Salmo 138; Isaías 51.1-6; Romanos
11.33-12.8; Mateus 16.13-20
Texto: Mateus
16.13-20
Tema:
Igreja na rocha!
O
Brasil é tido como um país religioso. Toda essa religiosidade está expressa nos
templos, espaços religiosos e festa e feriados.
Todavia,
em meio aos mais variados templos, espaços religiosos, festas religiosas, a
pergunta que precisa ser respondida é: Quem o povo diz que é Jesus?
Vez
ou outra questiono as pessoas: Crer em Deus salva? A resposta de muitos é
sim. Entretanto ressalto que o que salva o pecador é a obra de Jesus. A fé na obra de Cristo salva!
Só sei quem é Deus em Cristo, no ungido e enviado da parte de Deus (Mt 11.27).
E é essa verdade que Pedro confessou, a igreja confessa e é a verdade sobre a
qual a igreja está fundamentada.
Jesus
indagou: Quem
as pessoas dizem ser o Filho do homem?
As
respostas mostram confusão da parte das pessoas. Não é desconhecimento da
Palavra, mas uma interpretação equivocada.
João Batista
– o povo adotou a mesma teoria de Herodes, ou seja, que Jesus fosse João
Batista ressuscitado. Ao dizer que Jesus era Elias, indica que muitos
lembravam-se da profecia de que Elias voltaria (Ml 4.5). E como todos sabiam que
Elias não havia morrido, mas havia sido levado vivo ao céu, muitos supunham que
Jesus era Elias enviado de volta e era o precursor de Cristo. E quando ouvimos
dos discípulos que Jesus era Jeremias, deve-se as mais variadas lendas
acerca desse profeta. Para muitos judeus, o profeta Zacaria havia sido a
reencarnação de Jeremias. Muitos acreditavam que a profecia de Dt 18.15,18 (referência
a Cristo) referia-se ao ministério e pessoa do profeta Jeremias. Muitos
acreditavam, conforme está registrado em 2Macabeus 2.1-12, que o profeta
Jeremias em algum momento devolveria à nação de Israel a arca original que ele
havia escondido numa caverna. Muitos acreditavam que Jeremias era uma espécie
de anjo da guarda da nação.
Além
de João Batista, Elias, Jeremias, muitos diziam que Jesus era algum dos
profetas. Para muitos, a tradição profética estava em vigor, afinal,
os milagres mostravam que um profeta estava entre eles.
Essas
opiniões não mostram ignorância Bíblica, mas, confusão bíblica. O povo tinha
esperança messiânica, esperavam o cumprimento das profecias, porém, ignoravam a
presença do próprio Messias entre eles. O apostolo João escreveu: “veio para o que
era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1.11).
Esse
evento ocorrido em Cesaréia de Filipe,
centro do culto pagão ao deus grego Pan, mostra que, além da confusão bíblica
havia muita religiosidade idolatra. E nessa terra pagã, em meio a influência religiosa
e confusão bíblica, Pedro faz, pelo poder de Deus a mais impactante confissão
de fé: “Tu és
o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16).
Cristo
- tornou nome composto e até sobrenome de família. Mas, conforme o Antigo Testamento
e o Novo Testamento, Cristo não é
nome, mas, um título
especial. Cristo é o ungido e o
enviado de Deus para realizar algo.
A confissão de que Jesus é o Cristo envolve
crer que sua obra é o centro da salvação.
Essa
confissão foi e é dada pelo poder do Pai. O próprio Jesus agradeceu ao Pai pela
revelação dada aos seus discípulos (Mt 11.25-27).
Essa
não foi a primeira vez que essa confissão de fé foi dada pelos discípulos. Quando
André apresentou seu irmão Simão a Jesus o fez na convicção de que ele era o Messias
(Jo 1.41). Natanael confessou que Cristo era o Filho de Deus (Jo 1.49). Após a
tempestade em que Pedro caminhou sobre as águas, os discípulos declararam que
ele era o Filho de Deus (Mt 14.33). Quando Jesus pregou e disse que ele era o “pão da vida”
(Jo 6.68-69) e as pessoas abandonaram a Jesus, Pedro confessou que eles criam
que Jesus era o “santo
de Deus.”
Essa confissão é especial por dois motivos!
Primeiro: não é reação
emocional diante de um milagre. É algo refletido e sincero.
Segundo: essa confissão
tornou-se extraordinária por conduzir a outra verdade, muitas vezes esquecida: Jesus é o fundamento da igreja! Jesus registra que sobre
esta confissão dada pelo Pai, a sua igreja será edificada.
Eu
não tenho igreja! Eu sou igreja, a igreja de Jesus.
Muitas
pessoas querem ser donas de igreja. Como se fosse uma instituição meramente
humana.
Por
mais que valorizemos o lado humano, ser igreja de Jesus, estar na fé, louvar,
ofertar, tudo é obra do poder de Deus. Ele nos presenteou com a fé. Pela fé nos
leva a adoração, oferta e serviço.
