sexta-feira, 12 de abril de 2024

“Vós sois testemunhas de tudo isso” (Lc 24.48)

 Dia 14 de abril de 2024

Atos 3.13-19; Salmo 4; 1Jo 2.1-5; Lucas 24.35-48

Celebração de 36 anos dos primeiros assentados do MST em Querência do Norte – PR

 Texto: Lc 24.48

Tema:Vós sois testemunhas de tudo isso” (Lc 24.48)


Honrado em estar aqui novamente. Estive na celebração dos 20 anos, 30 anos e agora 36 anos.

Celebrar 36 anos de um evento marcante na vida de todos vocês. Dia 03 de abril de 1988. Domingo de Páscoa. Desembarcavam 65 pessoas na represa da Jabur. Não traziam apenas enxadas, enxadões, roupas, lonas, cordas, machados, facões. Assim como se celebra a cada Páscoa, desembarcavam cheios de esperança de terem chegado na terra prometida.

Logo depois, vieram outras 40 pessoas. E quão importante foi a chegada dessas famílias. Afinal, o grupo ficou maior e todos passaram a sonhar o mesmo sonho. Juntos, todos de igual importância construíram o que hoje conhecemos como assentamento Capanema.

Muitas pessoas que iriam vir não vieram, outras retornaram, outros que nem sequer esperavam estar aqui, acabaram vindo. E aqui estamos nós, celebrando 36 anos de história.

Caríssimos jovens: atentem-se para um fato. Você faz parte de uma geração agraciada. Poder reviver a história por testemunhas vivas.

Acompanhamos as leituras bíblicas desse final de semana, e dentre as quatro leituras, quero destacar palavras que os farão reviver àquele domingo do dia 03 de abril de 1988. Atos 3.13-19: Páscoa. Salmo 4: sofrimento, tal como estar num lugar apertado e numa situação sem saída. 1João 2.15: Luta. Lucas 24.35-48: medo, dúvida, alegria e testemunho.

Dessa forma, ao juntar as palavras páscoa, sofrimento, luta, medo, dúvida, alegria e testemunho, resumimos o que vocês enfrentaram num curto espaço de tempo.

Essas mesmas palavras fazem parte daquele primeiro novo dia dentro da criação: a Páscoa.

As aparições de Jesus aos seus discípulos durante 40 dias após ressuscitado, visava fortalecer a convicção para que eles fossem testemunhas. Disse Jesus: “Vós sois testemunhas de tudo isso” (Lc 24.48).

O Jesus ressuscitado apareceu para Maria Madalena, para os discípulos, para discípulos que estavam voltando para sua casa, na zona rural, 11 km de Jerusalém. Esses homens desiludidos, tristes, desanimados, reconhecem aquele estranho que caminhava com eles enquanto esse partia o pão. A alegria os fez retornar para Jerusalém para testemunhar para os outros.

O testemunho desses não era suficiente, pois ainda restava dúvida e preocupações. E Jesus se apresenta e diz: “que a paz esteja com vocês!” (Lc 24.36) e pede para que o toquem e parem de duvidar (Lc 24.37-39). E depois da dúvida a alegria foi tão intensa que não acreditavam (Lc 24.40).

Toda caminhada se dá entre dois polos – tristeza e alegria;

    preocupação e exultação;      

   desanimo e euforia;

   dúvida e alegria.

No Salmo 4, vemos um Davi que passando por um dos momentos mais difíceis da sua vida a ponto de descrever como estando num lugar apertado e sem saída, testemunha fielmente o cuidado e a proteção de Deus a ponto de deitar-se e dormir tranquilamente.

Em Atos acompanhamos Pedro, que por medo havia negado a Cristo, testemunhando a respeito da sua ressurreição (At 3.15).

Na carta de João ouvimos as palavras de alerta para que se lute contra o pecado. Aqui eu faço uma observação: somos, todos nós somos pecadores. Todavia, vocês que sempre foram criticados de serem ladrões, vândalos, lutaram bravamente e criaram suas famílias honestamente. Obrigado por esse testemunho pessoal de vocês, enquanto muitos ainda dizem o contrário.

O relato da ressurreição de Jesus Cristo nos traz luz, graça, força, consolo.

Foi num dia de Páscoa e muitos de vocês vivenciaram algo idêntico ao que os discípulos de Jesus viveram: dúvida, medo, insegurança, desânimo. E a exemplo dos discípulos de Jesus, todos nós vivemos na mesma alegria: Jesus Ressuscitou!

O Jesus Ressuscitado é a nossa maior alegria, afinal, não temos terra aqui nesse mundo. Nossa pátria não é aqui. Ouçamos o relato escrito na carta aos Hebreus: “Foi pela fé que Abraão, ao ser chamado por Deus, obedeceu e saiu para uma terra que Deus lhe prometeu dar. Ele deixou o seu próprio país, sem saber para onde ia. Pela fé ele morou como estrangeiro na terra que Deus lhe havia prometido. Viveu em barracas com Isaque e Jacó, que também receberam a mesma promessa de Deus. Porque Abraão esperava a cidade que Deus planejou e construiu, a cidade que tem alicerces que não podem ser destruídos” (Hb 11.8-10).

Ao dizer: “Vós sois testemunhas de tudo isso” (Lc 24.48) é preciso destacar que é fácil deixar de testemunhar.

Para testemunhar é preciso não desanimar nunca. È preciso suportar as dúvidas alheias, os desanimados, os tristes e os desencorajados.

Para testemunhar é preciso alimentar-se constantemente do testemunho bíblico: Jesus Ressuscitou! Sua vitória é a nossa vitória. Amém!

 

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...