando tentarem te enganar com falsos ensinos e não se desunam. A verdade é uma só: 2Sm 7.28; Sl 119.160; 138.2; Jo 14.6; 17.17.
Vivam de acordo com o evangelho de Cristo!
Deus nos abençoe! Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...