segunda-feira, 15 de março de 2021

Não há melhor lugar!


21 de Março

5º Quaresma

Salmo 119.9-16; Jeremias 31.31-34; Hebreus 5.1-10; Marcos 10.35-45

Texto: Mc 10.35-45

Tema: Não há melhor lugar!

 

Geralmente as pessoas nos perguntam: onde vai com tanta pressa?

As pessoas andam muito ocupadas e correndo o tempo todo.

No evangelho de Marcos, Jesus está sempre caminhando. Sempre está indo de um lugar para outro.

A partir da segunda parte do evangelho de Marcos, capitulo 8, Jesus está indo para Jerusalém e o evangelista nos apresenta por qual motivo Jesus está indo.

O problema é que enquanto Jesus está indo à Jerusalém (v.33), algumas expectativas são frustradas. A de Tiago e João por exemplo. Eles se aproximaram de Jesus e fizeram um pedido: Se pedirmos alguma coisa, você nos dá.

Esse é o tal do pedido feito por alguém que está preparando uma armadilha. Não diz o que quer, apenas quer que lhe seja dado aquilo que deseja.

Sendo uma armadilha, sem dizer sim ou não, Jesus responde: o que querem que eu lhes faça? (v.36). Deixe-ver se é possível atendê-los.

É interessante observar que Jesus estava caminhando para Jerusalém. E lá seria entregue pelo próprio Pai para ser pendurado na cruz. A obra completa de Jesus estava por ser realizada, e os irmãos Tiago e João querendo se antecipar, desejavam ocupar um bom lugar no futuro reino.

Tiago e João (vv. 36 e 37) se anteciparam buscando garantir seus lugares a direita e a esquerda de Jesus. No entanto, eles não entenderam nada.

Jesus estava indo para Jerusalém, para ser entregue por Deus em favor da humanidade pecadora, Tiago e João, preocupam-se com status e poder.

Jesus respirando fundo (v. 38), responde, “não sabeis o que pedis”.

Status e poder havia contaminado Tiago e João e qualquer coisa que Jesus dissesse, eles iriam contra argumentar. Jesus perguntou se eles poderiam beber o cálice que Jesus iria beber e se eles receberiam o batismo que Jesus iria receber? (v. 38). Tiago e João desejosos do status e poder responderam: podemos (v.39).

Jesus estava falando a Tiago e João se eles iriam suportar toda a perseguição e injuria por serem discípulos de Jesus. Jesus responde a Tiago e João, sim, vocês serão perseguidos, injuriados, presos, mortos por causa do meu nome. Mas, não posso atender esse vosso pedido (v.40). Por que Jesus não poderia atender esse pedido de Tiago e João?

Essa questão está atrelada a missão de Jesus. Jesus ressalta que não veio para isso, ou seja, sua missão nesse momento é ir à Jerusalém, morrer e ressuscitar.

Jesus não está preocupado com quem vai assentar-se a direita ou esquerda. Jesus não está interessado em status ou poder. Ele apenas está interessado em servir.

Diante da resposta de Jesus, não se sabe dizer se os discípulos compreenderam, mas, houve indignação da parte dos outros dez.

Status e poder gera conflito e divisão. E ante a mesma, Jesus prontamente chama seus discípulos para junto de si e os adverte (v. 42 – 44), assim como faz conosco.

As nações se governam pelo poder.

No entanto, entre os cristãos não deve ser assim. Jesus nos diz que quem quer ser grande, que sirva aos outros (v.43). E prossegue, quem quer ser o primeiro, será servo de todos (v. 44).

Status e poder tem destruído e não edificado.

Pessoas se apresentam como apostolo, bispo, pastor, diácono, mas, infelizmente, tem se esquecido de não importa o cargo que se ocupa dentro da congregação ou perante as pessoas, pois, o importante e fundamental é que Jesus adverte a olhar para o outro como alguém mais importante do que eu.

A exemplo de Tiago e João, queremos ser mais importantes. Assim, tudo se faz necessário para ocupar um lugar de destaque.

Jesus diz aos seus discípulos embriagados pelo poder e pelo status. Eu não vim para ser servido, mas para servir. Eu os julgo, julgo toda a humanidade mais importante. Os outros estão acima de mim, foi para eles que eu vim. Eu vim pagar uma dívida. Estou indo a Jerusalém para ser entregue pelo meu Pai.

Mais uma vez preciso fazer o alerta: a igreja corre perigo. Dessa vez o perigo é buscar status e poder meramente humanos.

A igreja precisa focar sua atenção em Jesus, aquele que veio servir e ao seu exemplo, servir, colocar o outro acima de nós mesmos.

As nações querem se servir de poder e status. E se o mesmo ocorre na igreja, chegamos num ponto crucial. É preciso rever, é preciso ser reunido por Jesus e ouvir de sua boca (Sl 119.13): “... entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos” (Mc 10.43 – 44).

Graças a Deus, pela obra realizada por Jesus, e pelo poder e ação do Espírito Santo, estamos no reino de Deus. Não há um lugar melhor para se estar.

Nesse reino, o reino de Deus, Jesus diz que se olha para o outro como alguém a quem queremos servir.

Quer ser grande? Quer ser o primeiro?

Sirva. Somos grandes e primeiros exatamente por termos sidos servidos em Jesus.

Para onde você estava indo mesmo?

Já estamos no melhor lugar. Estamos no Reino e atuamos no reino – servindo todos aqueles que necessitam ser servidos por Jesus. Amém!

 

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...