segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Não somos rejeitados por Deus!

09 de agosto 2020

Salmo 18.1-6; Jó 38.4-18; Romanos 10.7-17; Mateus 14.22-33

Texto: Romanos 10.9

Tema: Não somos rejeitados por Deus!

 

Não há nada pior que a rejeição!

Pais rejeitam filhos. Filhos rejeitam seus pais. Sentir-se rejeitado é a pior situação que alguém pode viver.

Rejeição é o tema de Romanos 10.

O povo de Israel rejeitou a graça salvadora de Deus em Cristo Jesus. O apostolo João escreveu: “veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1.11).

Israel, o povo de Deus, a quem foram enviados os profetas que anunciaram a vinda do Messias, mas, quando veio, seu povo o rejeitou.

Ao escrever a carta aos Romanos, o apostolo Paulo escreve 3 aspectos da rejeição por parte de Israel.

Romanos 10.1-13: os motivos da rejeição

Romanos 10.14-17: a solução para essa rejeição

Romanos 10.18-21: os resultados da sua rejeição

O que leva alguém rejeitar outra pessoa?

São vários os motivos que levam alguém rejeitar outra pessoa, um presente, uma ajuda.

Mas, o que levou o povo de Israel rejeitar a justiça de Deus em Cristo?

Os versos 1 ao 13 do capítulo 10 de Romanos mostram que Israel rejeitou o Messias por 4 razões:

1 – não sentiam necessidade da salvação;

2 – possuíam grande zelo por Deus a ponto de torna-los fanáticos;

3 – orgulho e hipocrisia;

4 – interpretavam incorretamente sua própria lei;

Alguma dessas razões são motivos atuais para que muitos rejeitem a graça de Deus em Jesus. Quantas pessoas não se julgam pecadoras e rejeitam a salvação? Outras, que estão presas ao fanatismo religioso e assim, se tornam orgulhosas e hipócritas e interpretam a lei para exaltar a si mesmo e rejeitar os outros?

Os israelitas estavam presos a justiça da lei, a qual nenhum ser humano consegue cumprir (Rm 3.10,12; Sl 14.3; 53.3; Ez 17.9; Mq 7.2; Ec 7.20; ...). E se exaltavam a ponto de se tornarem zelosos o que levava os mesmos a rejeitarem as pessoas que não conheciam a lei de Deus e que não as cumpriam. Seu orgulho os levou a rejeitar o próprio Cristo que veio para resgatar os pecadores, e nunca se esqueçam, “de todos os pecadores eu sou o pior” (1Tm 1.15), e se vocês conhecessem os meus pecados, me odiariam e rejeitariam. E Deus, em seu Filho Jesus, mesmo sendo eu pecador, o qual faz com que pessoas me rejeitem, não me rejeitou e nem me rejeita. Pelo contrário veio ao meu encontro.

E ao falar sobre o encontro de Deus em Jesus para salvar, eis que Paulo escreve aos Romanos o segundo aspecto diante da rejeição.

Quando jovem, quando se queria conquistar uma pessoa, fazia-se de tudo para ser notado e não ser rejeitado pela sua pretendente. Assim, buscava saber o que a pessoa gostava para possivelmente fazer algo que fosse aceito e não rejeitado. Ninguém gosta de ser rejeitado, nem Deus. Afinal, o único pecado para o qual não há perdão da parte de Deus é a rejeição a graça divina, o pecado contra o Espírito Santo.

Deus não quer ser rejeitado, por esse motivo, destaca que só há um meio pelo qual o ser humano não seja rejeitado por Deus eternamente: crer em Jesus! Mas, não creio por minha própria força ou razão.

Por esse motivo, Deus nos oferece e dá a solução para crer! Ouvir a Palavra de Deus, ela produz a fé que dá a salvação! (Rm 10.17).

E para que essa Palavra de Deus seja ouvida pelas pessoas para que creiam e sejam salvas, Deus envia seus arautos, seus jornalistas.

O apostolo Paulo que tornou-se um fanático perseguidor da igreja por causa do seu zelo a lei de Deus (Fp 3), atingido pela Palavra de Deus que disse que ele era perseguidor e não cumpridor da lei de Deus, tornou-se um dos maiores arautos de Cristo.

E aos Romanos cita o profeta Isaías 52.7 e Naum 1.15. Parece estranho citar Naum. Afinal, a mensagem desse profeta é sobre a destruição de Nínive. Deus foi paciente com Nínive. 150 anos antes de Naum, Jonas foi enviado a essa cidade. Mas, por terem abandonado o Senhor, agora chegou o momento do julgamento e essa notícia, boa nova para os judeus que os tinham como inimigos, tornou os pés de Naum formosos.

O profeta Isaías anuncia que os pés formosos eram e são daqueles que anunciaram e anunciam a derrota dos inimigos do povo de Israel e que o Messias reinava em Jerusalém.

Pés formosos têm aqueles que anunciam ainda hoje a salvação oferecida por Deus em Jesus e concedida através da pregação.

Para não ser rejeitado, a pessoa faz qualquer coisa. Deus, para não ser rejeitado continua enviando mensageiros que proclamem a sua Palavra para que as pessoas creiam e assim sejam salvas.

Mas, mesmo que a Palavra seja pregada, Paulo ao citar Isaias (53.1) destaca que no tempo em que o profeta Isaías pregou o povo não creu na Palavra de Deus.

A fé, meio pelo qual Deus concede a salvação, não é escolha ou decisão humana, mas obra de Deus pela sua Palavra. Por isso envia pregadores e deseja que sua Palavra anunciada por esses arautos seja ouvida.

As portas estão escancaradas para a pregação do evangelho. Nunca a igreja se ocupou tanto em transmitir a Palavra de Deus pelas redes sociais como têm feito nesse tempo de pandemia.

A igreja como um todo está sendo o jornal vivo de Deus, transmitindo a mensagem da boa nova da salvação em Cristo Jesus. Afinal, o que salva é a fé em Jesus Cristo, e essa fé faltava para os judeus presos a lei. Essa fé falta para muitos em nossos dias, por isso, nós que recebemos a fé pela Palavra de Deus somos os enviados para confessar que Jesus é Senhor e assim pela Palavra, pessoas venham a crer e serem salvas. Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...