segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

A Palavra que nos permite dizer: Feliz natal!

 

                                         Culto de NATAL

Salmo 2; Isaias 52.7-10; Hebreus 1.1-6; João 1.1-14

 

Texto: João 1.1-14

Tema: A Palavra que nos permite dizer: Feliz natal!

 

As pessoas sempre questionam sobre a presença de Jesus na criação do mundo. O apostolo João declara: “...e o verbo era Deus...” (Jo 1.1).

O Espírito Santo, autor das Sagradas Escrituras, nos responde pelo apostolo João a presença de Jesus na criação. Em Jesus se dá a nova criação de Deus. Por isso, o apostolo Paulo escreve aos Coríntios que quem está em Cristo é nova criatura (2Co 5.17).

Natal é dia em que a igreja celebra o nascimento de Cristo. Dia de natal é dia de celebrar a nova criação de Deus, onde a Palavra feita gente nasceu e nessa palavra, ou melhor, nesse Jesus, Deus encontra-se com a humanidade.

O filho que nasceu, como escrito pelo autor a carta aos Hebreus, “...é a expressão exata do seu ser ...” (Hb 1.3). Na manjedoura em Belém, encontramos o Filho de Deus que veio para nos tornar filhos e filhas de Deus.

Assim como a Palavra (Jesus) de Deus pronunciada na criação e a luz veio a existir, assim, Jesus é a luz desse mundo (Jo 8.12). Jesus é o pão da vida. Jesus é a Palavra criadora de Deus. É a palavra que se fez homem. É a palavra que cria nova vida nos seres humanos ainda hoje.

Deus age por sua Palavra. Deus abre a boca e coisas novas acontecem. Por isso, Ele deseja falar uma vez por semana com você. Essa é a exortação do terceiro mandamento. Por esse motivo o apostolo João termina esse evangelho esclarecendo que tudo o que está escrito é para que as pessoas tenham vida (Jo 20.31).

Mais um natal!

Entre as muitas coisas, fatos e situações em que as pessoas julgam como sendo fundamental para que o natal seja feliz, o apostolo João lembra que o natal só é feliz por causa da Palavra que se fez carne. A palavra que traz vida e salvação (Jo 14.4). Essa Palavra traz vida em abundância (Jo 10.10). Essa Palavra é caminho, verdade e vida (Jo 14.6).

A Palavra fez tudo o que vemos existir (Gn 1.3). A Palavra encarnada de Deus fez e faz a igreja se reunir. Essa Palavra é que faz o natal ser natal. E é por causa da Palavra que posso lhe dizer uma palavra: Feliz natal! Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...