segunda-feira, 15 de abril de 2024

“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (João 10.11)

 21 de abril de 2024

Quarto Domingo de Páscoa

Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18

Texto: João 10.11-18

Tema: Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (João 10.11)

 

Certa vez o exército de Israel sob o comando do rei Saul estava sendo acuado pelo desafio de um gigante, o qual não havia soldado corajoso o bastante para lutar contra ele.

Davi, que havia sido enviado pelo pai para levar mantimentos aos irmãos, se ofereceu a Saul para lutar contra aquele gigante (1Sm 17). E para convencer Saul a deixar lutar contra o gigante, Davi disse: “Meu senhor, - disse Davi – eu tomo conta das ovelhas do meu pai. Quando um leão ou um urso carrega uma ovelha, eu vou atrás dele, ataco e tomo a ovelha. Se o leão ou o urso me ataca, eu agarro pelo pescoço e golpeio até matá-lo. Tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu pagão, que desafiou o exército do Deus vivo. O Senhor Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu...” (1Sm 17.34-37).

Davi era a figura do povo de Deus de um bom pastor. Alguém que não abandonava suas ovelhas por nada. O Salmista Asafe descreve-o assim: “Então Deus escolheu o seu servo Davi; ele tirou do curral de ovelhas quando ainda pastoreava o rebanho. Ele pôs como rei de Israel, como pastor do povo de Deus. Davi cuidou deles com dedicação e os dirigiu com sabedoria” (Sl 78.70-72). E o profeta Miquéias anunciou: “O rei virá e será o pastor do seu povo, governando-o com força que o Senhor lhe dará e em nome do Senhor, o seu glorioso Deus. O seu povo viverá em segurança, pois o seu poder alcançará os lugares mais distantes do mundo” (Mq 5.4).

Jesus, a exemplo de Davi e Moisés (Sl 77.20; Is 63.11) é esse pastor. E não é qualquer pastor, é o bom pastor. O profeta Ezequiel anunciou isso (Ez 37.24).

O ponto é que Jesus não apenas se declara pastor, mas, o bom pastor. “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (João 10.11).

O termo hebraico néphésh corresponde ao grego psyché – alma. Todavia, visa designar a vitalidade de um ser.

Dar a vida parece indicar que Jesus teria sido esse bom pastor apenas na hora da sua morte.

O apostolo João que narrou essa parábola, escreveu na sua primeira carta que devemos “dar a vida pelos irmãos” (1Jo 3.16).

Dar a vida pelas ovelhas ou dar a vida pelos irmãos é empenhar-se pelos outros. É um empenho na convivência em amor.

O empenho da vida de Jesus pelas ovelhas se dá nesse momento em que uma ovelha é expulsa do Templo porque foi curada em dia de sábado.

Para destacar esse empenhar-se pela vida das ovelhas, Jesus usa o exemplo do empregado. O termo grego é misthotos – assalariado (pessoa que por determinado salário realiza determinado trabalho, até mesmo pastorear ovelhas). Pelo fato de as ovelhas não serem suas, cuida delas pelo salário, mas em situação que envolverá sua própria vida, não a colocará em risco por ovelhas que não lhe pertencem.

Jesus não está criticando o assalariado. Apenas está enfatizando o motivo do descuido do rebanho por parte daqueles encarregados para cuidar das ovelhas.

A chegada do lobo envolve uma ameaça ao rebanho. É dito sobre Atánasio, mesmo que tenha se destacado na defesa da fé ante os arianos, todavia numa ou outra oportunidade se escondeu entre os monges, no deserto, para evitar o confronto direto com as autoridades.

O assalariado cumpre toda sua obrigação, mas salva sua pele quando as ovelhas entram em perigo. Assim o lobo pode ser ameaças internas e externas.

O lobo voraz é Satanás que arrebata e dispersa as ovelhas. E a última incumbência do bom pastor é salvar as ovelhas diante desse lobo. Como bem escreveu o apostolo Joao na sua carta: “E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito” (1Jo 3.8).

O lobo que ataca o aprisco é terrível e o bom pastor veio dar sua vida para nos conceder vida diante dos ataques do lobo. Amém

 

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...