terça-feira, 11 de agosto de 2020

Firmando nossa fé!

 

16 de agosto de 2020

Sl 67; Is 56.1,6-8; Rm 11.1-2, 13-15,28-32; Mt 15.21-28

Texto: Mateus 15.21-28

Tema: Firmando nossa fé!

 

Durante a semana acompanhamos notícias vinda do Líbano. A explosão, protestos e a renúncia do primeiro ministro libanês. No entanto, essas não são as únicas notícias que ouviremos do Líbano essa semana. É preciso recordar de uma outra notícia, ocorrida a muitos anos no Líbano, em Tiro e Sidom.

As notícias vinda do Líbano se apresentam como constrangedoras. Afinal, o nitrato de amônio era uma carga apreendida que estava sob análise na justiça a seis anos. Constrangimento devido a morosidade da justiça. Outro fato constrangedor, as autoridades, presidente e premiê foram alertados sobre o risco que corriam desde julho. Constrangimento da desconsideração de uma informação importante.

A notícia que trago para vocês ocorreu no Líbano que vivia um vexame histórico com o povo do visitante que estava recebendo.

Os reis de Tiro haviam feito uma aliança com Davi e Salomão quanto ao envio de madeira e mão de obra especializada para construção do Templo em Jerusalém. E Salomão enviava à Tiro, na pessoa do rei Hirão e seus sucessores, os mantimentos e cereais necessários para todos os trabalhadores. As consequências dessa integração foram catastróficas.

O sucessor de Hirão, o rei Etbaal, fez aliança com Israel através do casamento de sua filha Jezabel com o rei Acabe. Jezabel introduziu o culto a Baal entre os israelitas. Essa adoração culminou nos cativeiros: Assírio e Babilônico. Toda essa situação influenciou os descendentes que ficaram marcados pela inimizade e pelo ódio. E esse contexto nos elucida o aparente constrangimento que essa mulher enfrentou.

O Líbano estava recebendo um visitante ilustre que havia acabado de deixar a região de Genesaré, as margens do mar morto e noroeste da Galileia, onde curou muitas pessoas.

No Líbano, uma mulher se aproxima de Jesus, o adora e pede socorro. Mas, sua aproximação foi marcada por um certo constrangimento. Todavia, o episódio não se ocupa com esse mal estar, mas, nos ensina uma valiosa lição: Jesus supera qualquer constrangimento humano para levar as pessoas diante de Deus.

O constrangimento entre os povos foi demonstrado pelo silencia de Jesus para com o clamor daquela mulher. Esse silêncio proposital de Jesus revela a ferida aberta entre os povos. Havia uma barreira entre os cananeus e os israelitas.

Jesus, apropriou-se do contexto histórico para testar e exercitar a fé daquela mulher libanesa que deveria ser ignorada por ser gentia, mulher e não fazendo parte do povo de Deus.

No aparente silêncio de Jesus e depois dos discípulos que parece não ter argumentos para que Jesus socorra aquela mulher está a ênfase da notícia ocorrida no Líbano. A mulher libanesa apelou para a misericórdia de Jesus. Enquanto que muitos israelitas, pessoas que conheciam as Escrituras, ignoraram a misericórdia de Deus em Jesus, essa mulher ignorada pelo povo de Deus, recorreu a misericórdia divina.

O episódio de Jesus com a mulher cananeia nos ensina a respeito de uma fé persistente no poder de Deus. A fé daquela mulher se mostrou persistente mesmo quando aos olhos dos judeus ela era considerada um cão vadio perambulando pela rua. Pela fé, àquela mulher foi persistente, depositou sua confiança na misericórdia de Deus.

A notícia do Líbano mostra a fé em Jesus como misericordioso salvador. A mulher libanesa se aproximou e cria que o amor misericordioso de Jesus ultrapassa qualquer barreira racial e histórica.

Essa notícia do Líbano mostra um fato importante na caminhada cristã. Muitas são as situações difíceis que enfrentamos. Doenças, tragédias, pandemia, violência, e em todos esses momentos é preciso caminhar pela fé na misericórdia de Deus em Jesus.

Quantas vezes temos clamado e Deus parece ter ficado em silêncio. E daí? Surgem as muitas alternativas: simpatia, benzedura, feitiçaria, ...

Lembre-se: no aparente silêncio de Deus, há muito amor envolvido. Ele está firmando nossa fé! Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...