Religiosidade, templos e espaços religiosos,
mas, muitos ainda não sabem dizer quem de fato é Jesus!
A Igreja e os Cristãos confessam a
Cristo, sua obra como único meio de salvação.
A
igreja têm como símbolo a cruz, mas, se fosse uma rocha não seria nenhum
absurdo. Um símbolo da ressurreição é a pedra removida do sepulcro.
O
Antigo Testamento está cheio de citações referente a rocha (Dt 32.4; Sl 18.2,
31. A rocha é símbolo de Deus.
A
resposta de Jesus ante a confissão foi: “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha
igreja...” (Mt 16.18).
André
apresentou o seu irmão Simão a Jesus convicto de que esse era o Messias (Jo
1.41). E logo em seguida, Jesus lhe deu o nome grego Pedro (Jo 1. 42) que
significa pedra.
Em aramaico, Pedro é Cefas que significa pedra.
Dessa
forma, quando Jesus exalta a confissão e responde dizendo “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei
a minha igreja...” (Mt 16.18), não tem por objetivo destacar a
pessoa de Pedro, mas a confissão de que Cristo é o Filho do Deus vivo, a rocha
de salvação.
É
interessante que o apostolo Pedro na sua primeira carta chama os cristãos de pedras que vivem
(1Pe 2.5), ou seja, pessoas que confessam a rocha que é
Cristo.
A
igreja abre sua boca para professar a sua fé em Cristo! Sem Cristo, a igreja
passa a ser qualquer tipo de denominação. O
espetacular na igreja é Cristo! Como disse a uma pessoa outro dia, ser
cristão é saber para onde voltar a cada queda em pecado. É saber que Cristo
perdoa, pois ele é a rocha de salvação.
Essa
fé não é obra humana. Como disse o próprio Jesus, a igreja só pode confessar a
respeito da rocha que é Cristo, só permanece na rocha que é Cristo pelo poder
de Deus. Deus dá a fé no batismo e na pregação. Deus mantêm a fé pela pregação
e santa ceia.
Nunca
venho ao culto por ser melhor que outros. Venho ao culto, pois preciso de
perdão. E Cristo é a rocha que me salva. Lembre-se:
o único pecado para o qual não há perdão é recusar a rocha que me salva.
Ei, não se distraia! É
preciso retornar a rocha (Cristo) todos os dias!
Logo
após essa confissão, Pedro foi exortado por Jesus para que esse não deixasse
Satanás ocupar sua mente (Mt 16.22). Em outras palavras Jesus estava dizendo a
Pedro, retorne a rocha. Ela é o fundamento! A rocha veio para ser ferida (Ex
17.6; Nm 20.8-11; 1Co 10.4). O apostolo Paulo precisou alertar o apostolo Pedro
para que não se desviasse do evangelho que é Cristo (Gl 2).
A igreja é a composição daqueles que
confessam a rocha que é Cristo, o ungido e enviado de Deus para salvar.
Observe
o verso 18. Jesus dá um destaque especial ao dizer: minha igreja. O que será que
isso significa?
A
palavra igreja
significa assembleia
convocada. A palavra ekklesia era usada para designar a assembleia
popular de cidadãos gregos que ajudavam a governar uma determinada cidade ou
distrito (At 19.32,39,41. Os atuais conselhos municipais). A palavra igreja era
usada para descrever o povo de Israel quando se reunia para as atividades
religiosas (Dt 31.30; Jz 20.2). E nós temos essa concepção de igreja entre nós.
Parece que só é igreja quem está reunido em culto.
No entanto,
aqui Jesus destaca algo novo. Minha igreja – composto por aqueles que estão
na rocha que é Cristo (Ef 2.11-3.13; Gl 3.28; Ef 1.22; Cl 1.18). Como escreveu
o apostolo Pedro, a igreja é composta pelas pedras vivas que vivem por causa da
rocha que é Cristo (1Pe 2.5).
A
igreja fundamentada em Cristo e na sua obra está liberta de algo especial. Ela
é uma igreja que prevalece apesar dos pesares. Ao dizer que “... as portas do
inferno não prevalecerão contra ela ...” (Mt 16.18), Jesus enfatiza
que o poder organizado da morte e de Satanás não derrotarão a igreja, ou o crente
que está em Cristo. Em toda a bíblia, a palavra porta representa autoridade e poder.
Jesus
Cristo, o Filho do Deus vivo, venceu a morte e o diabo, e todo aquele que crê é
a igreja de Cristo e não será derrotado, nem mesmo pela morte (Jo 11.25).
Os
cristãos estão na rocha que é Cristo e são alimentados pela rocha que é Cristo.
Os cristãos são pedras vivas que levam a esse mundo o perdão e abrem assim o
céu para os pecadores. Amém!
ERT
Edson
Ronaldo TREssmann
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