terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Só sei que nada sei, a não ser Cristo!


09 de fevereiro de 2020
5º Epifania: Sl 112.1-9; Is 58.3-9; 1Co 2.1-12; Mt 5.13-20
Texto: 1Co 2.1-12
Tema: Só sei que nada sei, a não ser Cristo!

Enquanto que Sócrates disse: Só sei que nada sei! O apostolo Paulo escreveu: “Só sei que nada sei, a não ser Cristo”.
Ao escrever: ... quando fui anunciar a vocês a verdade secreta de Deus, não usei muitas palavras nem grande sabedoria (v.1); ... resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz (v.2) ...meu ensinamento e a minha mensagem não foram dados com a linguagem da sabedoria humana, mas com provas firmes do poder do Espírito de Deus (v.4) ...a fé que vocês têm não se baseia na sabedoria humana, mas no poder de Deus (v.5). ...a sabedoria que anunciamos é a sabedoria secreta de Deus, escondida dos seres humanos, (v.7) ...foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo... (.10) Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele (v.11) ...Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado (v.12) (1Co 2.1-12), Paulo nos faz refletir sobre três fatos essenciais. 1)a obra de Jesus Cristo; 2)o plano do Pai; 3)a ação do Espírito Santo;
A cruz aponta para a justiça e o amor do Pai. E essa mensagem, é algo a qual Paulo se dedica exclusivamente (v.1,2,4). O pastor não cria um fã clube. Ele não apresenta uma ideia, filosofia, tese. O pastor se ocupa com uma única e exclusiva mensagem: Jesus Cristo.
O pastor é alguém apaixonado pelo evangelho, com dedicação exclusiva e irrestrita.
Infelizmente, muitos tem feito do evangelho um produto, o púlpito um balcão, a congregação uma empresa e os crentes consumidores.
Conta-se que certa vez numa igreja havia um pregador com 1.90 metros de altura. Atrás do pastor ficava uma cruz que não podia ser vista devido a estatura do pastor. Certa vez, num culto especial de aniversário, convidaram um pastor com estatura mediana. Quando esse estava pregando, uma menininha disse para mãe. Olha mamãe, agora consigo ver a cruz.
Muitos pastores, e não por causa da altura, estão impedindo as pessoas de verem a cruz. Como muitos estão impedindo que a mensagem do Cristo seja ouvida e vista pelas pessoas? Paulo escreveu que não usou muitas palavras nem grande sabedoria; ... resolveu esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz ... todo seu ensinamento e mensagem não foram dados com a linguagem da sabedoria humana, mas com provas firmes do poder do Espírito de Deus (1Co 2.1-4).
O apostolo Paulo não está ignorando o estudo e a preparação que é preciso para que se pregue. O apostolo combate o uso das mais requintadas técnicas e o desuso da verdadeira mensagem da cruz.
O importante é a cruz de Cristo, por isso, é preciso que a igreja e o pastor faça o que fez Paulo, resolva esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz (1Co 2.2).
Essa mensagem do Cristo crucificado não é qualquer coisa, mas o poder de Deus. A igreja e os pregadores do nosso tempo, precisam anunciar o que a Bíblia anuncia, a mensagem do Cristo crucificado. Paulo afirma que o Espírito Santo age por meio do evangelho, por isso, homens e igrejas que pregam o evangelho, a mensagem do Cristo crucificado, são instrumentos do Espírito Santo.
Paulo escreveu que há provas firmes do poder do Espírito de Deus (1Co 2.1-4). Que prova é essa? Pessoas convertidas, igreja cristã.
Será que é de fato necessário pregar apenas a mensagem do crucificado?
Sim! Afinal, “...a fé que vocês têm não se baseia na sabedoria humana, mas no poder de Deus (v.5).
Corinto estava dividida. Uns queriam Paulo, Apolo e assim o mensageiro se tornou mais importante que a mensagem. É preciso compreender que o evangelho, a mensagem da cruz, faz parte do plano de Deus (v.6-9). E se alguém, por mais sábio e instruído que seja, pregar outro evangelho, que seja maldito (Gl 1.8).
O evangelho nasceu no coração de Deus, é a sabedoria de Deus. Não é plano de última hora. E eu só conheço a Deus no evangelho que é revelado nas páginas da Escritura que apontam para Cristo.
Quando o apostolo Paulo escreveu: ... quando fui anunciar a vocês a verdade secreta de Deus, não usei muitas palavras nem grande sabedoria ... resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz (1Co 1.1-2), a única Escritura disponível para a pregação é a que chamamos hoje de antigo testamento. Como isso era possível, há quem diga que não Cristo no antigo testamento? A resposta está nas palavras do próprio apostolo Paulo: “...a sabedoria que anunciamos é a sabedoria secreta de Deus, escondida dos seres humanos, ...foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo... Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele ...Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado (1Co 1.7,10,11,12). Paulo destaca que o evangelho é conhecido pelo poder do Espírito Santo. Afinal, é algo da mente de Deus.
Você que foi atingido pelo Espírito Santo pela Palavra de Deus, revela esse evangelho para outros. O Espírito Santo, torna o segredo, mistério de Deus (evangelho) o nosso conhecimento.
A igreja foi incumbida pelo Cristo ressuscitado de que pregasse o evangelho a todas as nações e que fizesse discípulos pelo batismo e ensino. Os meios pelos quais nos concede o Espírito, a fé, o perdão, a nova vida. E pelo Espírito entendemos a sabedoria de Deus: Cristo, o crucificado!
O apostolo Paulo na perícope de 1Co 2.1-12 apresenta três fatos essenciais. 1)a obra de Jesus Cristo; 2)o plano do Pai; 3)a ação do Espírito Santo. A obra de Jesus Cristo, o plano do Pai e a ação do Espírito Santo, visam a salvação do pecador. A igreja não precisa saber de nada, a não ser de Cristo, e esse, crucificado.
Enquanto que Sócrates disse: Só sei que nada sei! O apostolo Paulo escreveu: “Só sei que nada sei, a não ser Cristo”. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...