terça-feira, 15 de dezembro de 2020

A mensagem do anjo: Deus está ocupado em salvar!

 

Quarto Domingo de ADVENTO

Salmo 89.1-5; 2Samuel 7.1-11,16; Romanos 16.25-27; Lucas 1.26-38

 

Texto: Lc 1.26-38

Tema: Amensagem do anjo: Deus está ocupado em salvar!

 

A vela que marca o quarto domingo de advento foi acesa. Cada vela ao ser acesa, trouxe uma mensagem. A primeira vela acesa indicou a profecia. A segunda indicou Belém. A terceira vela foi dos pastores e hoje, ao ser acesa a quarta vela, nos recordamos dos anjos.

Os anjos sempre estiveram presentes, trazendo uma mensagem especial para o povo de Deus e relatando as grandes intervenções de Deus na história com intuito de salvar.

Sara, mulher estéril (Gn 18.9-15); Moisés (Ex 3); Gideão (Jz 6.12); mãe de Sansão, mulher estéril (Jz 13.2-5); Ana, mãe de Samuel, mas o anjo foi Eli (1Sm 1.9-18); Zacarias, cuja mulher era estéril (Lc 1.11); Maria, uma jovem virgem (Lc 1.28, 36).

Em todos esses relatos onde um anjo ou o próprio Deus apareceu, a mensagem é muito similar. E essa similaridade indica que o Deus que age é o mesmo e que seu objetivo é único: salvar.

O anjo iniciou o diálogo com Maria dizendo: “...o Senhor está com você” (Lc 1.28). Essas palavras marcam o desafio ante a missão que Deus estava por realizar. E sendo missão de Deus, ele estaria conduzindo todas as coisas.

Essas mesmas palavras foram anunciadas para Moisés (Ex 3.12), Josué (Js 1.9), Gideão (Jz 6.12), Jeremias (Jr 1.8). E são ditas a nós principalmente nesses dias em que andamos desanimados e preocupados com o futuro da igreja.

Ao destacar a presença de Deus, o anjo anuncia a frase preferida de Deus: “...não tenha medo” (Lc 1.30). Uma frase que pela tradução Revista e Corrigida e Revisada Fiel aparece 61 vezes. É Deus dizendo: “se eu estou contigo, não temas.” Essa presença constante foi a promessa do próprio Jesus ao incumbir sua igreja de ir e realizar a missão de Deus: batizar e fazer discípulos.

O anjo, trazendo uma mensagem de Deus para Maria, diz que tudo o que está por acontecer é cumprimento da promessa do próprio Deus. Assim, o anjo anuncia a promessa que foi feita para Davi (2Sm 7.1-11,16) e a profecia anunciada pelo profeta Isaias (Is 7.14) sobre a gravidez de uma virgem e o nome de Jesus.

O Senhor está com você, não tenha medo. Deus sempre se ocupou e ocupa em salvar. Fez promessas, as cumpriu e outra ainda cumprirá. Se poucas pessoas foram agraciadas com uma mensagem direta dos anjos, eis que, um dia todos nós seremos despertados pelas trombetas tocadas por anjos.

Maria, pensativa sobre a missão de Deus, pergunta como tudo se realizaria, afinal, não era estéril como Sara, Ana, Isabel, mas, era virgem e nem casada estava. E o anjo indica para Maria o mistério insondável de Deus, o mistério da concepção virginal.

Em outras palavras, o anjo anuncia a intervenção milagrosa de Deus pelo Espírito Santo. Essa é uma mensagem muito especial para o natal, afinal, se ainda há os que creem que Jesus nasceu e que ele é o centro do natal, é sinal da obra especial do Espírito Santo. O Espírito Santo é quem realiza o impossível para os seres humanos: fazê-los crer!

Querida igreja! Esse foi o valioso diálogo entre o anjo e Maria. Um diálogo onde nos é revelado o mistério insondável de Deus, ocupado em salvar seu povo. Um diálogo que mostra Jesus sendo concebido e assim se tornando homem para resgatar o ser humano pecador.

O Espírito Santo ainda hoje, assim como é desde a criação do mundo (Gn 1.2), age para realizar grandes feitos da parte de Deus, “porque para Deus não há nada impossível” (Lc 1.38) quando o assunto é salvação.

Deus quer tanto salvar o ser humano, que o próprio Jesus destaca que só há um pecado para o qual não há perdão, recusar-se a crer em Jesus. Ou seja, o pecado contra o Espírito Santo (Mt 12.31-32). Nesse sentido, a obra do Espírito Santo em nos fazer crer no filho encarnado de Deus que foi enviado como homem para salvar o ser humano perdido. O apostolo Paulo escreveu: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus” (Ef 2.8)

Toda obra da salvação é resultado da ação graciosa de Deus. Assim, a resposta da igreja precisa ser “aqui está a serva do Senhor...” (Lc 1.38). Essa frase significa empregada do Senhor.

É um título empregado pelo profeta Isaías no sentido de que a missão do povo de Deus não é apenas um privilégio, mas um serviço em favor dos outros. Deus está ocupado em salvar e usa seus filhos e filhas para realizar esse serviço. O próprio Jesus disse que veio para servir (Mt 20.28). Assim como nos serviu, somos enviados para servir (2Co 8.9; 1Tm 2.6; Tt 2.14). E nesse servir, continua anunciando: o Senhor está com você, não tenha medo, pois o Deus ocupado m salvar, age pelo poder do Espírito Santo. Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...