terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Não apagueis o Espírito!

 

Salmo 126; Isaías 61.1-4,8-11; 1Tessalonicenses 5.16-24; João 1.6-8,19-28

Texto para prédica: 1Tessaloncenses 5.19

Tema: Não apagueis o Espírito!

 

Uma metodologia utilizada para conter grandes incêndios é a queima de expansão. É técnica de usar fogo contra fogo. Os brigadistas queimam parte da vegetação e quando o incêndio chega nessa pequena área queimada, o incêndio perde a combustão e para de queimar.

Esse método pode ser classificado como tornar inativo o próprio fogo que vem incendiando tudo.

É sobre isso que o apostolo escreve aos Tessalonicenses: “não apagueis o Espírito” (1Ts 5.19, ARA), “não atrapalhem a ação do Espirito Santo” (NTLH). Deixem que siga seu fluxo pelos meios utilizados por ele.

A palavra apagar retrata do Espírito Santo como um fogo que queima (Is 4.4; At 2.3; Ap 4.5). É sabido entre os cristãos a verdade de que há apenas um interessado em que o fogo do Espírito seja apagado. Como escreveu Pedro, nosso adversário, anda em derredor procurando alguém para devorar (1Pe 5.8) e o próprio Paulo esclareceu que nossa luta não é contra carne e sangue, mas, as potestades do mal (Ef 6.12) que utilizam-se da técnica de queima por expansão para neutralizar a expansão do incêndio.

A palavra apagar significa ressacar coisas molhadas para ficarem secas. É tonar inativo o que está ativo. Essa estava sendo a realidade na comunidade em Tessalônica. Por uma compreensão errônea a respeito da volta de Jesus, muitos cristãos se tornaram preguiçosos, outros diante da dúvida a respeito do que já haviam morrido estavam sendo enganados por falsos mestres e ainda havia o grupo dos desanimados devido a perseguição. O Espírito estava sendo apagado. Cristãos não estavam mais crendo na presença constante de Jesus e assim entristeciam-se diante das circunstâncias e não se alegravam, não oravam e nem davam graças, sendo essa a vontade de Deus.

Outra maneira pela qual o Espírito estava sendo apagado, era pelo desprezo as profecias. As pessoas rejeitavam, desdenhavam as profecias bíblicas, deixando se levar por ensinamentos estranhos a fé cristã.

Aqueles cristãos ainda não tinham a Bíblia completa como nós a temos hoje. Assim, diante dos questionamentos e elucidação de algum tema, preferiam dar ouvidos aos falsos profetas a dar ouvidos as Escrituras Sagradas e aos apóstolos. Assim, a exortação não apagueis o Espírito visa alertar os cristãos a “julgar todas as coisas, reter o que é bom” (1Ts 5.21).

A palavra julgar era usada para que as pessoas testassem, provassem a validade de uma moeda e se o seu metal era genuíno.

Ao exortar os cristãos a “não apagar o Espírito,” o apostolo pediu que os mesmos analisassem bem todas as questões para não serem enganados. João, o apostolo fez essa mesma recomendação na sua carta: “Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte” (1Jo 4.1).

O que me chama atenção, é que enquanto aos tessalonicenses, o apostolo Paulo recomenda a não apagar o Espírito, a Timóteo, que também auxiliou nessa carta, Paulo recomenda: “reavive o dom de Deus” (2Tm 1.6), ou seja, atice fogo!

O fogo do Espírito só queima pela combustão do Espírito que ele nos dá pela sua Palavra. Não despreze as profecias. Alegre-se no Senhor. Ore constantemente. Agradeça em todas as ocasiões. E o Deus da paz vos conservará íntegros e irrepreensíveis.

Querido irmão e irmã em Jesus “não apagueis o Espírito.

Já antes da pandemia do COVID-19, muitos lugares mundo a fora registravam fechamento de templos e a transformação desses lugares de culto em biblioteca, danceteria, casa de show .... Durante a pandemia, templos foram fechados para evitar aglomeração e contaminação em massa. As pessoas passaram a ser incentivada a assistir cultos e programações on-line. E muito joio têm sido semeado e pessoas sendo enganadas e assim, mesmo com a reabertura dos templos, muitos que passaram a desvalorizar a Bíblia, não retornarão mais. Já manifestei essa minha preocupação outras vezes e, por isso, aconselho vocês a darem atenção a exortação do apostolo Paulo: Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. Não desprezem as profecias. Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal. Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel e fará isso” (1Ts 5.16-24). Amém!

ERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...