quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Pedindo discernimento para o novo ano!

 

03 de janeiro 2021

Salmo 119.97-104; 1Reis 3.4-15; Efésios 1.3-14; Lucas 2.40-52

Texto: 1Reis 3.4-15

Tema: Pedindo discernimento para o novo ano!

 

Educado de maneira cristã sob a tutela do amor e da misericórdia de Deus, Salomão mostra que seus valores são diferentes e esses o levaram a pedir à Deus algo extraordinário.

Observa-se uma certa escala de valores no pedido feito por Salomão a Deus. Nossos pedidos a Deus revela algo sobre nossos valores, e também, sobre a sua situação no momento. Alguém doente, pedirá por saúde.

Salomão, diz o verso 3, amava o Senhor. E seu amor a Deus, o levou a Gibeão oferecer sacrifícios a Deus.

E quando parece estar demonstrando seu amor a Deus, é Deus quem se apresenta como amoroso e diz: peça o que quiser e eu lhe darei. E Salomão pede o que para ele era mais importante, saber governar e discernir entre o bem e o mal. Não pediu uma vida longa e cheia de riquezas.

As pessoas aos milhões buscam vida longa. Vida longa é empurrar a morte para a frente. No filme “Premonição” as pessoas com o dom de antecipar os acontecimentos da morte, acabam empurrando a morte para frente. As pessoas buscam empurrar a morte para frente por meio de dietas, tratamentos, produtos farmacêuticos, aparelhos sofisticados que fazem o maior sucesso de vendas, planos de saúde, cirurgias de retirada de algum eventual intruso que possa acelerar ou antecipar a morte, etc. Não que seja contra esses métodos ou que diga, aceitemos a morte numa boa. Nada disso! Mas, tudo é uma questão de desejarmos vida longa. O desejo é viver muitos anos. Para que?

Em nossa escala ade valores não sabemos por que queremos estar vivos amanhã. Qual frase iria definir você na lápide do seu túmulo. “Aqui jaz...

Para que viver muitos anos. E se os muitos anos são vividos sem horizonte!

A ciência busca alongamento da vida. Isso é maravilhoso, e digo, é bênção de Deus. Mas, para que se vive?

Salomão não pediu vida longa, pediu que nos dias da sua vida e sabe até onde seriam, ele os queria aproveitar julgando com justiça e discernindo entre o bem e o mal.

Fazer da nossa vida uma vida de serviço ao Senhor! Que tal?

Se vive para tantas coisas. A vida é tão corrida que esquece-se de viver os pequenos e bons momentos. Sabe, o teu filho(a) cresceu tão rápido que você não se deu conta. Você não aproveitou para rir com os primeiros passos, agora sente saudades, na verdade, não consegue nem recordar. Ano passado, tivemos tantas oportunidades para servir a Deus, mas não aproveitamos. No entanto, mais um ano, mais uma vez o amor de Deus está sendo renovado por e para nós. Novas oportunidades nos serão dadas.

Sei que você precisa do dinheiro. Perde muito tempo, tempo com a família, com a igreja, com os amigos para ganhar o dinheiro, pelo menos peça a Deus sabedoria para usá-lo. Sei que você precisa da família, mas sabe, muitas vezes abandona as amizades e como diz a Bíblia, há amigo, mais chegado que um irmão. Você também precisa de lazer, afinal, ninguém é de ferro, mas, não só de risos viverá o homem.

Discernimento! Esse é um bom pedido que podemos fazer para Deus nesse novo ano.

Sem discernimento, passaremos o ano, sem aproveitar as coisas boas. Sem exercer a nossa função de servo de Deus, representante de Deus na família, no trabalho e no lazer.

Vida longa – para que? A morte é uma intrusa. Para a morte só há uma cura, Jesus. Todo aquele que está na fé em Jesus mesmo que seja atingido por essa intrusa não morrerá, mas viverá eternamente.

Que em nossa escala de valores esteja a vida eterna. Buscamos viver uma longa vida, mas não corramos o risco dessa busca tirar de nós a vida eterna que nos é oferecida e dada gratuitamente em Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...