terça-feira, 25 de agosto de 2020

“as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade” (Jr 15.16)

 30 de agosto de 2020

Salmo 26; Jeremias 15.15-21; Romanos 12.9-21; Mateus 16.21-28

Texto: Jr 15.15-21

Tema: as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade (Jr 15.16)

 

Vez ou outra a melhor alternativa parece ser abandonar a Deus que muitas vezes parece ter nos abandonado. Não sei se você já sentiu assim. Muitos se sentem dessa maneira e muitos caíram e abandonaram o caminho da cruz.

O profeta Jeremias foi chamado por Deus para proclamar a mensagem divina num momento delicado. Era preciso denunciar a gravidade do pecado e convidá-los ao arrependimento. Esse arrependimento era necessário, pois, muitos passaram a desprezar e abandonaram a aliança com Deus. O desprezo e o abandono se manifestou na adoração aos deuses pagãos.

Era tempo de seca que estava assolando Judá (Jr 14). Em meio a essa realidade, o profeta fez uma oração: Ó Senhor Deus, os nossos pecados nos acusam, mas pedimos que nos ajudes, como prometeste. Muitas vezes, nos afastamos de ti e contra ti temos pecado” (Jr 14.7). Deus rejeitou essa oração do profeta e disse que não se agradava do povo e os puniria (Jr 14.10). Jeremias ora mais uma vez e outra vez sua oração é rejeitada. Quando ora pela terceira vez, disse: “Lembra das tuas promessas e não nos desprezes. Não deixes que seja humilhada a cidade de Jerusalém, o lugar do teu trono glorioso. Lembra da aliança que fizeste com o teu povo e não desistas dele” (Jr 14.21). Essa oração foi respondida por Deus da seguinte maneira: “Mesmo que Moisés e Samuel estivessem aqui implorando, eu não teria dó deste povo. Mande essa gente embora. Que sumam da minha frente! ... Vocês me rejeitaram e viraram as costas para mim. Aí levantei a mão e esmaguei vocês porque estava cansado de perdoar. Sou eu, o Senhor, quem está falando” (Jr 15.1,6).

O profeta Jeremias pede ajuda a Deus pedindo que Deus se lembre dele. Esse lembrar de Deus é um benefício dos que confiam em Deus.

Esse clamor deve-se ao fato de que o mesmo está sofrendo afrontas por causa de Deus. Em outras palavras, por causa de Deus, Jeremias estava suportando e carregando uma pesada cruz e parecia ser melhor abandonar sua vida cristã, afinal, Deus parecia ter abandonado o profeta e o povo.

Jeremias andava solitário por causa do Senhor, Deus não lhe permitiu ter nem sequer uma esposa (Jr 16). O profeta não poderia nem se divertir (Jr 16.8). Assim o profeta pergunta: “Será que és como um riacho que seca no verão?” (Jr 15.18).

Todo viajante do Oriente sabia que encontraria água nas fontes e nos poços que haviam em determinados lugares estratégicos. Mas muitas dessas fontes e poços secavam em determinados períodos do ano. Assim, se caso alguém viesse buscar água nessas fontes e poços acabavam voltando para casa frustrados. Esse era o retrato dramático da vida do povo de Deus. Frustrados com Deus a quem eles haviam abandonado, mas, julgavam que Deus os havia esquecido. Deus havia “cansado de ter compaixão” e recusou ajudar e socorrer o povo naquela momento, como já havia feito incontáveis vezes na história.

Após queixar-se diante de Deus, agora Deus se dirige ao profeta: “Se você voltar, eu o receberei de volta, e você será meu servo de novo” (Jr 15.19).

O pecado do profeta e também do povo era duvidar da fidelidade de Deus. O convite ao arrependimento era uma renovação ao chamado que Deus havia feito e estava fazendo novamente.

Como seguir no caminho cristão se muitas vezes parece ser tão difícil continuar? O profeta responde: “as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade” (Jr 15.16). Assim Deus anuncia ao profeta: “Se você disser coisas que se aproveitem e não palavras inúteis, você será de novo meu profeta” (Jr 15.19).

Aproveite a Palavra de Deus e que essa Palavra de Deus seja pregada. O recado de Deus é para que o profeta não se deixe levar pela situação do povo e nem sequer pelo resultado da pregação. Continue sendo boca do Senhor junto ao povo. Deus promete continuar junto ao seu profeta.

É fácil afastar-se da cruz. O diabo, inimigo da igreja, busca de todas as maneiras nos afastar da caminhada cristã e o faz tornando a cruz algo insignificante.

Na carta aos Romanos (Rm12.9-21), o apostolo escreve sobre uma série de virtudes. Ouça: amor sem hipocrisia, detestar o mal, apegar-se ao bem, ser fervoroso no espírito, alegrar-se na esperança, ter paciência na tribulação, ser perseverante na oração, ajudar o necessitado, praticar a hospitalidade, abençoar os inimigos, ser sensível às necessidades do próximo, não ser orgulhoso, não pensar de si mais do que realmente é, fazer o bem a todos, deixar a vingança para Deus, vencer o mal com o bem. Essas virtudes eram ignoradas por um povo greco-romano que cultivava a religiosidade do mente e do corpo e não suportava o carregar a cruz em favor do próximo.

O envio e reenvio do profeta Jeremias era mais uma vez a amostra que Deus tinha um imenso amor por seu povo.

Deus continua nos dando a sua Palavra, “as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade” (Jr 15.16). Essa Palavra chama a fé e ajuda a vencer as tribulações e perseguições que provém aos seguidores de Cristo.

O profeta não estava isento de sofrimentos só por ser profeta. Deus, por sua Palavra foi e é o suporte necessário nos piores momentos, “as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade” (Jr 15.16). Por essa Palavra, apesar das tribulações, o profeta Jeremias descansou consolado e fortalecido e apto a continuar. Amém!

 

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...