segunda-feira, 31 de agosto de 2020

O homem perdoado é feliz!

Sl 32.1-7; Ez 33.7-9; Rm 13.1-10; Mt 18.1-20

Texto: Salmo 32.1-7

Tema: O homem perdoado é feliz!

 

Qualquer pessoa quer ser feliz!

Mas, por mais felizes que estejam, as pessoas acham que podem ter mais felicidade ainda.

Davi era um homem feliz. Entre seus irmãos o mais improvável é que ele se tornasse rei. Mas, foi escolhido por Deus para ser o rei de Israel. Obteve vitórias e mais vitórias nas mais variadas guerras. Casado, com filhos, homem maduro, e mesmo assim, viu a oportunidade de ser mais feliz. E essa felicidade lhe apareceu estar numa mulher encantadora, Bate-Seba.

No entanto, o que pareceu ser um momento de felicidade trouxe lhe inúmeros infortúnios, inclusive a necessidade de se tornar um assassino. Era preciso esconder seu pecado. E enquanto escondia seu pecado, eis que Davi, foi se tornando um homem infeliz.

Há pessoas felizes e infelizes!

Onde está a felicidade?

Davi parecia ser feliz em ser rei, ter esposas, filhos, bens. Mas, deixou de ser feliz não por ter perdido uma de suas esposas, filhos, bens. Sua infelicidade também não foi a queda em pecado, afinal, pecar, todos pecam. Sua infelicidade foi deixar de confessar o seu pecado a Deus.

O que motivou Davi a não confessar seus pecados?

Pela lei de Deus, os pecados de adultério e assassinato, deveriam ser punidos pela morte por apedrejamento. Já imaginou o rei ser executado a pedradas pelo povo a quem governava? A melhor opção era esconder seus pecados! Claro que Davi não precisava confessar esses pecados para as pessoas, mas, deveria ter confessado os seus pecados a Deus e seu problema foi com Deus.

Enquanto que no Salmo 32, Davi mostra todo sofrimento físico que enfrentou por esconder de Deus seus pecados, o Salmo 51 mostra seu sofrimento espiritual.

As pessoas buscam uma vida feliz! Deus o criador, criou e sustenta todas as coisas para que o ser humano fosse e seja feliz. Quando a infelicidade do pecado caiu sobre a humanidade Deus prometeu enviar seu Filho para salvar o pecador e assim devolver-lhe a felicidade. Por causa do pecado, vivemos as infelicidades naturais e sociais ... Quando o ser humano, devido a sua natureza pecaminosa, cai no infortúnio de um adultério, homicídio, corrupção, ... pelo poder do Espírito Santo recebe forças para prosseguir pelo perdão que Deus concede ao pecador arrependido.

As pessoas buscam uma vida feliz! Deus quer e proporciona a oportunidade para que o pecador tenha uma vida feliz. Na verdade, Deus quer que o ser humano tenha a felicidade plena. Onde está essa felicidade? No perdão de Deus (Sl 32.1-2).

A felicidade plena não está nos bens materiais, nas realizações humanas. A felicidade plena está em Deus, que concede perdão para o pecador arrependido em meio aos seus piores pecados.

Você quer ser feliz? Confesse seus pecados a Deus. Se seus pecados forem ocultos, confesse-os a Deus. Se seus pecados forem públicos, confesse-os publicamente. Se você ver seu irmão pecar, fale com ele em particular. Se for necessário, leve mais uma pessoa até que seja necessário a igreja. No entanto, lembre-se, esses são meios que Deus possibilitou e possibilita para que o ser humanado desgraçado pelo pecado, seja feliz. Deus quer que seus filhos e filhas recebam o perdão e tenham a felicidade.

Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Feliz aquele que o Senhor Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade!” (Sl 32.1-2). Amém!

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...